Modelos de Guitarra e Timbre

    Autor Mensagem
    AgSarola
    Veterano
    # mai/08


    Aqui e em vários lugares eu leio opiniões de guitarristas e "tocadores de guitarra" de que tal modelo de guitarra é bom pra tal estilo musical, que outro modelo já não se enquadra tanto em outro estilo musical. Chavões do tipo: Strato é versátil, timbre agudo. Les Paul é bom pra rock e blues, tem mais sustain, etc....
    Acho que isso não procede tanto, pois acho que o que importa mais em um instrumento é se vc se sente confortável e se é um instrumento de qualidade. O som, você com suas mãos é que define. Por exemplo: Bb King toca blues com uma Semi-Acústica, SRV com strato e Albert King com uma Flying V. Eric Clapton toca sou blues rock com strato mas no início abusou de Les Paul. E o que dizer de Zakk Wylde que usava Les Paul e agora toca quase sempre com os "modelos louco" da Dimme... enfim, o que acho é que não existe modelo definido pra tal timbre ou estilo musical. Existe sim, conforto, qualidade e o músico que toca. E vcs o que acham?

    Blackus
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    de novo isso...

    thebluesfell
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    AgSarola
    pois entao ...

    esses caras que mudam de guitarra..

    consequentemente mudam de timbre tbem..

    nao adianta

    strato tem timbre diferente de Les paul..

    quanto ao ser melhor pra tal estilo nao existe..

    o melhor é voce que escolhe..

    mas há o mais indicado

    o que a maioria opta em usar em tal estilo

    valeu

    Lak Lak
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    pra evitar ups desnecessarios, apenas votem no Blackus e deixem cair 8D

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O timbre não define o Estilo.

    Hansen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Lak Lak
    pra evitar ups desnecessarios, apenas votem no Blackus e deixem cair 8D

    Not Not, esse assunto sempre é importante. Se podemos ver milhares de tópicos do tipo "Qual guitarra comprar?", por que não podemos conversar sobre timbres? Isso ajuda muito mais do que G.A.S.

    Em tempo, acredito que o timbre e a pegada casam-se com o músico. Se o B.B. King tocar numa tele em um amp fender, vai parecer B.B. King, pois é a alma dele que faz os falantes vibrarem, e não a guitarra.

    AgSarola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Hansen valeu, eu tentei não ser repetitivo, abordar um assunto batido de maneira mais séria do que o comum por aqui.
    Sempre se pergunta por aqui qual tipo de guitarra comprar, muitas vezes se pensando não na qualidade do instrumento mas se o estilo de guitarra casa com o estilo de som, coisa que considero errado. Sempre se pergunta: Qual o som que vc quer tocar? Ora não importa, importa se o instrumento é bem construido isso sim. Só isso que quis propor, mas se a galera acha repetição de idéias não tem problema, deixem o tópico morrer heheh. abraço.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bom tópico!

    Tudo vai da questão de gosto de timbre de cada um... eu não gosto de timbre de strato pra metal, mas acho perfeito pra blues...

    Cada instrumento logicamente tem seu próprio timbre, e esses chavões como você citou realmente procedem!

    Strato e derivações: som mais agudo, menos sustain...
    LP, Flying V, Explorer: som velado e grave, muito sustain
    SG: som gordo, mas um pouco mais rasgado e aberto, com sustain intermediário

    Mas qual cada pessoa vai escolher para tocar, é totalmente pessoal!

    Pois temos caras como o Kisser que usam Strato pra tocar thrash metal, assim como você mesmo citou o Albert King que usa a FV pra blues, tinha também os caras do Lynird Skynird que usavam Explorer pra tocar aquele estilo deles, isso é do gosto de cada um...

    As características cada guitarra tem, e quem vai dizer se é boa ou não pra tocar tal estilo é somente seu ouvido =)

    Abraço!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O timbre não define o Estilo.

    Define sim... é exatamente 1 dos pontos que define o estilo - ou você vai tocar blues com timbre de thrash metal?

    A guitarra é que não define o estilo.

    Minha Fender tem cap Dimarzio Tone Zone na ponte exatamente para que eu possa passar por sons mais pesados sem problemas.

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    não é bem assim, uma fender + bassman o cara não vai tocar thrash nem a pau...

    dizer que o timbre vem só da mão é preciosismo

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Henrique S.

    Leu direito o que escrevi acima?

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nao é bem assim cara, do jeito que tu fala parece que só dá pra tocar blues com um timbre...

    BB King e gary moore (pra pegar o outro extremo)
    São iguais???

    Claro, que não dá pra tocar com um metal zone no talo, mas com um ds-1 no meio dá ;)

    assim como dá pr tocar limpão, depois eu escrevo mais, to com pressa hehe.

    Abraços

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nao é bem assim cara, do jeito que tu fala parece que só dá pra tocar blues com um timbre...

    Sim. Eu mesmo não disse isso... mas com timbre de thrash esqueça.

    Pode ser clean ou com um overdrive, enfim... um blues soará bem... e pode ser até com a Jackson do Dave Mustaine, basta ter bom gosto para timbrar.

