Fazendo case do zero

Autor Mensagem
    TheMarvado
    Veterano
    # mai/08

Galera, ontem comecei a fazer minha case...
    Vou tirar umas fotos hoje, da madeiras que usei, cortadas e medidas...
    Vou tentar postar todo o processo aqui... vai ser demorado...
    Espero que de bons resultados...
    E que no final voces tenham um material de apoio, aprendam com minhas cagadas, e usem as minhas dicas...
    Valew moçada... atarde to passando as primeiras fotos... do projeto e das madeiras... abraços...

Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado
    que no final voces tenham um material de apoio, aprendam com minhas cagadas, e usem as minhas dicas...

Caramba .. isso que é contribuição ... pena que já foi o esquema de reconhecimento por contribuição ... eu ia indicar vc, mesmo com menos de 1 mês (até a data dessa postagem) de FCC!!! hehehehe

Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado

Boa sorte cara!!!

E que no final voces tenham um material de apoio, aprendam com minhas cagadas, e usem as minhas dicas...

Eu tô querendo montar um case pra mim também,então esse material que você vai postar,vai ser de grande ajuda.

Apenas tenha cuidado pra não acontecer contigo o mesmo que aconteceu com o bioguitarmetal,que se machucou feio fazendo um case,nesse tópico ele fala sobre sua experiência:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/186515/

TheMarvado
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Eh cara... ja vi esse acidente muitas vezes...
    E por um acaso em casa tenhu uma cerra circular dessas... brutal...
    Vo tirar foto dela tb... e de como eu manuzeei ela..
    A parte perigosa ja passou, as madeiras tao cortadas...
    A tarde vo passar tudo pra ca.... fazer um arquivao de documentacao legal...

Koisa
    Veterano
    # mai/08
    · votar

O suspense ta me matando..

Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado

Posta ae pra nozes!

to curioso

TheMarvado
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Vo por sim... chego em casa 14h... dai almoço e tal... umas 15h as fotos ja devem estar aqui....

axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado
    tá mei atrasado XD

felippecg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

kd mano as fotos ??

TheMarvado
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Caramba... nao to conseguindo logar la em casa...
    Boto a senha e tal.. nao vai nem pagando...
    Mandei a senha pro email.. ta certinhu.. nao loga...
    Oq faço?

Aero
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado

Boa sorte com o projeto de case!
    Eu queria montar um, mas faltam pedais xD

Chicobg
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Chicobg
    · votar

Bom galera, aqui quem posta é o TheMarvado.
    Tive problemas com minha conta, nao consigo mais entrar com ela, por isso o atraso nas fotos... vamos la...

Primeira coisa que eu fiz, foi arrumar as madeiras e o forro, as espumas que irao dentro, pra proteger a guita....

Espumas:
    http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto06.jpg

Obs: Nao tenho foto das madeiras sem cortar, pois quando peguei a camera eu ja tinha cortado as bixa HAEhaEHhaEae, malz...

Uma parte muito importante sao as medidas, elas vao evitar muita dor de cabeça... veja como eu fiz...

As medidas da guitarra:
    http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/baixo_desenho.jpg

Medindo todas as dimençoes necessárias... essas medidas, a, b e c são as medidas da guitarra, exatas, milimetro a milimetro... sem sobre nenhuma...

Após isso voce precisa pegar a madeira que vai usar... e ver a espessura da bixa....

http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto08.jpg

A mesma coisa com o forro:

http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto07.jpg

No meu caso as medidas foram as seguintes:
    A guitarra, na medida "a" tem 34cm
    Na medida "b" tem 100cm
    Na medida "c" ela tem 10cm... *

