Autor |
Mensagem |
Ignorante
|
# dez/02
Alguém pode me explicar o que é cada tipo de palhetada tipo Sweep Picking, Palhetada Alternada, Chicken Pickin etc....
|
herói
|
# dez/02
Eu tbm queria seber...
|
Errol
|
# dez/02
Sweep Picking
O sweep consiste em conservar o sentido da palheta. Por exemplo, para passar de uma corda para a outra, com palhetada alternada você tocaria para cima e para baixo ou vice-versa. Já com o sweep basta ‘’escorregar’’ a palheta para baixo ou para cima. O importante é manter a clareza, sem embolar o som.
A seguir vão alguns exercícios de escalas e arpegios para você praticar sweep. Comece bem devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos.
Neste exemplo comece com a palhetada para baixo e na hora de passar para a corda Lá (quinta corda) conserve o sentido da palheta para baixo. Para voltar faça o mesmo, só que agora para passar da corda mi (primeira corda) para a corda si (segunda corda) o sentido da palheta será para cima.
Escala G (Jônio)
I------------------------------5-7-8I
I------------------------5-7-8------I
I------------------4-5-7------------I
I------------4-5-7------------------I
I------3-5-7------------------------I
I3-5-7------------------------------I
Neste outro exemplo temos um desenho de tríade de Lá (arpegio de três notas) maior e menor. Para executar o arpegio, comece com a palhetada para baixo e ‘’escorregue’’ até a última nota com o mesmo sentido da palheta. Para voltar o arpegio faça o mesmo só que com o sentido da palheta para cima. Pratique com muita calma e atenção para na embolar as notas.
Tríade de Lá Maior
I-----------9-12-9-----------I
I--------10--------10--------I
I------9--------------9------I
I---11------------------11---I
I12------------------------12I
I----------------------------I
Tríade de La Menor
I-----------8-12-8-----------I
I--------10--------10--------I
I------9--------------9------I
I---10------------------10---I
I12------------------------12I
I----------------------------I
Lick do mês : Perpetual Burn de Jason Becker (00:30 - 00:36)
I----------3-8-3-7-4-------------------------3-8-3-7-4-------4-12-8-----------I
I--------5-----------5---------------------5-----------5---5--------10--------I
I------5---------------4-----------------5---------------4-------------9------I
I----5-------------------6-------------5---------------------------------10---I
I3-7-----------------------7-5-7---3-7--------------------------------------12I
I-----------------------------------------------------------------------------I
|
Errol
|
# dez/02
No heavy metal nós usamos a palhetada alternada geralmente em forma de riffs, além dos solos. É claro que para conseguirmos executá-la com perfeição temos que fazer alguns exercícios de articulação.
Essa primeira série de exercícios deve ser feita apenas com palhetadas alternadas começando para baixo, de preferência com metrônomo que é um acessório que faz a diferença falando-se em precisão.
Espero receber sugestões de todos vocês para os próximos assuntos e licks que querem ver nesse espaço.
Exercício 1 *
e:---------------------------------------0-0-0-0-|
B:--------------------------------0-0-0-0--------|
G:-------------------------0-0-0-0---------------|
D:------------------0-0-0-0----------------------|
A:----------0-0-0-0------------------------------|
E:-0-0-0-0---------------------------------------|
Exercício 2 *
e:------------------------------------|
B:------------------------------------|
G:----------------------------0-0-0-0-|
D:----------0-0-0-0-------------------|
A:-------------------0-0-0-0----------|
E:-0-0-0-0----------------------------|
e:----------------------------0-0-0-0-|
B:----------0-0-0-0-------------------|
G:-------------------0-0-0-0----------|
D:-0-0-0-0----------------------------|
A:------------------------------------|
E:------------------------------------|
Exercício 3 *
e:-----------------------------------------|
B:-----------------------------------------|
G:-----------------------------------------|
D:-------------------------0-0-0-0---------|
A:---------0-0-0-0-------------------------|
E:-0-0-0-0---------0-0-0-0---------0-0-0-0-|
e:---------------------------------0-0-0-0-|
B:-----------------0-0-0-0-----------------|
G:-0-0-0-0---------------------------------|
D:-----------------------------------------|
A:-----------------------------------------|
E:---------0-0-0-0---------0-0-0-0---------|
Outros exercícios que podem ajudar são alguns padrões modais.