    Hansen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    não é bem assim, uma fender + bassman o cara não vai tocar thrash nem a pau...

    dizer que o timbre vem só da mão é preciosismo


    Não o timbre, mas o estilo do cara.

    Por exemplo:
    Blackmore tocou no Deep Purple e no Rainbow. O estilo das duas bandas difere, mas se você analizar a pegada da guitarra, a expressão, verá que as diferenças diminuem.

    Falando em Purple, nos primeiros discos o Blackmore tocou com uma guitarra com Humbuckers, não lembro qual. Outra diferença é que ele utilizava amps fender no estúdio e ao vivo ele utilizava Marshalls, por contrato de patrocínio. Ele odiava os Marshalls, mas se você escuta Child in time de estúdio (humbuckers + fender) e escuta a versão dela no Made in Japan (já com Strato + Marshall), você sente a pegada do Blackmore, não a diferença no timbre.

    AgSarola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Não me referi ao timbre final da cadeia (ampli, pedal , guitarra, pegada do guitarrista). Me referi ao timbre da guitarra apenas. Acho que o timbre da guitarra não define o estilo que o cara vai tocar, só isso. Por exemplo não existe guitarra específica para um estilo de música específico... pois muitos aqui pedem dica de guitarra pois querem tocar rock, blues ou jazz... qualquer uma serve desde que esteja confortável e o instrumento tenha qualidade. Isto desconsiderando ampli, pedal.

    Henrique S. Não estou sendo preciosista. Dê uma fender para Zakk Wylde, pro Andy Timmons e pro Clapton. Cada um irá soar ao seu estilo, um mais pesado, outro mais melodioso.... Não estou considerando o ampli, e ainda pode colocar o mesmo ampli que cada um vai tirar um som diferente.
    Abrá!

    brandfbr
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: brandfbr
    · votar


    Vou ter que discordar em algumas partes.

    Nao vou dizer que é impossível, mas é muito difícil tocar thrash com uma guitarra semi acustica, devido suas limitacoes e da grande quantidade de feedback que seria proporcionado pelos caps de alto saída e a distorçao de alto ganho.

    Uma strato com 3 singles "tradicionais" causa muito ruído quando utilizada com distorções muito fortes, já uma les paul de 2 humbuckers muito menos.

    Acho que a tecnica da pessoa por trás do instrumento (não só a tecnica de tocar, mas a habilidade de alguem para equalizar, regular e etc) é EXTREMAMENTE importante, mas dizer que o instrumento nada influi é um certo exagero.

    Concordo que o estilo do guitarrista nada muda, vou me pegar por exemplo para nao gerar nenhuma polêmica: (assim ninguem pode me desmentir, euiehueheueuehu) Se me derem uma guitarra, um pedal de drive e um ampli, eu vou provavelmente modificar a equalização de modo que deixe algo mais parecido comigo, vou acabar mexendo o suficiente até achar um som semelhante a da minha tele, com pouco drive, e um twang (ta bom, talvez eu nao consiga o twang) no cap da ponte como faço na minha atual.

    Agora, mesmo se eu nao mudar isso, a minha maneira de tocar sempre permanecerá a mesma. Não é porque eu comprei a signature do robert cray que quando eu for solar num blues eu vou usar licks do cara, vou continuar sendo influenciado pelo bb king, buddy guy, clapton e srv mesmo se eu estiver com uma Ibanez signature do Steve Vai.

    É natural procurarmos regular nossos instrumentos para que tenha a mesma sonoridade de nossos "guitar heroes" mas chega uma hora que isso tem que parar. Chega uma hora que nós temos que nos dar conta que nunca chegaremos no mesmo timbre de um artista, até porque ele provavelmente não consegue repetir aquele memo timbre, pois mil e uma coisas modificam o som produzido.

    Resta a nós, pobres mortais, guardar nosso precioso dinheirinho e comprar Fenders/Gibsons/PRS/Ibanez/Jacksons e amplificadores valvulados para tentar chegar perto. (euheuehueheuhe)

    Abraço


    EDIT: OPA, me empolguei euheueheuheueh, escrevi demais...

    Blackus
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Outra diferença é que ele utilizava amps fender no estúdio e ao vivo ele utilizava Marshalls, por contrato de patrocínio. Ele odiava os Marshalls, mas se você escuta Child in time de estúdio (humbuckers + fender) e escuta a versão dela no Made in Japan (já com Strato + Marshall), você sente a pegada do Blackmore, não a diferença no timbre.

    Ele usava Vox no estúdio, e só nos 4 primeiros álbuns... Depois Marshall em tudo, até porque ele modificou o Marshall pra ficar o mais parecido possível com o Vox. Esse negócio de odiar Marshall é lenda, um cara com o gênio que ele tinha não ia usar algo que ele não gostasse.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Compre uma Variax e seja feliz!

    gucrispim
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface
    ótima solução! mas como os caras da GuitarPlayer americana disseram, ela perde a vibe de strato, les paul, entre as outras simuladas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modelos de Guitarra e Timbre