Dúvidas sobre a Gibson Flying V

    Autor Mensagem
    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    citar


    Ae galera! Sou meio novo aqui no fórum de guitarra, mas to sempre lendo aí...
    Basicamente é o seguinte. Estou querendo comprar uma Gibson Flying V mais pro final do ano, então naturalmente eu já pesquisei alguma coisa e usei a busca aqui no fórum, mas estou com umas dúvidas ainda... Seguinte:

    -Eu toco (na verdade, mais pretendo tocar mesmo, porque sou muito ruim ainda, ahahaah) mais uns Metal e Hard Rock e esse é o som principal que eu curto... Até aí tudo bem. Mas tb curto uns blues e umas coisas mais leves tipo Dire Straits, e invariavelmente vou querer tocar umas paradinhas mais calmas e meio melosas pra agradar a minha garota, sabem como é, né? :)
    Dá pra tocar essas coisas de boa com uma Flying V?

    -Existe alguma diferença que não seja o acabamento entre o modelo "faded" e o "67"? Eu vi em um tópico um cara falando que a única diferença que ele viu foi o acabamento, mas gostaria de mais opiniões :)

    -Tenho um amp que considero razoavelmente bom, o Roland Cube 30x. Aí estou curioso pra saber se o amp é adequado pra tocar com essa guitarra, ou se vai deixar algo a desejar. Não que eu pretenda ou tenha grana pra comprar outro agora, mas enfim^^.

    Basicamente é isso galera. A quem puder ajudar, desde já eu agradeço. Abraços!

    Gasoline
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Random_Rampager
    Dá para tocar qualquer coisa com qualquer guitarra. Albert King tocava blues de Flying V, uma coisa não impede a outra, não existe uma limitação na guitarra que quando começa a se tocar uma balada a guitarra desligue. Talvez não seja o timbre ideal, mas talvez seja.. vai do SOM que tu pretende tirar. Ela tem captadores um pouco mais agressivos, mas os controles de volume e tone giram para os 2 lados, então é "domável".

    A maior diferença é o acabamento mesmo, até onde eu sei, mas nunca toquei na Faded, só na ´67, que é bem legal.

    Se tu gosta do som do amp, é o suficiente, não existe certo ou errado em termos de equipamento, se de dá o som que tu procura, perfeito, senão, veja o que pode ser trocado ou melhorado.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Gasoline
    Bem lembrado! A Flying V nasceu do blues!!! O Albert King foi o primeiro músico da história das V's.

    Random_Rampager
    Recentemente adquiri uma Gibson Flying V Faded, comprei no ebay, se vc tiver paciência de ler a minha novela, ela está NESTE TÓPICO.

    -Eu toco (na verdade, mais pretendo tocar mesmo, porque sou muito ruim ainda, ahahaah) mais uns Metal e Hard Rock e esse é o som principal que eu curto... Até aí tudo bem. Mas tb curto uns blues e umas coisas mais leves tipo Dire Straits, e invariavelmente vou querer tocar umas paradinhas mais calmas e meio melosas pra agradar a minha garota, sabem como é, né? :)
    Dá pra tocar essas coisas de boa com uma Flying V?


    Dá pra tocar de tudo cara, eu considero a fv uma guitarra bem versátil. Ela tem um som bastante parecido com as les pauls, porém acho que a flying v tem um pouco mais de graves e te dá uma resposta melhor com um overdrive, o som dela é um pouco mais orgânico do que as lp. (Observação: nunca toquei em les paul da gibson, estou fazendo a comparação com base apenas nas epiphones les paul).

    Eu toco numa banda de rock alternativo, precisava de uma guitarra versátil, pra tocar desde a musica baladinha até uma coisa mais pancada, punk e hard rock. Minha banda não toca metal, mas em casa eu curto de vez em quando mandar um metallica e afins... A fv não me deixou na mão. Com um bom pedal, vc faz miséria.

