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BeckerPreacher Veterano |
# set/08
Por exemplo no campo hamonico eu posso pegar um acorde maior ex Dó Maior e acrescentar a Sétima nota?? esta seria B(mas no C H Sí é meio diminuto..quando acrescentado ele permanece meio diminuto??...
eu cheguei a ver C E G B(maior) ...mas no C H é meio diminuto??
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LeoBS Veterano |
# set/08 · Editado por: LeoBS
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No caso de C maior, o B é a setima maior, intaum se você acrescentar ele o acorde vai ser C7M.
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BeckerPreacher Veterano |
# set/08
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oq eu ñ consegui entender claramente!!( se forma -se acorde com a sétima ..e se formar ela é maior??? ou meio diminuto??
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El Musicista Veterano |
# set/08 · Editado por: El Musicista
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Sim. Nesse caso, você trabalhará com as tétrades, que nada mais são que justamente as sétimas respectivas à cada acorde do Campo Harmônico.
O que deve ser observado, é que, assim como com as terças, nem todas as sétimas do Campo Harmônico serão maiores, ou menores. Veja:
Escala de C maior: C D E F G A G
Campo Harmônico de C: C Dm Em F G Am Bm(5b)
OK! Até aqui tranqüilo. Agora, vamos acrescentar as sétimas às tríades:
C: C E G B: você terá o acorde de C7M Dm: D F A C: você terá o acorde de Dm7 Em: E G B D: você terá o acorde de Em7 F: F A C E: você terá o acorde de F7M G: G B D F: você terá o acorde de G7 Am: A C E G: você terá o acorde de Am7 Bm(5b): B D F A: você terá o acorde de Bm7(5b)
Com isso, você tem um novo Campo Harmônico:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)
Convém ressaltar, que esse Bm7(5b) é meio diminuto. Para ser diminuto, ao invés da nota A, você deveria ter acrescentado a nota Ab. Aí sim você teria um acorde diminuto (B°), porque as quatro notas que formariam este acorde, estariam todas dispostas em intervalos de 1 1/2 tom (terças menores), uma da outra:
B°: B D F Ab
Você pode também, acrescentar as nonas, de modo a "enriquecer" seu Campo Harmônico
C: C E G B D: você terá o acorde de C7M Dm: D F A C E: você terá o acorde de Dm7 Em: E G B D F: você terá o acorde de Em7 F: F A C E G: você terá o acorde de F7M G: G B D F A: você terá o acorde de G7 Am: A C E G B: você terá o acorde de Am7 Bm(5b): B D F A C: você terá o acorde de Bm7(5b)
Com isso, você tem um novo Campo Harmônico:
C7M(9) Dm7(9) Em7(9b) F7M(9) G7(9) Am7(9) Bm7(5b)(9b)
Como na guitarra e no violão, quase sempre é difícil organizar acordes de mais de quatro notas (vozes). Por essa razão, na maioria dos casos você tem a opção de suprimir (omitir) a quinta justa (5J) de cada acorde. Omitindo a terça, você torna o acorde suspenso, por vezes atrapalhando sua performance, por vezes, tornando brilhante sua harmonia, o que vai depender muito da sua condução de vozes.
Você pode fazer o mesmo raciocínio para as 11ªs e 13ª.
Fazendo o bom uso dessas dissonâncias, você pode enriquecer e valorizar muito sua harmonia.
Espero tê-lo ajudado!
Grande Abraço!
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Invalid User Veterano |
# set/08
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O ACORDE B é meio diminuto! Mas tu acrescenta a NOTA B no acorde de C e ele se transforma em C7M.
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BeckerPreacher Veterano |
# set/08 · Editado por: BeckerPreacher
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a Sim se acrescentar um acorde a sétima no Campo harmonico as outras serão tbm..??!!!
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El Musicista Veterano |
# set/08
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BeckerPreacher
por exemplo ñ fugirá do campo harmonico se usar em vez de Dó Maior acrescentar a (sétima)..C7M..Em... (pq soa estranho!!)
Cara, na boa mesmo... Aqui não é fórum de língua portuguesa, é um fórum de música. Porém, seu vocabulário está muito ruim. Não dá p/ entender direito suas dúvidas. Sugiro que você escreva corretamente (pontuação, evitar o uso de gírias), porque assim você será melhor entendido, e todos poderão lhe ajudar de forma mais eficaz.
Eu também fui rechaçado quando entrei no fórum, porque ninguém entendia patavinas do que eu escrevia (pontuação errada, gírias, etc.).
Não me leve a mal não. Na boa mesmo! Se você escrever corretamente, a galera vai te ajudar com mais eficácia, porque de fato todos vão entender melhor suas dúvidas.
Talvez eu não seja o primeiro a lhe dizer isso, mas pode ter certeza que eu não serei o último. Sinceridade acima de tudo.
Fique em Paz!
Grande Abraço!
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Invalid User Veterano |
# set/08 · Editado por: Invalid User
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BeckerPreacher
Na boa, não entendi sua dúvida, nem a do post inicial nem essa que você acabou de postar.
EDIT: Não, não mudará nada no CH, continuará sendo o mesmo.
