projeto de les paul definitiva (se possivel, gostaria de ajuda de luthiers)

    Autor Mensagem
    Rafael Rebelo
    Veterano
    # set/08


    pessoal, estou querendo fazer com um luthier um projeto de uma les paul definitiva pra mim e gostaria de ajuda, se possivel de luthiers do forum, pra desenvolver a melhor guitarra possivel.

    busco um som encorpado, bem grave, com bastante sustain

    vai ser praticamente uma replica de uma les paul que tenho, só que melhorada. vou usar os captadores da minha outra guitarra que são o gibson 500t e paf pro só que fixados direto na madeira e tarrachas planet wave (aquelas que cortam as cordas)

    o que pensei para a guitarras foi:
    * guitarra sólida (braço e corpo como peça unica)
    * corpo: mogno com top de mapple
    * qual a melhor opçao para braço?? mogno com escala de pau ferro (aparentemente o melhor!) ou ébano ou rosewood brasileiro ou africano
    * e para ponte?? fixa tune-o-matic ou hibrida (estilo schecter c-1)?
    * pestana de latão ou de osso???

    a que outras coisa devo me atentar?? que outras sugestoes vcs tem??

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo
    * guitarra sólida (braço e corpo como peça unica)
    Vai ter q achar um baita tronco de mogno hein?!
    E vai sair bem caro isso...

    * corpo: mogno com top de mapple
    O tradicional.
    Mas maple não tem no Brasil. Vai ter q importar. OQ encarece bastante o projeto tb.

    * qual a melhor opçao para braço?? mogno com escala de pau ferro (aparentemente o melhor!) ou ébano ou rosewood brasileiro ou africano
    Aí é questão de gosto, e ouvido.
    Tem gente q jura de pé junto q consegue diferenciar só de ouvido a madeira utilizada na escala.
    Infelizmente, eu não tenho esse dom.
    Mas se formos seguir a teoria, e se vc qr um timbre mais grave e aveludado, talvez rosewood seja o melhor.

    * e para ponte?? fixa tune-o-matic ou hibrida (estilo schecter c-1)?
    Outra questão de gosto e estilo.
    Difícil opinar...

    * pestana de latão ou de osso???
    Mesma questão da escala.
    Eu sou meio doente da oreia, e não tenho como dizer ql é "melhor".
    Mas como luthier, prefiro trabalhar com nut de osso. É melhor pra modelar! hehehehehehehe

    Guitarra handmade é difícil ficar dando pitaco. É algo muito pessoal.
    O máximo q eu posso falar mesmo, é da parte estética.

    alexdiffer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo
    * e para ponte?? fixa tune-o-matic ou hibrida (estilo schecter c-1)?

    Já pensou em por Floyd Rose??????

    johnny_cortez
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pow legal teu projeto.... cara
    Eu tinha tbm um projeto desses ateh eu tok numa gibson ...
    Primeiro vc precisa arranjar um luthier certo ....para ver se he possivel $$$$
    flw cara boa sorte ai com seu projeto e bons bends

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo
    Tomara que dê certo essa tua Les Paul cara
    Antigamente eu achava as les pauls feias (curto as strato), mas agora até que tô curtindo o visual delas hahahaa principalmente aquelas pretas com binding branco FODA D+

    Só tem que prestar atenção quanto ao braço: se tu quer mais fino ou grosso, se a largura da escala vai ser pequena ou grande (grande tipo as ibanez jem), e qual o raio da escala (as jackson são quase retas)
    Tem que ficar o mais confortável possível de tocar.

    Só uma coisa que eu acho feio nas les paul é o headstock, se eu fizesse uma talvez colocasse um daqueles headstock "bico de papagaio" invertido que nem na washburn n4

    Diino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo
    * e para ponte?? fixa tune-o-matic ou hibrida (estilo schecter c-1)?[/i]


    bigsby!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo
    O corpo da Les Paul é bem grosso, tem 61mm no topo do archtop e 50mm na borda, por isso a tendência é dela pesar bastante.
    Uma idéia é criar cavidades para aliviar parte desse peso.
    O corpo + braço numa peça única encarece bastante, tanto pelo material quanto pelo trabalho de manipulação, eu (que sou suspeito) te indicaria fazer neckthrough ou long tenon (de preferência com longarinas coladas)
    Colar lâminas no headstock (tanto frente quanto traseira) melhora um pouco a resistência do corte oblíquo na região do headstock, assim como aquela saliência na parte traseira do braço, oposta ao nut, que algumas pessoas chamam de voluta ("volute").
    Como o Soulface falou acima, o maple por aqui é caro, por isso se a sua preferência por essa madeira for apenas pelo timbre (e for optar por cor sólida) vc pode usar um maple sem figuração que sai mais barato do que figured, spalted, curly (flame) ou quilted.
    Dessas madeiras para escala que vc citou eu voto no Pau-ferro pelo custo/benefício.
    Outras opções são: Pau santo, Conduru, Braúna preta e etc.

    Pimenta_1
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rafael Rebelo

    então o mestre Fábio Seiji disse tudo sobre as madeiras, realmente o neckthrough e as longarinas seriam a melhor forma de construção...

    quanto a ponte eu acho a da Schecter C-1 muito bonita, "TonePros bridge", e que dá um ar moderno na guitar, mas se vc é mais tradicionalista a tune-o-matic seria a outra opção.

    quanto ao nut, sugiro o de latão, acho que ele pode dar um plus no timbre dessa lespa, tem a característica de não secar tanto os agudos quanto os de plástico ou carbono, mas se vc ta com muita dúvida pode ir de osso sem medo...

    diego gr
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minha guita tem ponte Tuneomatic e eu acho maravilhoso
    Praticidade e timbre da madeira from hell (acho que isso da ponte ter mais contato com a madeira influenciar no timbre é mito né?)

    gucrispim
    Veterano
    # set/08
    · votar


    guitarra com Pau santo, essa é pra não ter problemas e te fazer tocar melhor!

    Rafael Rebelo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    a minha preucupação toda é com o timbre...

    quanto ao orçamento, como vou ter que dar minha les paul antiga para fazer as medidas, vou ceder o corpo dela, que deve valer pelo menos uns 1.500. ela é de mogno, braço colado, top de peroba do campo. só que os captadores que uso nao encostam na madeira, entao perco timbre com isso.
    tambem tenho um violao fender ressonator, ai to negociando pra vender por uns 2.500, entao acho que vou ter no minimo uns R$ 3.500 pra fazer essa guitarra. já as tarrachas e captadores vao ser da minha antiga guitarra, nao acho que vá precisar mais do que isso.

    quanto a ponte, nao gosto de floyd rose nem de bigsby.... pensei no modelo da schecter c-1 pq dizem que se as cordas passarem pelo corpo, dá mais sustain, isso é verdade??

    quanto ao lance de braço, quero um igual ao da minha les paul, quero a mesma pegada, só quero outra construção para ter o timbre definitivo.



    Fábio Seiji
    peso da guitarra nao é problema, a minha les paul é bem pesadinha tb.
    neckthrough é quando o braço vai até o fim do corpo e é feita uma colagem das partes do lado (resto do corpo)?? isso beneficia o timbre??
    e sim.. eu tou visando apenas o timbre.

    Pimenta_1
    esse tonespro bridge é o nome do tipo da ponte da schecter c-1?? eu nao me importo em ser tradicional ou moderno, quero só mesmo ter o melhor som possivel.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a projeto de les paul definitiva (se possivel, gostaria de ajuda de luthiers)