Review Cort evl k4

    Autor Mensagem
    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08


    Olá a todos, primeiramente gostaria de me apresentar; meu nome é Paulo, sou guitarrista a cerca de 2,5 anos e aprendiz de Luthier a cerca de 1,5 ano.

    Sempre li muito material deste fórum e agora gostaria de contribuir com a minha opinião.

    Apesar de não tocar a muito tempo, sou chato com timbres e sempre procuro tirar o melhor do meu equipamento, não vejo porque ter um timbre ruim só porque eu sou iniciante.

    Especificações e foto(não tenho câmera):

    Clique Aqui


    Sobre esta CORT, estou com ela a cerca de 1 ano, por isso tenho uma boa noção do que ela pode fazer, defeitos e vantagens e tudo mais, também tenho algum conhecimento de Luthieria para identificar defeitos, madeiras etc...

    Visual:

    Linda, quando vi na Playtech, nem acreditei no preço, 1050$(paguei 900 à vista) ela tem uns pentagramas como marcação, é toda pintada à seco, as bordas da escala são arredondadas e o hardware combina totalmente com o shape dela que, apesar de ser mais puxado para Stratocaster, tem a superfície escavada no estilo das Les Paul além de ter Cutways na medida certa e se acomodar muito bem ao corpo devido aos cortes laterais no estilo Fender. Nota 10 nesse quesito!

    Tarraxas:

    Não são ruins, apesar de não terem muita participação, pelo fato da Guita ter um sistema Floyd Rose.

    Madeiras:
    Inicialmente pensei que era de laminado, afinal o preço da Guita é relativamente baixo, não que isso seja ruim, tem guitarras de laminado com som ótimo, mas quando troquei a ponte original, vi com o auxilio do meu professor de Luthieria que realmente era mogno, não o brasileiro, aquele indiano mais clarinho...O som tem muito sustain e corpo.

    Braço:
    (Parafusado em Maple c/ escala de Rosewood, 24 Casas)
    Um dos pontos em que eu sou mais chato e seletivo ao escolher uma guitarra é o braço. Este é bem feito, fino e confortável semelhante aos braços das Ibanez Prestige, mais não tão fino como o de uma Jem por exemplo. A escala é bem feita com bordas arredondadas sem excessos de cola e marcação bem executada. Tive que dar uma ajustada nos trastes que não estavam 100% bem acabados, mas são de boa qualidade. Em fim, caiu como uma luva para mim e merece outro 10.

    Captadores

    Os captadores EMG são realmente ótimos, achava que eram captadores para um som moderno, mas eu estava errado, eles são muito versáteis mesmo; do vintage ao contemporâneo, dentro do possível é claro. A guitarra também vem com blindagem de tinta condutiva feita na fábrica o que garante um som com pouco "Hum"... Porém devo dizer que o circuito de fábrica é meio mal-feito, os pots são meio vagabundos e aquele capacitor não me convenceu além de ter solda porca em alguns lugares...depois que troquei tudo, ficou ótimo...

    EMG Braço(Hz H4-a)

    Som gordo e encorpado, com som limpo fica legal num jazz, mas grave demais para tocar outros estilos... Com distorção fica cremoso e bem definido, em frases lentas fica bem a lá Steve Vai e em frases rápidas só fica legal nas regiões mais agudas do braço. Adoro Fazer two-Hands com ele.

    EMG Ponte(Hz H4)

    Esse é o captador utilizado nas ESP japonesas do Alexi Laiho do COB, mas não se deixem enganar, ele é muito versátil. Responde bem aos controles de volume e com Chorus e Delay gera um Clean muito bonito estilo Wasting Love do Iron Maiden. Já com distorção, rasga bastante e fica ótimo em bases e solos, responde bem ao pot de volume, se você souber controlá-lo, o som "vai limpando" e com delays longos é possível fazer um som de violino.

    Ponte + Braço:

    Nesta posição, o som adquire as características dos dois captadores, fica encorpado e mais grave, porém definido e presente, lembra o timbre do Steve Morse com distorções mais leves como naquele álbum dele, Stressfest. Limpo, gera um som bonito para tocar acordes estilo Mike Stern.
    Dou 7, mas só por causa da parte elétrica mal feita, os caps em si, são nota 10.