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BeckerPreacher Veterano |
# set/08 · Editado por: BeckerPreacher
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Já Foi esclarecida. Ok não esquenta a cabeça, vou tentar escrever mais claramente.
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Burp após Duff Veterano |
# set/08 · Editado por: Burp após Duff
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Eu também tenho uma dúvida com respeito a sétima.
Na empresa onde trabalho iria ter um evento onde cada cada setor tinha que fazer algo de artístico com relação ao seu setor e participar de uma apresentação. "Meu" setor escolheu a música águas de março, Tom Jobim. Não sou muito fã mas fui tentar aprender. Achei um cifra bem fácil . A, A7, D, E, basicamente.
Tava tentando fazer um acompanhamento para guitarra, mas ficava meio estranho. Usei as notas A, C#, E e G#, para usar como formação do acorde A7.
Procurei como era o acorde e era com G ao invés de G#. Alguém sabe me explicar o porquê disso???
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LeoBS Veterano |
# set/08
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Burp após Duff Porque o acorde é com setima menor, e a setima menor de A é G.
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suply2002 Veterano |
# set/08
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BeckerPreacher
Burp após Duff
procurem no google:
CAMPO HARMONICO
leiam as explicações e a formação de acordes baseadas no campo harmonico... quebra um galhão..
E aproveitem o momento estudo e busquem também, "CICLO DAS QUINTAS"...
=)
Até logo!
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BeckerPreacher Veterano |
# set/08
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novamente vocês podem me esclarecer esta duvida. como pode ser chamado este acorde?? Por Ex na musica Judgment Day Do Angra, na intro possue um acorde neste desenho
e-------------------------------------------------- B-------------------------------------------------- G-------------------------------------------------- D-------7------------------------------------------- A-------5------------------------------------------ E-------5-------------------------------------------
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El Musicista Veterano |
# set/08
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Esse é um acorde D5 (porque tem somente tônica e quinta, e não possui nenhuma outra consonância e/ou dissonância).
Neste exemplo, o D5 é composto de duas quintas (uma mais grave que a tônica, e a outra mais aguda - nota A), além da prória tônica (D).
Espero te-lo ajudado!
Grande abraço!
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Burp após Duff Veterano |
# set/08
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Então quando na cifra tem um A7 escrito deve ser lido com A7m, e quando for um A7M tem que estar bem especificado???
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El Musicista Veterano |
# set/08
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Burp após Duff
Então quando na cifra tem um A7 escrito deve ser lido com A7m, e quando for um A7M tem que estar bem especificado???
De fato, quando você vê um A7 (lá com sétima menor). Não há necessidade de se utilizar A7m, pois o número 7, por si só representa a sétima menor.
Porém, quanto você vê uma cifra A7M (lá com sétima maior), é necessário colocar o M Maiúsculo, para que o leitor identifique que a sétima neste caso é maior, e não menor.
Espero te-lo ajudado!
Grande abraço!
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BeckerPreacher Veterano |
# set/08
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Como pode ser chamado estes acordes Ex utilizando Tonalidade (Lá). Asus2, Asus4, mas o que eu vi foi omissão da terça, sendo substituida por 2 e 4 ???
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Burp após Duff Veterano |
# set/08
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El Musicista
Vlw!!! Abraço!!!
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El Musicista Veterano |
# set/08
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BeckerPreacher
Na verdade, não se costuma utilizar Asus2 (Lá suspenso com segunda), mas sim, Asus9 (Lá suspenso com nona), que é quando a nona é substitui a terça do acorde, impossibilitando determinar se o mesmo é maior ou menor (por isso a idéia do suspenso).
Porém, quando se quer utilizar a nona, mas você não quer omitir a terça do acorde, a cifra fica A(add9), ou seja, é adicionado a nona ao acorde, sem supressão da terça...
O mesmo raciocínio do Asus9 é utilizado para o Asus4 (a quarta substitui a terça do acorde, não sendo possível determinar se o mesmo é maior ou menor).
Espero te-lo ajudado!
Grande abraço!
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Teimoso Veterano |
# set/08
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Só pra completar - Acorde : Maior - > entre a 1º e a 3º distância de 2 tons Menor -> entre a 1º e a 3º distância de 1 tom e meio
- Sétima Maior - > entre a 5º e a 7º distância de 2 tons (usa se 7M) Menor -> entre a 5º e a 7º distância de 1 tom e meio (usa somente 7 )
C: C E G B : você terá o acorde de C7M Distância entre C (1º) e E (3º) -> 2 tons - Acorde Maior Distância entre G (5º) e E (7º) -> 2 tons - Sétima Maior
Dm: D F A C: você terá o acorde de Dm7 Distância entre D (1º) e F (3º) -> 1 Tom e meio - Acorde Menor Distância entre A (5º) e C (7º) -> 1 Tom e meio - Sétima menor
Em: E G B D: você terá o acorde de Em7 F: F A C E : você terá o acorde de F7M G: G B D F: você terá o acorde de G7 Am: A C E G : você terá o acorde de Am7 Bm(5b): B D F A: você terá o acorde de Bm7(5b)
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