O exercício a seguir está no campo harmônico de G maior e o formato é de 6 notas por tempo (Sextina).
G Jônio
e:------------------------------------------|
B:------------------------------------------|
G:------------------------------------------|
D:-------------------------4-5-7-4-5-7------|
A:-------------3-5-7-3-5-7------------------|
E:-3-5-7-3-5-7------------------------------|
e:--------------------------5-7-8--5-7-8----|
B:-------------5-7-8-5--7-8-----------------|
G:-4-5-7-4-5-7------------------------------|
D:------------------------------------------|
A:------------------------------------------|
E:------------------------------------------|
Am Dórico
e:------------------------------------------|
B:------------------------------------------|
G:------------------------------------------|
D:--------------------------5-7-9--5-7-9----|
A:-------------5-7-9--5-7-9-----------------|
E:-5-7-8-5-7-8------------------------------|
e:---------------------------7-8-10--7-8-10-|
B:-------------7-8-10-7-8-10----------------|
G:-5-7-9-5-7-9------------------------------|
D:------------------------------------------|
A:------------------------------------------|
E:------------------------------------------|
Bm Frígio
e:-----------------------------------------------|
B:-----------------------------------------------|
G:-----------------------------------------------|
D:-----------------------------7-9-10-7-9-10-----|
A:---------------7-9-10-7-9-10-------------------|
E:-7-8-10-7-8-10---------------------------------|
e:-------------------------------8-10-12-8-10-12-|
B:---------------8-10-12-8-10-12-----------------|
G:-7-9-11-7-9-11---------------------------------|
D:-----------------------------------------------|
A:-----------------------------------------------|
E:-----------------------------------------------|
C Lídio
e:----------------------------------------------------|
B:----------------------------------------------------|
G:----------------------------------------------------|
D:----------------------------------9-10-12--9-10-12--|
A:-----------------9-10-12--9-10-12-------------------|
E:-8-10-12-8-10-12------------------------------------|
e:----------------------------------10-12-14-10-12-14-|
B:----------------10-12-13-10-12-13-------------------|
G:9-11-12-9-11-12-------------------------------------|
D:----------------------------------------------------|
A:----------------------------------------------------|
E:----------------------------------------------------|
D Mixolídio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:------------------------------------10-12-14-10-12-14-|
A:------------------10-12-14-10-12-14-------------------|
E:10-12-14-10-12-14-------------------------------------|
e:------------------------------------12-14-15--12-14-15|
B:------------------12-13-15-12-13-15-------------------|
G:11-12-14-11-12-14-------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
Em Eólio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:------------------------------------12-14-16-12-14-16-|
A:-------------------12-14-15-12-14-15------------------|
E:12-14-15--12-14-15------------------------------------|
e:-------------------------------------14-15-17-14-15-17|
B:-------------------13-15-17--13-15-17-----------------|
G:12-14-16--12-14-16------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
F# (Meio Diminuto) Lócrio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:----------------------------------14-16-17-14-16-17---|
A:-----------------14-15-17-14-15-17--------------------|
E:14-15-17-14-15-17-------------------------------------|
e:-------------------------------------15-17-19-15-17-19|
B:------------------15-17-19--15--17-19-----------------|
G:14-16-17--14-16-17------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
Lick do Mês
Overture 1928 - Álbum Metropolis Part 2: Scenes From a Memory
Este lick está presente bem no começo da música, deve alternar todas as palhetadas começando pra baixo. Também é um padrão sextinado.
