Como dispor duas guitarras em palco, em amps microfonados?

    Autor Mensagem
    sherminnador
    Veterano
    # jul/08


    Bom, a gnte tah fazendu um repertorio pra tocar em um encontro de motoqueiros aki na minha city... a gnte chegou a pensar em tocar com tres guitas, mas éh muito barulho, teria q ser muito bem regulado...

    A gente dispõe de duas vamp II, sendo uma com o FCB 1010, e uma G7, e dois amplificadores bons, um peavey e outro lah q agora nam lembro a marca, mas fala bem alto... e tres guitas, uma jackson de um duplo e dois singles, uma strato de tres singles e uma les paul...

    Gostaria de algumas dicas pra gnt aproveitar o melhor de nosso equ., seja lingando em linha(a vamp II éh perfeita pra isso), ou de outra forma, lembrando q vai ser tudo microfonado... ????

    Valew!!

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fala Sherminnador tudo bem?
    Cara não tem muito segredo. O lance mesmo é você aproveitar o que tem sem inventar muito. Liga os amplis tudo microfonado sem nada em linha. Em linha só violão, se tiver. Senão passa tudo pelo ampli antes de ir pra mesa, sacou?
    Quanto às suas V-AMP eu tenho uma opinião MINHA, que talvez não agrade à todos. Vocês tem amplificadores bons, Peavey e tals (tambem tenho um, Bandit). Porque usar um simulador se vocês tem amplificadores bons? Usa a distorção dele tals! Nada contra quem goste EU, num gosto saca?

    Quando eu toco com a minha banda a gente faz assim:

    Ampli: TODOS microfonados.

    Violão: Em linha.

    Bateria: Microfonadas todas as peças, cuidado especial com ressonância de tons e principalmente de bumbo, senão vira uma microfonia só. Cuidado também pra num pegar MUITO o som dos pratos, porque se o som dos pratos vier no retorno não há quem aguente.

    Mas o principal: Dê muita atenção pra voz. O vocal tem que estar se ouvindo bem, e também ouvir bem a guitarra pra entrar no tom, senão é só desafinação geral.

    []'s

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Posicione os microfones direcionados aos cones dos falantes, e não em direção ao centro. Evite excesso de agudos e graves nos amplis para evitar distorções e reverberações indesajadas. Se estiverem usando retorno não posicione os amplis em diagonal, para evitar microfonias com o vocal. Utilize pouco reverb para o vocal. Comecem passando o som da bateria - Baixo - Guitarras - Vocal. Tentem utilizar o mesmo volume dos amplis para as duas guitas e se possível usar pedal de volume para o guita solo.

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tentem utilizar o mesmo volume dos amplis para as duas guitas e se possível usar pedal de volume para o guita solo

    Essa parte é importante: muitas vezes guitarristas de uma mesma banda duelam entre sí. Toda música vai ter um que é solo e outro que é base e tals e existe uma coisa importantíssima em música que é a dinâmica. Certas partes da música devem ter mais intensidade do que outras. O solo é um clímax e é importante que o solo seja ressaltado, com um volume, ou mesmo um booster. A guitarra base, na minha opinião, deve ser sempre ligeiramente mais baixa que a solo para não misturar tudo, principalmente se estiver fazendo a mesma coisa. Num precisa ser no ampli, pode tirar 1, 2 de volume na guitarra mesmo, só pra não dar aquela embolada.

    E bem lembrado pelo jimmt vandrake, posicione os mics como ele recomendou!

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    jimmt vandrake
    A. Bissacot
    E sobre as pedaleiras, qual vcs acham melhor, as duas vamps ou colocar a g7 em troca de uma vamp?

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    Valew pela dica da bateria, vai ser muito util...

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    Pois éh, eu vou tocar com a v-amp e o fcb 1010, ai vou ter pedal de volume, mas estou em duvida quanto ao outro guitar, ele naum tem a fcb, aí vai ter q regular um preset mais alto.... alguem sabe aí como regular a g7?

