Leitura de Cifras

    Autor Mensagem
    megazord
    Veterano
    # set/08


    Por favor,sou novo nesse fórum e logo venho querer tirar uma dúvida,sobre um assunto que eu nao encontrei nenhum tópico do tipo ou que explicasse o que quero saber.
    Faço guitarra a pouco tempo e meu treino em musicas se resume ás que eu acho em tablatura para o meu nível,o que não é facil achar,pois a maioria são músicas dificeis.Então decidi optar por ler cifras,pois a maioria das musicas para meu nível são colocadas em cifras(pelo menos eu acho).
    Procurei textos na internet,já quebrei cabeça,mas não consigo entender como ler as malditas cifras!As dúvidas que tenho são,por exemplo,em que casa tocar as notas,onde ver isso,o significado das siglas e como ler as cifras em geral.
    Desde já agradecido.

    Manubio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cada cifra significa um acorde, não espeficidado em q região, na q vc quiser, o ideal eh tentar chegar perto de como a banda chega, mas num tem como passar isto em uma cifra

    Resumo:
    A - acorde de Lá maior
    B - acorde de Si maior
    C - acorde de Dó maior
    D - acorde de Ré maior
    E - acorde de Mi maior
    F - acorde de Fá maior
    G - acorde de Sol maior

    Simbolos q acompanham as letras

    m - acorde menor, ex. Am - acorde de lá menor
    # - acorde sustenido, ex A# - acorde de lá sustenido
    4 - acorde com quarta, ex A4 - acorde de lá com a quarta relativa, ou seja C#


    tem mais coisa, mas eu num manjo pra explicar

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Aqui no site do cifraclub mesmo tem o desenho dos acordes, deixa o mouse em cima que ele vai mostrar. E tem suas variações também, daí já dá de se guiar.


    Por exemplo, um C significa o acorde de Dó Maior, já um Cm significa dó menor.

    Um Db (ré bemol) é o mesmo que um C# (Dó Sustenido).

    Lembro que quando tinha sete anos, logo que comecei a tocar violão e guitarra, minha professora do colégio falava, que # é tudo que avança, e b é o que volta.

    Então por exemplo:

    C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B

    No caso, o Db (ré bemol) seria o C# (dó sustenido), o Eb (mi bemol) seria o D#, o Gb (sol bemol) seria o F# e por aí vai.


    C - Dó
    D - Ré
    E - Mi
    F - Fá
    G - Sol
    A - Lá
    B - Si

    O que mais precisa saber... ah, acho que de começo é só isso, pega umas músicas fáceis (pop rock geralmente) com poucos acordes e sem pestana.

    Músicas fáceis têm de sobra.

    - É preciso saber viver, do Roberto Carlos
    - Natasha, Capital Inicial
    - Pinhal, Cidadão Quem
    - Pra não dizer que não falei das flores, Geraldo Vandré
    - Everything I do, Bryan Adams

    Ahh, são tantas. Geralmente esses Pops são fáceis de tocar na guitarra/violão.

    Boa sorte, e espero ter ajudado.

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    4 - acorde com quarta, ex A4 - acorde de lá com a quarta relativa, ou seja C#

    ?

    C# é a terça de A...
    Você quis dizer um acorde com quarta suspensa (Xsus4)? Ou décima primeira adicionada (Xadd11)?
    De qualquer maneira, acho que vai começar a complicar demais pro rapaz do tópico...

    megazord
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Muito obrigado Sleave,me esclareceu bastante,mas uma dúvida que eu mantenho é a casa onde tenho que tocar as notas,e se a leitura é que nem na tablatura,por exemplo:
    e----------------1
    b----------------1

    em que a nota mi e si se toca ao mesmo tempo.Desde ja agradecido.

    megazord
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Outra coisa é eu não saber o que significa as bolinhas pretas embaixo e o X ._.

    Sleave
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Sleave
    · votar


    A cifra não te diz as casas a serem tocadas.
    Elas te dizem o acorde.

    No site aqui do cifraclub, se tu deixar o mouse por cima, ela vai mostrar o acorde.
    Agora, se tu falas de acordes transcritos em tablaturas.

    Ficaria tipo assim:

    e-|--0-------------------|
    B-|--1-------------------|
    G-|--0-------------------|
    D-|--2-------------------|
    A-|--3-------------------|
    E-|--0-------------------|

    Isso é um acorde de Dó maior. Na corda Mi (e), tocas ela solta. Na Si (B), tocas na primeira casa. Na G, tocas solta, na D na segunda casa, na A tocas na terceira, e a Mi tocas solta. Fica parecendo uma escada o desenho do acorde.

    A cifra é diferente da partitura, ela diz apenas o acorde que deves utilizar, agora como vais executar, é de cada músico.

