Autor |
Mensagem |
diditarra Veterano |
# set/08
Estou com duvida ao tocar em terças , por exemplo , se for essa melodia: (TOM GM) g a# c d d d# d# d c f a c d a# a a# g a a# c a# a a# c d c b
Como ficaria ela em terças ?
Poderia me explicar ?
vlw!
|
pedrobrito Veterano
|
# set/08
· votar
Cara, primeiro de tudo, no tom de G maior, não terá A#, e não terá D#, tbm não terá F. Os intervalos da escala maior são: Tom, tom, semi-tom, tom, tom, tom, semi-tom.
Começando, vamos a escala de G:
G - A - B - C - D - E - F#
Achando a terça de cada nota da escala:
Terça de G -> B Terça de A -> C Terça de B -> D Terça de C -> E Terça de D -> F# Terça de E -> G Terça de F# -> A
Pronto, agora vamos supor uma melodia:
G - A - C - D - B
Sua terça será:
B - C - E - F# - D
Espero ter deixado mais claro pra você!
|
Sniper Veterano |
# set/08
· votar
Pode ajudar:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
|
diditarra Veterano |
# set/08
· votar
Gm quer dizer!
|
Guitar_L Veterano |
# set/08 · Editado por: Guitar_L
· votar
pedrobrito Axo que ele estava se referindo a Sol Menor man. Mas a nomenclatura correta seria Gm. Ou ainda Bb maior.
diditarra É simples, usando a escala de Bb Maior como referência Bb - C - D - E - F - G - A
g a# c d essa notas ficariam:
Bb - D - E - F
É só pegar a nota em questão e ver uma terça acima. Agora faça o resto da sequência e poste ae, pra gente ver se vc entendeu o/ Obs: A# = Bb Abraços
|
diditarra Veterano |
# set/08
· votar
a terça disso :
g a# c d d d# d# d c f a c d a# a a# g a a# c a# a a# c d c b
seria isso ?
b d e f#f#g g f# e a c# e f# d c# b c# d e d c# d e f# d d#
|
Guitar_L Veterano |
# set/08
· votar
diditarra Não man! Vc está pensando na escala maior de cada uma das notas, não é assim. Vc tem que pensar nas notas da escala de Gm, nesse caso, ou Bb maior. Abraços
|
diditarra Veterano |
# set/08
· votar
tem como passar o trecho dessa melodia em terça pra eu verificar?
|
Guitar_L Veterano |
# set/08 · Editado por: Guitar_L
· votar
diditarra g - a# - c - d.... a#- d - e - f....
Assim. Use a escala do tom em questão pra pensar nas terças. Você localiza a nota na escala, pula uma e a próxima já será a terça. Abraços
|
ThiagoBarbosa Veterano |
# set/08
· votar
[comediante on] Pra tocar em terças eu faço igual quando toco nos sábados [/comediante off]
você consegue entender o que é tom, semi-tom e qual o intervalo entre as notas? tem que saber isso primeiro
|
diditarra Veterano |
# set/08
· votar
Sim , tranquilo
|
Foukez Veterano |
# set/08
· votar
grego,grego....
|