    -Existe alguma diferença que não seja o acabamento entre o modelo "faded" e o "67"? Eu vi em um tópico um cara falando que a única diferença que ele viu foi o acabamento, mas gostaria de mais opiniões

    Já vi um comentário desse tipo tb, e foi esse o comentário que me levou a escolher pela faded: faded é só o acabamento, o modelo é gibson flying v cherry.

    Devo te alertar para um último ponto: é uma guitarra que requer bastante cuidados. Por ela não ter acabamento (ela é toda na madeira crua), uma pancada mais forte que vc der nela pode ser o suficiente pra tirar uma lasquinha (eu fico com o cu no ponto). Sugiro que vc faça como eu irei fazer mes q vem: leve a um luthier pra ele fazer o acabamento dela. é um serviço que varia entre 200~250 reais e é realmente necessário.

    Espero ter ajudado.

    Iago
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Flying V mais grave que uma Les Paul?? So se na sua voce tem captadores monstros nos graves.

    As limitacoes estao com o guitarrista. Da pra tocar Dire Straits com uma V? claro. O som vai ser parecidinho com Mark Knopfler? Nunca.

    Nao refaça o acabamento de uma Flying V faded, vai desvalorizar a guitarra totalmente. Os caps da Faded e da "regular" são 496R e 500T que são bem quentes. Fora o acabamento da "regular" que é bem grosso, nada que valha a pena comentar.

    Faca na Caveira
    voce deve ter achado o som da V mais organico, pq os caps das Epi LP sao uma porcaria ehhehe :)

    Faca na Caveira
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Faca na Caveira
    citar · votar


    Iago
    Flying V mais grave que uma Les Paul??

    pelo menos na minha lembrança sim, o som é um pouco mais grave do que a epi les paul q eu testei numa loja no inicio desse ano. Mas sei lá, pode ser o amp q eu usei, tipo de distorção, as condições eram totalmente diferentes... não comparei lado a lado flying v x les paul... o único parâmetro que eu poderia lhe dar 100% de certeza nas minhas afirmações seria minha saudosa golden les paul, mas aí é covardia...

    Nao refaça o acabamento de uma Flying V faded, vai desvalorizar a guitarra totalmente.
    será?
    po cara, melhor desvalorizar ficando mais bonita do que desvalorizar cheia de pedaço de madeira tirado... não tenho pretensão de vender essa guitarra nunca... depende da vontade de cada um...

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Opa! Valeu aí galera!

    Queria agradecer ao pessoal que postou aqui, acho que com isso vocês esclareceram um pouco as minhas dúvidas e me deixaram mais seguro de catar ela mesmo...

    Gasoline
    Eu tava querendo saber bem por aí mesmo... Se dava pra pelo menos "levar" umas baladinhas nela sem ficar um timbre muito bizarro e se meu amp não ia deixar muito a desejar.
    E, realmente, foi uma boa ter lembrado do Albert King :)

    Faca na Caveira
    Fala, cara! Eu acompanhei a saga da sua guitarra na época, ehehe. Acho que eu não teria coragem de fazer isso e infartaria (ou pelo menos ia arrumar uma úlcera do estômago, ahahaahah) se fosse comigo, ehehe! De qualquer forma, parabéns pela aquisição!
    De qualquer forma, essa "fragilidade" do acabamento da Faded é um negócio que eu não tinha me atentado e ainda vou ver se vale a pena... Não que eu pretenda bater com a guitarra na parede pra ver se cai pedaço, mas enfim. :)

    Iago
    Ae cara! Realmente, se for pra mandar refazer o acabamentoé melhor catar uma "regular" logo... não que eu pretenda vender a guitarra um dia.
    Mas enfim, nem se eu estivesse tocando com os equips do Mark Knopfler, eu ia conseguir fazer um som parecido com o dele, ehehe.