    Por exemplo:

    D
    Look into my eyes
    A
    You'll see.


    Ela indica que o acorde Ré deve ser tocado quando começar a letra (look into my eyes), e o A deve ser tocado quando trocar pro You'll see.

    É diferente da tablatura que não te dá uma noção exata de em que trecho da música tal nota deve ser tocada.

    Acho que era essa sua dúvida, se não for, poste denovo aí que quando eu voltar do kickboxing (21:30) eu posto e tento lhe ajudar.

    Manubio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    isto é tablatura, não cifra...

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O (x) é abafado, você deve executar a batida naquele acorde de modo abafado, ou apenas alguma parte da batida, isso tem que ouvir a música pra saber.

    Que bolinhas pretas se refere?



    Ah, ou se refere do desenho dos acordes aqui no site? Não dê importância aquilo, faça só o desenho do acorde.

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Por isso mesmo Manubio, ele deu um exemplo de tablatura alí.

    megazord
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Me ajudou muito!Antes eu achava que as notas a serem tocadas eram só três,agora que vi que as abertas também devem ser tocadas.Por em quanto é só minhas dúvidas,vou tentar tocar lendo cifras e se tiver dúvidas voltarei a postar.Muito obrigado pela ajuda Sleave!

    megazord
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Achei uma dúvida =X.O que significa os números nas cifras,nos desenhos feitos aqui no site?

    axleWs
    Veterano
    # set/08
    · votar


    megazord
    os dedos da mão do braço (escala)
    1 = indicador
    2 = médio
    3 = anelar
    4 = mínimo

    abraços

    Sleave
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Isso mesmo.
    Dedo 1, dedo 2, dedo 3, dedo 4.

    Se fizer um exercício que envolva da casa 1 à 4, então o dedo indicador seria responsável pela casa 1, o médio pela casa 2, e assim por diante.

    qew
    Veterano
    # set/08
    · votar


    os acordes com "5"

    C5
    D5
    E5
    F5
    G5
    A5
    B5

    seriam os "power-chord" =]

    Parakletos
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ola, existe diferenças nessas notas D#º, D#m5- e D#m7(b5)? Pois percebi que as mesmas são usadas no campo harmônico de E(mi) mas uns colocam D#º outros D#m5-. Por que usam diferentes? Em fim São todas iguais mas com nomes diferentes?

    Soultunes
    Membro
    # out/15 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Parakletos

    Existem excelentíssimos livros didáticos a este respeito, sugiro comprar o do Professor Almir Chediak - Dicionário de Acordes.

    Tentando responder sua duvida, vou escrever um monte de coisa só para exercitar hahaha Mas acho que você já deve conhecer.

    A resposta mais simples é porque não existe um padrão mundial para notação de cifras. Aqui no Brasil você vai ver muito assim D#m 7/5b, nos USA você vai ver muito assim D#m7(5-), são o mesmo acorde.

    O Chediak lançou este livro justamente para tentar normatizar isto para o ensino aqui no Brasil. Acho excelente a didática e forma como é apresentado.

    Divagando...

    Formação básica das tríades (vou por tudo em Ré#):

    Maior : D# (Tonica) G (3a. Maior) Bb (Quinta Justa)
    Menor: D# (Tonica) F# (3a. Menor) Bb (Quinta Justa)
    Aumentada: D# (Tonica) G (3a. Maior) B (Quinta Aumentada)
    Diminuta: D# (Tonica) F# (3a. Menor) A (Quinta diminuta)


    Acorde de Ré sustenido meio diminuto (é uma tétrade, só acrescentar a sétima à tríade diminuta)

    D# -> F# -> A -> C# (sétima)
    Tonica, Terça Menor, Quinta Diminuta e Sétima

    Acorde de Ré diminuto (é uma tétrade, só acrescentar a sétima menor à tríade diminuta)

    D# -> F# -> A -> C (sétima menor)
    Tonica, Terça Menor, Quinta Diminuta e Sétima Diminuta

    ----------------------------------

    Sobre suas duvidas:

    A notação D#m 7(b5) é do acorde meio diminuto e ele esta no campo harmônico de Mi Maior, como você mesmo descreveu.

    Você pode encontra-lo nas seguintes notações:
    D#Ø ou D#m 7(b5) ou D#m 7(5-) ou D#m 7/5b ou deve ter gente criativa com mais notações ainda.

    Acredito que você tenha colocado o diminuto pois não encontrou a bolinha cortada ao meio que significa o meio diminuto, correto ?

    Em todo caso, a notação D#º é outro acorde, que é o diminuto. Este é mais padrão e geralmente vai estar descrito assim mesmo, você pode encontra-lo no campo harmônico de Mi menor harmônico.

    Parakletos
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Muito bom! é complexo mas entendi. obrigado Amigo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura de Cifras