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    Quanto às suas V-AMP eu tenho uma opinião MINHA, que talvez não agrade à todos. Vocês tem amplificadores bons, Peavey e tals (tambem tenho um, Bandit). Porque usar um simulador se vocês tem amplificadores bons? Usa a distorção dele tals! Nada contra quem goste EU, num gosto saca?
    kra, pois éh, éh q a gnt vai tocar musicas q variam muito entre tipos de ditorçoes, o vamp bem reguladinho fica melhor sim hehe, eu acho...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    sherminnador

    O maior problema quando vc está microfonado não é a pedaleira. Monte seu set primeiro, sinta o ambiente até uns 8 metros e timbre sua guitarra. Depois é só microfonar. O problema é que se não forem utilizados bons microfones, não tem diabo que arrume o som. Por isso timbre primeiro em relação ao ambiente e ouça sua guitarra a uma boa distância. O mesmo para os outros inclusive o batera.

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fala sherminnador
    Então, quanto às Vamp em troca da G7 eu não posso dizer pois não conheço muito de pedaleiras... sou da legião dos pedais saca? Tenho apenas um, mas varios são meu sonho de consumo. Mas pensando no pedal de volume pro outro guita, taca a g7 nele pra ter o pedal de expressão e procure sempre timbrar diferente as guitarras e fazer arranjos diferentes, afinal se for pra ser o mesmo timbre e tocar igual fiquemos com uma guitarra só né? Essa dica é muito legal, fica super bonito fazer arranjos diferentes.

    Ah velhote, como eu disse... a opinião lá das V-amp é de cada um, num liga pro que eu disse não, se tu curte vai fundo!

    E num esquece de dar atenção especial pro vocal!!!! Se tem back se não tem... o back dá um gás federal! Eu faço back na banda... é foda encaixar nas terças, quintas... mas quando eu treindo e fico com o tom na cabeça vai sussa... pensa nisso! (cara acho que to viajando já! to perdendo o foco da pergunta ahahahah)

    Bom.. abraços!

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    (cara acho que to viajando já! to perdendo o foco da pergunta ahahahah)
    nada, kero saber d tudo a respeito.. hehe, jah toquei ao vivo varias vezes, mas sempre com pouco som... jah toquei em um festival, mas nesse nam tive q organizar o som, aí naum sei nada a respeito...

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    sherminnador
    Ah então tá bão! Vai perguntando ae, se tiver algo que eu possa ajudar eu dô uma mão.
    Agora uma dica, NUNCA toque, se o PA (som para o publico) for forte, sem microfonar amplis. Cara nós tocamos uma vez numa casa aqui em Botucatu sem microfonar porque não tinha técnico de som, num tinha microfone suficiente e tals. Meu que perrengue... tipo, os amplis tinham que ficar MUITO altos pra gente conseguir mandar o som pra frente daí ficavamos surdos e só ouviamos o ampli de cada um, nunca o som em geral... tinha que ir meio pro rumo... foi foda... daí teve uma outra casa que tocamos que foi tudo certinho, o cara regulou tudo, tinha técnico de som, toquei com o meu bandit no 2,5 veio, mesma altura que eu ensaio... o legal é o pessoal se conscientizar que o ampli, no palco, pra gente é "só" um retorno... o som tem que tar alto pro público na frente, senão na metade do show você tá com dor de ouvido já. Não há quem aguente!

    Abraço

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    kra, sera q éh melhor regular o som da guita na hora do solo na mesa, pra q sempre fique bem regulado?

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Num entendi a pergunta velho! Explicae

    sherminnador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A. Bissacot
    hehe, melhor aumentar o volume da guita na mesa de som, ou no pedal?


    ....éh q no pedal de expressão éh dificil sempre dexa na mesma medida, jah na mesa..

    A. Bissacot
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    sherminnador
    Porra volume com certeza brother!! Num tem jeito, por mais que seja mais dificil é muito mais negocio! Magina se o cara da mesa da uma bobeada e você fica sem volume no solo???? Deus o livre!!! Se não quer usar o pedal de expressão arruma um pedalzinho qualquer que tenha o knob de volume e usa ele... dai você usa de booster. Num tem erro, aperto, volume sobe, aperto de novo volume desce!
    Mas esquece esse lance de mesa! Muito mais gostoso você controlar os seus baratos! Ou vai fazer que nem o Kiko Loureiro que o roadie dele que controla tudo eheheheheh!
    Deixa queto ne!
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como dispor duas guitarras em palco, em amps microfonados?