Dúvida sobre Gibson Melody Maker

    Autor Mensagem
    Southern
    Veterano
    # jun/08


    estou indo para os estados unidos estas férias e estou pensando seriamente em comprar uma guitarra por lá, meu orçamento é de 500 dólares, vi as melody makers, que deve estar por volta de 370 dólares, no youtube e curti o timbre pra caramba.

    a dúvida é se a Gibson criu a melody maker pensando em fazer uma guitarra barata e porcaria, ou se ela pensou em fazer uma guitarra barata, com um acabamento super simples, mas com uma ótima qualidade.
    ou seja a MM é Gibson só no headstock ou na qualidade também.

    os vídeos que usei de referência de timbre foram esses dois:

    http://br.youtube.com/watch?v=an6NbcLIzmw

    http://br.youtube.com/watch?v=bybQn19EF34&feature=related

    muka gibson
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    sei naum kra


    mas essa guita eh feiosa

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Southern
    Cara, com US$ 500 vc compra uma SG studio usada, bem melhor que essa Melody Maker.
    Abç

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    axo que a melody maker é uma puta guitarra, e se vc prefere a melody, nao tem pq pegar uma sg por mais que seja uma exelente guitarra...

    agora se vc nao procura a melody maker por alguma caracteristica especial dela, e sim pq axa q ela vai ser mais barata ou algo assim, ai sim eu iria de sg...

    abraços

    Southern
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Southern
    · votar


    acho que o que eu tenho que fazer é testar mesmo.

    e falando nisso onde são os melhores lugares para comprar instrumentos tanto novos quanto usados em Nova Iorque?

    brandfbr
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: brandfbr
    · votar


    Cara, eu acho que tu deve olhar outras opções e fugir um pouco desse lance da marca cara. Pô, deve ter um monte de marcas diferentes que vendem guitarras nesta faixa de preço com sonordidades extremamente diferentes entre si, tem que testar bastante cara!!! Pega a maior loja de lá, e testa o dia inteiro (se tu puder) em dois amps diferentes as mais diferentes guitarras!!! aí sim tu vai achar a guita que é a TUA cara...

    Abraços

    EDIT:

    Testa essa:
    http://www.music123.com/Epiphone-Dot-Deluxe-Flametop-Semi-Hollowbody-E lectric-Guitar-512456-i1166291.Music123

    essa:
    http://www.music123.com/Gretsch-Guitars-Electromatic-Pro-Jet-with-Bigs by-511587-i1147134.Music123

    essas:

    http://www.music123.com/Tribute-by-G-L,Electric-Guitars-Guitars,300-50 0.Music123

    essa:
    http://www.music123.com/Tribute-by-G-L,Electric-Guitars-Guitars,300-50 0.Music123


    ENFIM!!!!

    Teste todas nessa faixa de preço para ver qual te agrada, e tu poder tomar uma decisão balanceada... Nao vai em gibson só pq é gibson, existem belas guitarras nesta faixa de preço.

    Southern
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    brandfbr

    valeu pelas dicas, mas semi-acústicas nem pensar, e quanto as outras eu estou dando preferência para single coils.
    estava pensando também em uma tele da fender.
    a propósito, eu toco blues, country e hard rock dos anos 70

    brandfbr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    COOOOOMPRA UMA TELEEEEEEE!!!!!!!!!!!!

    Eu tenho uma, tem aí no site, é uma squier, mas é top das top (captacao dunca designed) timbrão DU CARALEO!!! ainda mais que ela é HSS (mini hum no braço) dá uma testada nas nashville (se nao for muito cara) ela parece ser MUITO BOA!!!


    e outra... porque semi acustica não??? dá pra tocar tudo que tu falou aí de semi acustica.... deixa o tom fechado com um drivezinho pra um timbrão clapton e quando for tocar algo mais pesado dá uma reforçada nos drives, nao dá muito feedback á nao ser que tu vá tocar punk ou metal...

    (toquei numa dot da epiphone e me apaixonei, puta timbre....)

