Ibanez S 470 modificação no circuito versatilidade total dos captadores.

    Autor Mensagem
    Ephipoca
    Veterano
    # ago/08


    Bem pessoal tenho uma Ibanez S ponte Zr e uma guitarra versatil mas andei dando uma olhada no circuito e captadores e estou pensando em fazer uma modificação a ideia é trocar a chave de 5 posições por uma chave igual que cabe na mesma furação (ja encontrei a chave ) so que de 4 polos independentes tentar colocar push pull para defasar os humbuncker e uma outra chave na traseira da guitarra para escolher os polos ativos da chave 5 posições parece boa a ideia isso daria quase trinta combinações posiveis de ligações. o que voces acham?
    Quem for Luthier e puder dar sua opinião, a diferença sonora destas modificações vale o esforço?
    Alguem ja tentou com quitarras configuração HSH ou similares ?

    TS9DX
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ephipoca

    Cara, tenho uma Ibanez S540LTD Custom Made Japonesa com 2 Dimarzios um Super Distortion na ponte e um PAf Pro no braço, no meio mantive o cap. single original QMS1.

    A modificação que fiz foi instalar um potenciômetro de volume Push-Pull para que pudesse desligar uma das bobinas dos 2 Dimarzios, sendo assim tenho várias configurações de caps e te digo com absoluta certeza que vc não vai precisar de mais do que isso não.

    O que rola é que vc até pode instalar essas chaves todas aí que tá querendo e ter os seus 30 timbres e tal, mas na realidade vc vai acabar usando mesmo é uns 3 ou 4 timbres no máximo e depois vai cair na realidade de que insalou essas chaves todas à toa, e se precisar furar a guitarra pra instalar essa chavinha a mais, poderá se arrepender mais tarde por ter tirado a originalidade da guitarra, e se quiser retirar a chavinha vai ficar o buraco na guitarra e tal.

    Bom é só uma opinião, acho que somente um pot push-pull acho que já vai ter as configurações "necessárias" e "usáveis" de timbre, pois do que adianta ter 30 timbres e na realidade usar somente uns 3 ou 4 não é mesmo?!!!

    Digo tudo isso pois já fiz isso em uma Fender Japa que tinha com a configuração HSH e consegui até 14 timbres diferentes, no início foi super impolgante, mas depois vi que na minha necessidade, nas músicas que tocava não tinha como usar tudo isso de timbres e acabei usando mesmo uns 3 ou 4 timbres, no fim acabei desfazendo todo o serviço e tive é que trocar o escudo da guitarra pois quando instalei as chaves tive que fazer dois furos nele e ao retirar as chavinhas ficou os buracos no escudo.

    Pense melhor aí, uso minha Ibanez com o Push-Pull e te digo toco de tudo e não sinto falta de nenhum timbre a mais que não tenha na minha guitarra.

    Espero ter ajudado, abraços!

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    Ephipoca

    Cara concordo totalmente com o TS9DX. Não acho que as alterações valham a pena.

    Uma coisa vc pode ter certeza, desses 30 timbres possíveis, vc pode crer que na prática vc conseguirá uns 7 ou 8, se tiver sorte, pois muitos se assemelharão muito entre si.

    Ephipoca
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bem a coisa e mais ou menos o seguinte :
    esta chave :
    vai substituir a atual 5 posições
    http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Components:_Switches_ and_knobs/Super_Switch.html

    Mesma furação da original vou manter a configuração de furos da guitarra podem ficar tranquilos nada de buraquinhos a mais.

    No cover na parte traseira vou moldar um cover alternativo com fibra de vidro na cor da guitarra com um pequeno reentrancia onde ficara esta chave.

    http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Components:_Switches_ and_knobs/Switchcraft_Slide_Switches.html
    modelo 1232 on/on/on

    primeira chave (5 posições) bobinas, push pull defasa humbuncker (inverte segunda bobina) chave on/on/on seleciona polos ligados da 5 posições vou ver se posto um esquema, por enquanto e uma ideia apenas e desde ja agradeço aos companheiros acima que postaram me ajudaram e esclarecer mais sobre o assunto e verificar outros pontos de vista.
    abraço e se algume tver mais informações sobre os sinais defasados dos humbuncker, pq no meu caso consigo deligar as bobinas deles via este esquema de chave 5 posições restando apenas algumas duvidas quanto a validade de defasar estes captadores .
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez S 470 modificação no circuito versatilidade total dos captadores.