e:----------------------------------------------------|
B:--9-10-9-7------------------------------------------|
G:-----------9-7-6-9-7-6------------------------------|
D:-----------------------9-7-6-9-7-6------------------|
A:-----------------------------------9-7-5-9-7-5------|
E:-----------------------------------------------9--7-|
|
Errol
|
# dez/02
Chiken Pickin'
Chicken Pickin' is a term coined by country guitarrists to describe a certain expressive plucking technique. Some say it makes the notes "cluck", hence the term "Chicken Pickin'"
Steve Morse often uses this technique, in a varity of settings. He picks with the thumb, middle anf rings fingers of hir right hand while cuping the pick between the first and second joints of his right-hand index finger. The olucking sound comes from getting underneath the strings, grabbing them and popping them up.
|
Ngm
|
# dez/02
Quando se faz o sweep, é necessário se abafar as cordas com a mão direita mesmo, ou apenas tirar os dedos da escala após tocar já dá?
|
Anônimo
|
# dez/02
O QUE É CHINKEN PICKIN????????
|
Errol
|
# dez/02
Chicken Pickin' é uma mistura de palhetada e dedilado, é como se a palheta fosse o polegar...
Acho que não prescisa abafar Ngm, eu num abafo...
|
LOW-FI
|
# dez/02
Acho que o errol copiou em inglês e pra quem não entende fica dificil.
VOU COLOCAR OS TIPOS DE PALHETADAS:
- ALTERNADA : você alterna como você bate na corda: se a primeira foi pra baixo, a próxima é pra cima e vice-versa.
- SWEEP: a técnica usada para fazer arpejos, na qual você "varre", mantendo a posição da palheta: se é para baixo, é para baixo; se é para cima, é para cima.
- Sweep picking: a mistura das duas acima. Você vai alternando, mas quando vai mudar de corda, mantém a posição da palheta.
- Skip picking: Salto de corda.
- Pedal point (nota pedal e vários outros nomes): Leva em consideração uma nota que você não pára de palhetar enquanto vai tocando outras alternadas com essa.
- Baixo Pedal : é mesmo que o pedal point só que a nota que é repetida é mais grave que as outras executadas.
- Chicken picking: tocar a palheta junto com os dedos.Para obter-se o efeito, além da palheta, é necessário a utilização dos dedos (técnica híbrida), soando praticamente como um SLAP(Puxada na corda). É BOM deixar o Timbre da guitrra agudo pra realçar a técnica.Você prende a palheta no dedo indicador.
-TREMOLO :palhetar rapidamente uma nota de forma constante.
-RASGADO: Muito usado no Flamenco, de certo modo é como se fosse uma batida, você varre as cordas com o dedo mindinho para baixo como no arpegio, mas a diferença é que depois que vc varre com o mindinho,atras você já vem varrendo com o anular, depois com o medio, e depois com o indicador. E você pode tambem fazer de baixo para cima. Essa é foda fazer, haja treino.
SE ALGUEM TIVER DUVIDAS, EU COLOCO EXEMPLOS.
|
slider
|
# dez/02
kra num entendi muito bem o pedal point...
|
LOW-FI
|
# dez/02
vou colocar como exemplo de Pedal Point, um trecho da musica de Leyenda de Issac Albeniz, violonista que utilizava muito essa tecnica, adoro tocar essa musica, é um dos classicos do flamenco e por coincidencia esta aparecendo de vez enquando na novela das oito, e ela tocada como musica incidental na musica do Spanish Caravan do The Doors.
VEJA COMO A CORDA SOLTA "B" É REPETIDA, ELA É A NOTA PEDAL.
E||----------------------------|----------------------------|
B||----0---0----0---0---0----0-|----0---0----0---0---0----0-|
G||----------------------------|----------------------------|
D||------9---10---7---9--------|------9---10---7---9--------|
A||--7--------------------10---|--7--------------------10---|
E||----------------------------|----------------------------|
----------------------------|----------------------------|
----0---0----0---0---0----0-|----0---0----0---0---0----0-|
----------------------------|----------------------------|
------9---10---7---9--------|------9---10---7---9--------|
--7--------------------10---|--7--------------------10---|
----------------------------|----------------------------|
|
Cristina G.
|
# dez/02
ALGUÉM TEM DICAS DE EXERCÍCIOS PARA CADA PALHETADA OU CONHECE ALGUM SITE QUE TENHA?
|
Digao
|
# dez/02
Pegue um professor...
|