* = Eh importante medir tudo que tem na guitarra, no meu caso, no me caso, nao possuo ponte, entao nao adicionei a altura pra ponte...
    Uma coisa muito importane na medida "c" é: Nao faça essa medida colocando a guitarra no chao e medindo ateh o ponto mais alto. Se voce fizer isso, a sua guitarra se apoará no braço, isso faz com que ele intorte com o tempo, e ja era sua guita, e sem guita, vc nao precisa de case, logo... perde tempo e dinheiro...
    Eu fiz da seguinte forma... Fui adicionando chapas de madeira, bem finas... no meio do corpo da guitarra, e apoando ela em cima, com as cordas pra cima... fui adicionando ateh q o braco nao relasse mais no chao, ou seja, todo o apoio esta no corpo, e nada vai forçar o braço... no final, eu tirei e a altura "a mais" necessária era quase a mesma a da espessura de uma tábua de carne...
    Entao vai ai a dica... pra voces nao fazerem cagadinha :)

É necessário medir a espessura da madeira que compoe a caixa, e da espuma ou forro que voce ira usar. No meu caso:
    Madeira: 1cm
    Espuma: 2cm

Os calculos para a primeira medida da madeira sao simples:
    (Medida da guitarra) + (2 x a espessura da madeira) + (2 x a espessura da espuma)
    Entao no meu caso ficou assim: 34+2.1+2.2 = 40
    Por um motivo de segurança, e evitar dor de cabeça mais tarde. fiz uma sobra de 2 cm... entao a primeira medida ficou 42cm....
    Essa sobra é boa, pois se estiver sobrando, voce pode cortar, lixar, ou ateh preencher com mais espuma, porem se faltar, voce perde a madeira, e tem que cortar outra...

O mesmo deve ser feito para todas as medidas da caixa... considerando sempre as espessuras da madeira e da espuma
    A unica excessao sao nas madeiras que farão a altura da caixa, elas nao precisa ser consideradas a expessura da madeira, pois as tampas serao colocadas em cima e em baixo, e nao estarao fazendo parte do volume (meio complicado, mas pensem um pouco que vao entender).

Agora o lance é cortar tudo... Eu recomento que peçam pra alguem cortar, algum marceneiro, eh coisa rapida, o cara nao vai cobrar muito... pois no cerrote eh MUITO mais trabalhoso, e na cerra eletrica eh MUITO, mas MUITO perigoso... eu pedi para meu pai cortar no caso, ele sabe mexer muito bem com isso, entao tem experiencia e ainda assim toma muitos cuidados, como esse:

http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto03.jpg

Parece exagero, mas nao é... ir com a mão na madeira que voce está cortando é pedir pra ser torado, na foto nao ta muito explicito, mas deve-se usar uma guia, para a madeira ir retinhu, e um apoio, caso aconteça alguma coisa, quem sofre é o toco e nao você...
    Cachorro, animais e criancaspor perto tb.. é pedir pra ser multilado... Entao a melhor coisa é voces pedirem pra alguem cortar... acreditem.. temos depoimentos no forum de pessoas que se acidentaram feio...

Com a madeira cortada a coisa ficou assim:
    http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto01.jpg

Soh colocando as peças nos lugares certos, para se ter uma ideia da caixa:
    http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto02.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v378/qtigerq/foto05.jpg

Por enquanto eu fiz soh a parte mais bruta galera, como eu nunca fiz, eh uma questao de artezanato quase... devagar e sempre, agora vou lixar as bixas, e montar a caixa fixa.... assim que tiver mais progresso volto aqui com novas fotos...

A ideia seriam os seguintes passos:
    Fazer a caixa de madeira;
    Fazer a armaçao dentro da caixa para a guitarra ficar firme;
    Preencher a parte interna com as espumas;
    Revestir por dentro com um tecido ou feltro;
    Emcapar por fora, material ainda esta sendo estudado, quem tiver dicas de com que eu posso revestir... manda ae...

Se pensarmos num todo, em todo o trabalho que vai dar, acabamos nem fazendo, pq nao eh facil...
    Temos q fazer por partes, que a coisa anda... quando vc menos esperar ta pronta...
    Nao tem aquela história de que uma jornada de 100.000 kilometros começa com um passo? então... maos a obra moçada...
    Abraços a todos, assim que tiver novidades to postanto aqui...