    No mais é isso... se mais alguém quiser opinar, dar sugestões, etc, será bem vindo, afinal, consultar opiniões diferentes nunca é demais...
    Abraços galera! :)

    rafilsk
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Ja pensou como deve ser duro tocar sentado com uma guitarra dessa?

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    rafilsk
    Opa! Blz cara? Bom, sentado eu só costumo tocar na postura de violão clássico, com a guitarra apoiada na perna esquerda. Pelo que eu já li até agora, pra tocar nessa postura é de boa, pq a guitarra meio que se encaixa na outra perna. Mas acho que por desencargo de consciência vou testar um desses "clones" mais baratos pra tocar sentado. (Nenhuma loja aqui de BH tem Gibson Flying V no estoque, vou ter que encomendar¬¬).
    Valeu o aviso, brother! :)

    Faca na Caveira
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Random_Rampager

    Cara, não é que a guitarra vá se esfarelar na primeira palhetada... mas a faded vai te exigir um cuidado redobrado com a madeira, cuidados do tipo: Elas vem com bag, sugiro que ao comprar uma dessas compre um case. Ou então mande fazer, visto que é muito difícil encontrar hard case no formato flying v. Meu luthier me advertiu também que o suor pode acabar escurecendo algumas partes da madeira, devido ao contato direto da pele molhada com a madeira... por isso seria interessante mandar fazer o acabamento ajuda a manter a aparência.

    A diferença entre a faded e a não faded é de 500 dólares, isso com o cambio atual, impostos e tudo mais vai pra uma diferença de mais de 1500 reais. Se vc quiser a faded pra vida toda, vale a muito pena comprar a faded e mandar fazer o acabamento num luthier. Se vc tiver pretensão de vender a guitarra no futuro, é como o Iago disse: talvez desvalorize. Mas a desvalorização não deve nem chegar perto desses 1500 reais. Por isso eu digo que tá valendo a pena.

    Outra coisa: Essa viagem de tocar sentado é sério, só agora estou começando a me acostumar com a posição de encaixe entre as pernas. Logo no começo eu tive q usar uma correia bem apertada pra tocar sentado, apoiando a parte reta na perna e equilibrando com a correia. Até hoje, às vezes, quando eu tô tocando sentado eu fico puto e levanto pra tocar de pé... e penso: "ah caralho, posição chata da porra!" kkk é foda mesmo

    Bem, uma coisa de boa eu tive ao tocar sentado com as flying v's: agora eu estou me sentindo mais perto das últimas casas, to praticando solos até a 22ª casa :D

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Faca na Caveira
    Hm, entendi... Bom, cuidado eu sempre vou ter mesmo né? Mas enfim, lá pelo final do ano eu vejo como vai estar meu orçamento aqui e penso em qual modelo vale mais a pena. Eu até não pretendo vender a guitarra depois depois não, mas sempre é bom olhar todas as possibilidades. :)
    O negócio de tocar sentado eu vou ver se essa semana testo alguma guitarra similar pra ver se é "acostumável" tocar sentado com ela.
    Valeu fi :)

    PEMAMETAL
    Veterano
    # set/08
    citar · votar


    Eu sempre tive uma flying v da jackson e estava muito acostumado a colocar o v na perna direita pra tocar sentado, é uma posição muito confortavel. Quando comprei uma Les paul eu estranhei demais, meu braço direito tem que ficar muito dobrado e pra cima pois a posição da ponte comparada com a Jackson é mais alta, isso até doi meu braço. Mas é questão de acostumar.

    A mesma coisa pra tocar de pé, a flying v parecia encaixar na minha perna numa posição muito boa, a Les Paul é mais dificil, ela tem o corpo e o braço muito espessos, minha mão direita fica numa posição que eu não to acostumado, por causa disso tenho que colocar a correia um pouco mais alta do que com a flying. Mas com o tempo acho que isso pode mudar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre a Gibson Flying V

      120.162 usuários cadastrados Online agora: 1 | 0 membros e 1 visitantes
      Visitantes: 4 Membros: 0