    Floyd Rose:

    Eis aqui o ponto fraco desta guitarra: A ponte, ao menos a que veio com a minha guita, era péssima. Não segurava muito a afinação, e os pivôs eram super vagabundos de forma que quando se dava alavancadas para trás, a afinação da guitarra subia um pouco e só voltava ao normal quando se fazia uma alavancada para frente. Além disso as oitavas não regulavam...por mais que eu tentasse...cheguei a pensar em vender a guita mas graças a Deus não fiz isso...Como resolvi o problema? Comprei uma GOTOH Japa, fiz novas furações, troquei os pivôs e instalei a ponte e hoje não troco essa guitarra por nada, simplesmente não desafina! As oitavas estão perfeitas e a ação das cordas bem baixa.
    Em fim, a ponte original merece um 5, mais depois da Gotoh...Outra história...

    Conclusão:

    Foi a melhor compra que eu já fiz, gastei no total 1500 reais; 900 Na Guita, 420 na ponte e 200 reais no sistema elétrico novo e mais um lock-nut Novo. Esta é uma guitarra com excelentes madeiras e com poucas modificações ficou com som de guitarra profissional por um preço que convenhamos, não compraríamos nem uma Ibanez de nível médio com peças genéricas (falo isso com todo o respeito, não estou dizendo que Ibanez são guitarras ruins, pelo contrário são ótimas guitas).

    Emfim, Dizem que Cort não é guitarra para casar, mas eu casei com esta, não vendo nem troco e penso que ela é hoje, um dos melhores custo/benefício do mercado.

    Obs: Estou Esperando minha G9.2tt chegar aí eu posto sons dela junto com a CORT.

    Jio-kun
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bom review... :)

    Espero poder tocar em uma algum dia.

    []'s

    ragio.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    muito bom review ...
    to ateh pensando em comprar ela agora.

    vc sabe me disser se qual eh a melhor floyd a dela ou das edge-III da ibanez ??


    abraços
    ragio.

    john_joao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ótimo review...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    A Edge pro é melhor, mas eu ainda assim compraria uma Cort e instalaria um floyd Gotoh ou Schaller que vai sair muito mais em conta do que uma Ibanez, e no final das contas vai ser um instrumento bem mais completo.

    ragio.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    realmente a cort tah com os requitos melhores que a ibanez.

    cort - ibanez (RG370)

    madeira = mogno - basswood
    captação = EMG - Inf


    porem a unica coisa que eu não gostei foi esses pentagramas.
    =/

    abraços
    ragio.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert
    A única coisa que estraga nela pelo preço é o braço parafusado =(

    Excelente review!
    Espero um dia poder ter uma K6 ou uma X-th heheh
    abç

    Draccco
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Eu compraria uma se tivesse canhota =/

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    zaqueu_grunge

    Pois é, eu também prefiro guitarras inteiriças ou neck-trought, mas meu dinheiro não deu para uma X-th.

    ragio.

    Os pentagramas também não me agradam, prefiro uma marcação de bolinha de madrepérola igual as Fender.
    Dá a impressão que eu estou querendo dar uma de Satanista sei lá, e no fim eu ouço mais jazz, metal "satânico" eu nem ouço...No máximo um the number of the beast.

    Raizen
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert
    Os pentagramas também não me agradam, prefiro uma marcação de bolinha de madrepérola igual as Fender.
    Dá a impressão que eu estou querendo dar uma de Satanista sei lá, e no fim eu ouço mais jazz, metal "satânico" eu nem ouço...No máximo um the number of the beast.


    Os pentagramas não estão invertidos...então não tem nada de black metal aí não.

    Rod Turtle
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert
    semelhante aos braços das Ibanez Prestige, mais não tão fino como o de uma Jem por exemplo

    Mas cara as jem tem um braço mais grosso que as prestige (ridiculamente pouco,mas tem)

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rod Turtle

    Sério? não sabia.

