Autor |
Mensagem |
Bolo de laranja Veterano |
# mai/08
Bem,me surigiu a oportunidade de tocar um trio de jazz;
junto com a oportunidade,surgiu o desespero,pretendo gravar o ensaio daqui a 1 mês.
Meu primo toca com o francis hime,e vive comigo,e o baixista é um super amigo que toca jazz também.
Eu sou o mais novo deles,o que eu tenho de saber pra tocar jazz?
OBS:Os dois são EXELENTES músicos,formados.
Estou quase acabando meus estudos de harmonia com o livro do chediak e os de leitura com o do paul hindemith.
Alguém me ajuda,por favor!
|
eusebio Veterano |
# mai/08
· votar
Ouça Miles Davis, John Coltrane, Wes Montgomery. isso te dará a base.
|
makumbator Moderador
|
# mai/08
· votar
Bolo de laranja
Será guitarra, baixo e batera?
Acho que vc deve procurar acertar com eles um repertório inicial(para não ter que tirar 80 músicas da noite para o dia). Uma opção é baixar um desses real books, que tem melodia e cifras de standards de Jazz e escolher com eles. Não se desespere! Como recomendações, destrinche a harmonia de cada tema, pensando em escalas para improvisação, mas não ficando apenas no pensamento escalar, tente dar um sentido aos solos, ou seja, conte uma história com eles, que é muito melhor que ficar subindo e descendo escala. Outra coisa, é não focar o estudo apenas na improvisação e esquecer de tirar muito bem tirado a melodia dos temas e definir suas harmonizações e seu acompanhamento para solos do baixo ou bateria. Mais um detalhe é não ficar solando direto feito um alucinado, ou seja, faça trechos mais em acordes, outros em chord melody, outros em baixo e melodia, imite os comp de naipes de sopros de jazz...em suma, varie bastante. E não esqueça: Em jazz existe o cuidado com a dinâmica, portanto vc pode e deve brincar com os volumes das frases, e valorizar esse aspecto.
Eu toco contrabaixo acústico(além do elétrico e um pouco de guitarra) e participo como baixista de um trio de jazz aqui na minha cidade, mas no caso é o trio "clássico" de jazz, ou seja, piano, contrabaixo acústico e batera. Vai fundo que é uma maravilha tocar jazz em grupos pequenos, mas tem que ensaiar e estudar muito!
|
gucrispim Veterano |
# mai/08
· votar
Bolo de laranja Francis Hime é phoda! adoro ouvir ele com o Chico.
|
brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# mai/08
· votar
Bolo de laranja Ouça mto jazz e tire o máximo de temas q tu puder.
|
Bolo de laranja Veterano |
# mai/08
· votar
eusebio
Ouça Miles Davis, John Coltrane, Wes Montgomery. isso te dará a base.
Além disso eu escuto tom jobim,joe pass,entre outros.
Será guitarra, baixo e batera?
Sim.
Acho que vc deve procurar acertar com eles um repertório inicial(para não ter que tirar 80 músicas da noite para o dia). Uma opção é baixar um desses real books, que tem melodia e cifras de standards de Jazz e escolher com eles. Não se desespere!
Valeu!
Já tenho 3 músicas no repertório,giant steps,all blues e wave.
Achei um site só com partituras de jazz!
Como recomendações, destrinche a harmonia de cada tema, pensando em escalas para improvisação, mas não ficando apenas no pensamento escalar, tente dar um sentido aos solos, ou seja, conte uma história com eles, que é muito melhor que ficar subindo e descendo escala.
valeu!!!!
Outra coisa, é não focar o estudo apenas na improvisação e esquecer de tirar muito bem tirado a melodia dos temas e definir suas harmonizações e seu acompanhamento para solos do baixo ou bateria.
Poxa,não posso me esquecer disso,já arranjei um acompanhamento pra giant steps!
o tema inicial tocarei em chord melody!
(só não gravo porque quando aperto o rec fica um chiado insuportável)
Mais um detalhe é não ficar solando direto feito um alucinado, ou seja, faça trechos mais em acordes, outros em chord melody, outros em baixo e melodia, imite os comp de naipes de sopros de jazz...em suma, varie bastante.
Esse é o meu defeito,fico solando que nem um alucinado.
é isso que tenho de tentar!
mas valeu pela dica!
E não esqueça: Em jazz existe o cuidado com a dinâmica, portanto vc pode e deve brincar com os volumes das frases, e valorizar esse aspecto.
Eu toco contrabaixo acústico(além do elétrico e um pouco de guitarra) e participo como baixista de um trio de jazz aqui na minha cidade, mas no caso é o trio "clássico" de jazz, ou seja, piano, contrabaixo acústico e batera. Vai fundo que é uma maravilha tocar jazz em grupos pequenos, mas tem que ensaiar e estudar muito!
Pô,eu to estudando feito um condenado!
Enquanto aos outros membros eu não preciso nem me preocupar,eles são muito bons!!!!!
Vai ser o meu primeiro trio,toco faz 2 anos,tenho 13 anos.
gucrispim
Francis Hime é phoda! adoro ouvir ele com o Chico.
que legal,cara!
também acho!
Ouça mto jazz e tire o máximo de temas q tu puder.
Tô tirando uma porrada de tema e ouvindo muito jazz!
Mas assim,na hora do "vamos ver",como que fica?
|
Curly Veterano |
# mai/08
· votar
Bolo de laranja
jazz
|
Erotomania Veterano |
# mai/08
· votar
Ouça Pat Metheny também cara ! Tenho a discografia aqui e é MUITO foda.
|
MarcosBorba Veterano |
# mai/08
· votar
Acho q vc formulou mal a pergunta. Vc já deve saber jazz num eh? Se não souber ainda eh cedo pra entrar num trio. se já sabe, aprenda o máximo de músicas e aprenda a interagir com a banda, tocar em banda eh completamente diferente de tocar sozinho.
|