    Abraços

    Southern
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    o problema com a semi é que eu vou ficar só com a guita que eu for comprar por bastante tempo, e o dia que os retardados da minha banda resolverem toca trash ou death(espero que esse dia nunca chegue) eu to ferrado; e eu também estou querendo uma guita leve fina e confortável, o oposto de uma semi

    brandfbr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Meus pesames.... mas uma coisinha...


    Se não tá pensando em tocar thrash com uma tele de single né???

    errr... nao sei se fica muito... erm... bom... ehueueheuheueh

    mas dá pra tirar até uns VH se tu curtir, a única coisa que eu sinto falta as vezes é uma ponte tremolo, mas daí eu lembro que eu quase nunca tenho que afinar a minha, e aí o sentimento acaba e eu volto a ficar feliz...

    o dia que eu encher o saco eu compro um whammy ou ponho uma bigsby....

    Southern
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara, tou muito em dúvida entre a MM e a tele, é que eu curti pra caramba o timbre da MM nos videos, mas será que dá para confiar en video de demo?

    brandfbr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    OLHA!!! vou te dizer... eu particularmente se fosse de timbre de video iria ter comprado uma epipoca les paul... e te digo, nao seria uma má guitarra, mas eu acho que o legal é tu sentir o timbre saindo da guita cara... foi outra coisa quando eu toquei a tele... Lembro direitinho...

    A minha mae me fez tocar na guita, e eu nem pra ela né, achei que ia ser um som bem diferente achei que nao era o meu tipo de guita, daí eu toquei uns acordezinhos de susie q (nao a versao original, uma versao minha que é meio uma mistura de green river, é bem legalzinha até... e como eu tinha composto isso no dia anterior, eu tinha testado em todas as guitas antes, era sempre a primeira coisa...

    E o engraçado era que nunca saía certinho a intro inteira, sempre eu errava um pedacinho, nao sei se pq a musica era recente pros meus dedos, sla...

    Mas daí eu comecei a tocar nela e eu senti "puta que o pariu, que timbrão, e que braço confortável, nao errei uma nota da intro..."


    Foi um momento mágico...

    (saindo do mundo da lua....)

    Então meu, eu acho que tu tem que testar pra tu ter esta oportunidade cara, e não só um modelo de tele, testa varios, testa algumas strato, testa tudo tche, daí tu te dá a chance de achar a guita certa...

    ah... E quando tu vai pros EUA hein??? topa me trazer umas 10 mil palhetas??? euheuehueuh

    Abraços

    Southern
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    é, acho que só testando mesmo.

    topa me trazer umas 10 mil palhetas???

    não sei não cara, do jeito que os caras são neróticos em aeroporto lá, vão acha que eu tou contrabandeando uma nova droga em forma de palheta...

    o loka vai ser que lá eu vou ficar na casa de um amigo DJ/produtor(coitado, só faltou ser rapper) amigo do meu pai, e além do cara ter um estúdio na casa ele deve conhecer os melhores lugares pra comprar instrumentos.

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Southern

    Cara, eu já toquei na MM.

    Mas só para deixar claro: a Melody Maker tem um tipo de som TOTALMENTE diferente de uma Les Paul. Ela se parece mais com uma Tele do que com uma LP (mas é diferente de ambas). É provavelmente a guitarra mais simples da Gibson.

    Eu até que não achei ruim ela, é uma guitarrinha interessante. Mas não foi nada que me deixasse doido de vontade de comprar uma.

    Southern
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mas só para deixar claro: a Melody Maker tem um tipo de som TOTALMENTE diferente de uma Les Paul. Ela se parece mais com uma Tele do que com uma LP (mas é diferente de ambas).

    tô ligado, de les paul só o formato.

    É provavelmente a guitarra mais simples da Gibson.

    é isso que eu acho de tão legal nela.

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Southern
    cara tem varios tipos de Melody Maker tbm ne? vi uma na Krok Pop com formato de SG 2 captadores single e uma ponte como as maestro vibrotone

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    GIBSON - Guitarra SG Melody Maker '67 c/ Case
    Ta lá na seção de promoções no site
    www.instrumentosusados.com.br

    Leo-RJ
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    A SG da Gibson é mesmo superior à Melody Maker.

