Como fazer tapping com 4 dedos?

Autor Mensagem
Kamus23
Veterano
# abr/08


Eu queria saber se tem algo na net ou se vocês do forum sabem algo sobre fazer tapping com 4 dedos, porque o tapping mais usado ( 3 dedos) eu faço...

Porque to tirando a musica do Van Halen - Judgement Day e o tapping dela é com 4 dedos, e eu tento fazer e nem o som sai parecido...

Alguem ai saber fazer esse tipo de tapping, que poderia me passar uma dica algo assim...

Agradeço desde já...

Abraços

Ch4p0L1N
Veterano
# abr/08
· votar


usa 4 dedos

hahua, nao tem jeito, temq treinar

mas não seria two hands?

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Ch4p0L1N

Tapping, two hands eu acho que são os mesmos, só muda o nome...

E tipo sei la o som sai estranho, tipo nesse tapping nessa musica do VH que citei o eddie usa cada dedo encima de cada corda, tipo cada dedo para uma corda diferente...

Então quando ocorre isso, pra ser fazer certo, você tem que pegar e só bater encima da corda, ou tem que fazer algo a mais, tendo em vista que não necessita eu acho quela empurradinha dos tapping comuns (mais utilizados)...

Megamedes
Veterano
# abr/08
· votar


Two hands usa as duas mãos inteiras (Nossa, sério?), tapping só uma um dedo [?] da mão direita.

é treinando mesmo, fazendo exercícios e tal. Fora isso não tem muito mistério.

Ch4p0L1N
Veterano
# abr/08
· votar


Megamedes
Two hands usa as duas mãos inteiras
necessariamente inteira não, se usar 2 dedos não é mais tapping

torresmo vermelho
Veterano
# abr/08
· votar


Kamus23

Compra um teclado.

Igor Martins
Veterano
# abr/08
· votar


Van Halen - Judgement Day e o tapping dela é com 4 dedos, e eu tento fazer e nem o som sai parecido...

Qdo. eu conheci essa música fiquei louco para aprender esse tipo de tapping, mas depois perdi o interesse, só aprendi nessa música.

Se o problema for a Judgement Day em especial, recomendo olhar o DVD "Live: Right Here, Right Now". Note q o EVH utiliza as mãos por cima da escala, abafando as cordas com o dedo mínimo da mão esquerda.

É uma técnica similar a que o Steve Vai utiliza na "Building the Curch"do "G3: Live in Tokyo", mas essa, eu particularmente, acho mais complexa.

É meio estranho de início, mas é uma questão de começar devagar, sabe abafar e ganhar força/coordenação nos dedos.
Com o tempo você vai chegar na velocidade desejada.

ZeeG
Veterano
# abr/08
· votar


Taca um compressor q ajuda.

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/08
· votar


Kamus23

Não conheço essa música,mas sei fazer tapping usando os 5 dedos da mão direita,então acho que posso ajudar em algo.

Um modo de estudar essa técnica,é ancorando o dedão de sua mão direita,atrás do braço do instrumento,igual o que se faz com a mão esquerda,com isso você conseguirá mais precisão e apoio pra tocar com os 4 dedos da mão em questão,principalmente com o dedo mínimo que é mais fraco e curto que os demais.

Porém vão existir casos onde o dedão vai ter que ficar apoiado em cima do braço do instrumento,geralmente ao se fazer isso,nós temos que mudar a posição da mão,nesse caso o dedão ficará apontando pra mão do instrumento,e o seu pulso apontando para a ponte dele (um pouco inclinado pra cima).

Mas nada impede que você use o polegar,sobre a escala abafando os sons indesejados.

Tente estudar escalas,tocando as mesmas notas nas mesmas cordas,com as duas mãos,mas em oitavas diferentes,uma nota de cada vez,obedecendo o mesmo padrão de digitação com as duas mãos (digitação de 3 notas por corda,4 notas por corda etc).

alfredmad
Veterano
# abr/08
· votar


Ch4p0L1N
necessariamente inteira não, se usar 2 dedos não é mais tapping
Corrigindo, tapping é a técnica em que usa o dedo da mão direita (não importa qual ou quantos) para fazer soar uma nota sobre a escala através de uma "batida". Ou seja, tapping e two hands é a mesma técnica com nomes diferentes, assim como escanteio e corner (o nome correto é corner kick) no futebol.

E quando se utiliza todos os dedos das mãos, tirando os polegares, esta técnica se chama Eight Fingers Style, embora continue sendo uma técnica de Tapping ou Two Hands.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


alfredmad

Ressuscitando o tópico.