    Mesmo pq até hj só testei a Jem 7v(é isso mesmo?) de um amigo meu...foi o melhor braço de guitarra que eu já ví, talvez a forma como ele foi construído me deu a impressão de que era mais fino...

    ragio.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Raizen
    Paul.Gilbert

    o pentagrama (normal - sem ser invertido), está ligado a religião wicca. que foi criada por um dos dicipulos de crowley ( sim o mesmo da musica do ozzy ) que foi um grande mestre do ocultismo.

    Wiki: pentagrama.

    e foi condenado pela igreja católica.


    muitas vezes eu toco na igreja ... e sou católico praticante e com muita fé.
    imagina eu chegar em esse guita na igreja..... o padre me dá a estremunção na hora. rs ....


    tem como mandar tirar os pentagramas sem danificar o braço ???


    abraços
    ragio.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Esses inlays de pentagrama são muito bem feitos, estão bem colados eu imagino que para tirá-los sem trocar a escala, seria necessário um tipo de escalope...Vou perguntar pro meu professor, amanhã eu tenho aula de Luthier.

    Quanto ao famoso Aleister crowley, não axo ele grande coisa não, li bastante coisa sobre ele inclusive poesias e alguns textos de pessoas que o conheceram e bom, não sei pq falam tanto desse cara. Inclusive o Bruce dickinson do iron fez um filme sobre ele...eu queria assistir.

    Fanderslash
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Eu estava querendo uma dessa,mas estava em dúvida entre essa e a Cort x11.

    Já testou essa Cort x11 também?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fanderslash

    Já testei sim cara, particularmente, gostei mais da EVL, pelo fato de ser de Mogno e ter caps EMGs.

    Fanderslash
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert

    Quanto a madeira eu até entendo mas acontece que as novas x11 também estão vindo com EMGs e minha era justamente quanto essa nova x11.

    Rod Turtle
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert
    É sim,só olhar no site da ibanez japa,é coisa de um milímetro,mas é mais grosso.

    Raizen
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ragio.
    O padre não terá a mínima idéia do que seria hehe. Outra coisa, o simbolo do pentagrama é pagão, veio dos celtas se não me engano.
    não tem nada a ver com o crowley.
    Wicca é coisa pra adolescente se rotular e dar dinheiro para quem for esperto.

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paul.Gilbert
    Porém devo dizer que o circuito de fábrica é meio mal-feito, os pots são meio vagabundos e aquele capacitor não me convenceu além de ter solda porca em alguns lugares...depois que troquei tudo, ficou ótimo...

    Kra,como saber se um pot. é ruim ou ñ?
    E outra coisa, pra dar essa "geral" na partee eletrica,vc usou os mesmo fios de ligação q vieram com a guitar? Se ñ, q tipo de fio vc usou?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Olá, desculpem o up, mais Minha G9 chegou e eu gravei alguns Sons...

    Segue o Link(2.67mb)

    Aqui

    Desculpem os erros, eu não tenho praticamente nenhuma experiência com gravações...

    Heaffy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    é eu tbm naum curto essa d pentagrama, parece um goticozinho qerndu parecer mal ¬¬, se tirar eles vai prejudicar a guita??

    Jandira
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Heaffy
    Fala amigão,

    Dá uma olhada nas datas dos tópicos, a gente costuma upar um tópico velho quando tem algo a acrescentar.

    Respondendo sua pergunta:

    Cara eu tenho uma Cort EVL-K4 e posso dizer que é um servico estético, na minha opinião inútil. Você vai precisar de um bom luthier para tirar esses pentagramas e ainda vai ter que preencher os buracos com alguma coisa, talvez um trabalho em madre-perola, que não vai ser facil, pois o pentagrama é pequeno e delicado, o luthier tem que ter uma mão cirurgica, provavelmente não vai sair barato o serviço.

    Esse lance de "gothicozinho querendo parecer mal" é a maior besteira, ainda mais tratando-se de um pentagrama que tem muitos significados, alguns "bons" e outros "maus".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Cort evl k4