    Agora, existe alguma Gibson com braço mais fino? Acho a própria SG ou Les Paul Custom, da Epiphone, com braço mais fino que o da Gibson.

    Toque uma Epiphone SG 400 e achei-a ótima. Muito boa mesmo. Saberia se a série SG310 é também boa como a 400?

    Abraços!!

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Leo-RJ
    Nao deve ser tao boa quanto as G400 pois perde caracteristicas das SG originais, q tem o braço colado. A G310 da Epiphone tem braço parafusado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Leo-RJ
    Cara, as Gibsons Melody Maker eram guitarras baratas e existem várias séries diferentes delas, inclusive uma série com corpo em "shape" SG com captadores tipo single-coils como de strato, lisos; estranhíssimas!
    Essa que ele viu é uma reedição, e custa mais de US$ 500 e menos de US$ 900.
    Os modelos mais antigos são mais caros (chegam a custar US$ 2000!), mas creio que não vale à pena pegar uma dessas se vc não for colecionador ou guitarrista de banda "índie". As SG's são superiores à elas em todos os aspectos.
    Quanto a sua G400, é uma boa guitarra sim, e vale à pena um bom "up-grade" nela. Já as G310 são bem inferiores, inclusive tendo braço aparafusado e corpo em alder (não é compensado como a Special).
    Abç

    Iago
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    a Melody Maker eh uma guitarra minimalista, pra quem nao esta procurando muitos recursos, e um timbre totalmente diferente da praia Gibson normal.

    nao da pra comparar com uma SG ou LP, ja que a proposta (e captação) da guitarra é totalmente diferente: ser uma guitarra pra quem esta comecando e quer uma Gibson acessivel logo de cara, e como eu disse, quem nao esta procurando muitos recursos e um visual e timbres diferentes.

    o grande Rory Gallagher usou uma melody maker para slide um bocado nos anos 80.

    se tu gostou vai em frente e compra. nao tem isso de "SG é uma guitarra 100% melhor".

    1982
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    e ai Southern..
    É southern por causa de southern rock?
    entao cara... acabei de vir dos estados unidos e algumas dicas p vc...
    la a guitar center dominou geral... acabou com as lojas menores...
    e é um barato a loja.. vc escolhe a guitarra, escolhe o amp q quer, pluga e toca... nao precisa nem pedir p ninguem... no maximo uma ajuda tipo p ligar um amp ou pergutnar se tem algum modelo q tu nao viu...
    entao recomendo tu testar bastante... ja que la tu vai ter uma boa oportunidade p isso....
    outra coisa... eu conversei com um americano e ele me deu uma dica boa... o site da musiciansfriend... tal ligado? ele falou q p comprar coisas novas é o melhor lugar, pq acima de 100 usd o frete é gratis e nao tem as taxas... entao o preço fica mais em conta q na guitar center... entao ai vale testar na guitar center... ver o que curte... e encomendar via musiciansfriend... sai mais barato... (so olhe se eles tem a pronta entrega o que vc quer)
    para comprar usados va no craiglist da sua regiao ou mesmo ebay... mas o craiglist é melhor ainda... ai vc entra em contato com a pessoa e negocia... so tome cuidados basicos... cheque o serial number, sinta q é seguro... é um pouco mais arriscado... mas tem umas barbadas q sao demais... tipo ja vi o v-twin por 80 usd... fender americana por 500 usd... sgs por 550... tem muita coisa boa e barata...
    é isso ai cara... precisando é so dizer...
    valeu e boas compras...

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ja toquei em Melody maker, bom acabamento, sem falhas de pintura (que por sinal era um Open Pore show) braço confortavel, tocabilidade padrao de Les Paul/SG o P90 oferece um timbre medio, muito cheio, com um leve ruido caracteristico, nao é uma guitarra para metal claro, mas é excelente para rock em geral...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Gibson Melody Maker