Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# jul/08
Boa tarde, pessoal! Segue abaixo algumas dúvidas que tenho em relação à configuração de captadores numa guitarra (no caso a minha):
1 - Sempre gostei dos humbuckers para drive, porém adoro o som dos single coils para guitarra limpa. Se eu usasse um stack, seria um bom meio termo? Sei que não ficará com a pauleira dum humbucker, mas melhoraria o drive "xôxo" que é característica dos single com distorção (amigos, não estou desprezando os single, é que a característica deles é o habitual "hum" e o drive mais leve)?
2 - Numa configuração H-S-S, poderia trocar o Humbucker por um Stack e conseguir esse meio termo que procuro?
3 - Numa configuração H-S-S o humbucker não "abafaria" o single do braço? Pergunto pois a potência de um humbucker costuma ser maior que a de um single, não? Tenho medo de cair para o cap single do braço e o som "sumir".
4 - Com um "stack" na ponte (ainda usando a configuração H-S-S e substituindo o humbucker por single) eu conseguiria harmônicos artificiais satisfatórios ou cairia na mesma que um single coil (respeitando a técnica e coisa e tal, é muito mais fácil dar um A.H com um humbucker que com um single coil)?
Valeu!
|
Penta_Blues Moderador |
# jul/08
· votar
Boa tarde!!!
Kleber Blacklock Como diria Jack, "O Estripador", vamos por partes... Esta é a minha opinião e, portanto, considere apenas como outro ponto-de-vista, ok? Vamos lá: O Humbucker que vc tem na ponte é um tradicional ou um Humbucker em formato Single? Sua guitarra está com espaçamento H-S-S ou S-S-S? Respondido isso, vamos ao que eu sugiro: 1- Dependendo da configuração do Cap, vc tem várias opções de ligação que lhe darão flexibilidade na hora de escolher o timbre que este Cap lhe proporciona. Ligações em série ou em paralelo, sliptar ou defasar o Cap trazem possibilidade e resultados diferentes quando o assunto é timbre. 2- Este meio termo pode ser alcançado dependendo das características que o fabricante observou no projeto do seu Cap. Mas como eu falei anteriormente não lhe dará flexibilidade; ou será um ou outro ou um intermediário que, de qualquer forma obrigará vc a escolher. 3- Vai depender da saída que o Cap do braço tem em comparação com o da ponte, mas em geral há diferença sim no volume de cada um, mas se bem escolhido o Set, nada que chegue ao ponto de uma diferença tão gritante. 4- Os harmônicos dependem das características construtivas do Cap. Para responder a esta pergunta, vc deve pesquisar junto a fabricantes as características oferecidas pelos vários modelos de Cap em conjunto com outros fatores que também têm influência no timbre de seu instrumento, como apoios e madeiras utilizadas na sua construção. O assunto é muito vasto e sugiro que vc estude e pesquise o máximo que puder para não se decepcionar com possíveis resultados ou acabar não utilizado tudo o que o equipamento pode proporcionar. Valeu!!!
|
Kleber Blacklock Veterano |
# jul/08
· votar
Penta_Blues Então, cara, eu tenho duas guitarras:
- 1 SX strato toda modificada, humbucker na ponte e no braço, defasagem e o diabo a quatro; - 1 Eagle com três singles originais.
A Eagle eu pensava em colocar uma configuração parecida com a SX, mas aí ficarei com duas guitarras com a mesma configuração. A idéia é algo mais potente que os singles, porém nada tão forte como os humbuckers, por isso pensei nos stacks que me dariam o som clean bem próximo aos singles, porém, creio eu, com drive seria algo um pouco mais potente que os singles. Valeu pelas respostas!
|