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Queria soh aproveitar e ver se algum admin nao pode resetar minha conta antiga, sei la...
    Valew

axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Chicobg
    cara, não entendo mto, mas não ficou mto alta a medida C em relação aos outros cases?

bom trabalho e boa sorte

BaNdAiD
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Chicobg

Cara, tenta ver o peso final disso! a madeira eh foda por esse aspecto!
    Mas o trabalho ta ficando muito legal, se eu tivesse as ferramentas, também faria um p mim!

Pra revestir, o mais usado é curvim, o mesmo dos amps!
    Mas o meu "sonho" é revestir um case com lona, o mesmo tecido dos tenis all star! de uma cor qualquer, amarelo, vermelho ou verde!!

edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar

To pensando em fazer um case de guita pra mim. Já fiz os de pedais, e peguei as madeiras na Leroy Merlyn (eles cortam tudo na hora).
    Depois é só comprar a espuma e mãos à obra.

Boa sorte aí...

bioguitarmetal
    Veterano
    # mai/08
    · votar

TheMarvado
    Boa sorte kra\, quero ver o produto final heim....
    pra revestir, c pode utilizar napa, curvim (acho q ficaria melhor...), entre outros...

Rafael do Baixo
    vlw por lembra ele kkkkk

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

axleWs

Pois é, ficou um pouco alto, entretando eu estou priorizando a segurança da guitarra, e a garantia de que seu braço nao se danificara... tentarei diminuir, caso seja possivel...
    Vou ver isso quando for lixar, dai vo por o forro e tal. e ver o quanto posso diminuir...

BaNdAiD

Pois é, o peso é outra questao que eu me preocupei, essa madeira que eu estou usando no caso, eh muito level e resistente, nao poderia achar coisa melhor, se eu fizesse com madeira mais pesada tava fudido, pq soh a guita pesa 6kg....
    O peso vai ser passado no final das contas tb..

bioguitarmetal

Realmente, nao tinha pensado na napa... vou dar uma olhada,
    Estou entre o curvim e a napa... vamos ver o custo/beneficio... :p

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Alo galaera, ontem eu fiz a caixa, pregada, colada e lixada.
    Diminuí algumas medidas, hj a tarde posto umas fotos pra voces verem como ficou...
    Aos poucos ta saindo :p
    Abraços...

axleWs
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Chicobg
    aguardando...

a ultima vez que vc falou "hj a tarde" demorou umas 20 horas, ueihieuheiue

abraços

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Chicobg
    aguardando...

a ultima vez que vc falou "hj a tarde" demorou umas 20 horas, ueihieuheiue

abraços

Sim, e voce pode ver que meu nome era TheMarvado...
    Nao sei oq aconteceu com a conta... perdi ela, nao conseguia logar....
    Tive que fazer outra, e ateh aprovarem essa nova, leva varias horas...
    Mas hj a tarde eu passo as fotos, a menos que me acabem com essa conta tambem....

gucrispim
    Veterano
    # mai/08
    · votar

e ae cara? to iniciando o projeto de montar uma pedal board pra mim! queria saber como aplicar as cantoneiras e perfis no case!!

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

gucrispim
    Cara.... cantoneiras sao as ultimas coisas que voce vai por, se preocupe agora com a base da case... madeira, forro, e tudo mais....
    Eu ainda n tenho as cantoneiras, estou fazendo primeiramente a caixa pra depois aplicalas...
    Tive alguns problemas na case, vou reformular umas coisas.... dai vo postar as fotos denovo...
    Abraços....

WeslleyGuilber
    Veterano
    # mai/08
    · votar

Chicobg
    Bom trabalho mano....gastou $$$$ quanto até agora?

PS.nao é importante mas, nao gosto cases...pra mim é um trambolhão...prefiro capa...

Chicobg
    Veterano
    # mai/08
    · votar

WeslleyGuilber
    Por enquanto nao gastei nada...
    As madeiras eu peguei numa loja de auto-peças de caminhao... as caixas que vem embalando as paraas, sao leves e fortes :p
    As espumas meu pai arrumou, de uma empresa de telefonia, que compra os aparelhos e todos vem envoltos por essas espumas...
    o resto eu ja tinha...

Eu vou gastar mesmo eh com o forro, e com presilhas, cantoneiras, dobradiças, esssas coisas...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fazendo case do zero