Pessoal, tenho uma pergunta bem besta... Se eu utilizar a unha para o tapping, é errado? Vai ter algum problema se eu aprender assim? Pois eu de verdade, nunca consegui fazer sem as unhas, só batendo com a palheta mesmo, se não...

rasjr1305
Veterano
# nov/11
· votar


É errado sim, tem que ser feito com a ponta do dedo como se tivesse tocando com a mão esquerda. Tem varios tipos de tap, o tap que soa duas notas ( a do hammer e depois a do pulloff com o mesmo dedo que você fez o tap), você pode fazer o hammer e depois fazer um slide , pode ate fazer um bend com o tapping. Quem faz muito isso é o herman li, veja o solo da valey of the dammed e o solo final, tem tudo o que eu citei. Com a unha acho isso meio impossivel. Se você só consegue soar com a unha você pode estar colocando pouca força no dedo ou sua guitarra ta com o ganho baixo.

Filippo14
Veterano
# nov/11
· votar


nossa usa esses 4 dedos é tenso demais ahahahah

Guilherme Nau

é eu tambem acho q é errado sim é como o

rasjr1305

tem que fazer como se fosse coma mão esquerda, com as pontas dos dedos

Magrinho123
Veterano
# nov/11
· votar


acham que tapping com 4 dedos é difícil?
Pois bem, apresento-te então o brilhante guitarrista Fernando Miyata, que faz tapping com 6 dedos! 4 da mão esquerda + dois da direita!



Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Filippo14
rasjr1305

Pessoal, eu ja passei 2 messes fazendo isso. E pra sair um tap bom com a outra mão eu teria que dar um tap igual daqueles filmes em que o professor de artes marciais bate com o dedo no cara e ele dorme hehe..

Sério gente, sai mais perfeito com a unha do que com a ponta dos dedos. Parece que a minha guitarra não capta os taps com a ponta dos dedos "nua", só com as unhas...

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
O importante é fazer o som sair como você deseja, mesmo que não seja feito da maneira "tradicional".

Não sou muito bom de tappings, mas sempre uso a ponta dos dedos e não unha, acredito que deva dar diferença de timbre e de ataque das notas.

Se você pretende desenvolver a maneira "tradicional" (com a ponta dos dedos) o lance é ir treinando os movimentos devagar para que todas as notas soem claras. Aos poucos você vai desenvolvendo precisão, força e fluência (sem contar os calos nas pontas dos dedos) que vão fazer com que suas notas começem a soar conforme desejado.

Eu por exemplo não costumo usar esta técnica e toco muito em volumes baixos e com timbre limpo, o que costuma me dificultar a vida na hora de executar trechos com tapping. Mesmo assim com um pouco de treino eu acabo conseguindo um resultado "ma-o-menos", tenho certeza que se você treinar chega lá!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Pepe Le P
Se você pretende desenvolver a maneira "tradicional" (com a ponta dos dedos) o lance é ir treinando os movimentos devagar para que todas as notas soem claras. Aos poucos você vai desenvolvendo precisão, força e fluência (sem contar os calos nas pontas dos dedos) que vão fazer com que suas notas começem a soar conforme desejado.

Acho que esse é o problema, não ter calos hehe. Em cordas com maior calibre da escala eu consigo fazer sem maiores dificuldades. Mas quando eu pego lá em baixo na mizinha a coisa piora...

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Poisé...com dedos "fofinhos" fica ainda mais difícil!

Va treinando (se possível com metrônomo ou numa bt) e calejando a ponta dos dedos (sem exagerar!) que você chega lá!

Bonnerfl
Veterano
# nov/11
· votar


Parece que a minha guitarra não capta os taps com a ponta dos dedos "nua", só com as unhas...

uma das minhas guitarra é uma phoenix e eu aprendi a fazer tapping nela, duvido q sua guitarra tenha caps piores,

deve ser a falta de calos mesmo, mas tem uma coisa, q dedo vc ta usando pra fazer o tapping? pq vc tem q usar o q for mais confortavel, tem gente q usa o indicador outros o médio... a palheta mesmo só uso qndo vou tocar (tentar né....) uma coisa do satriani ou músicas do iron em q o adrian smith sola como caught somewhere in time e uma versão de the rime of ancient mariner do flight 666..

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Bonnerfl
uma das minhas guitarra é uma phoenix e eu aprendi a fazer tapping nela, duvido q sua guitarra tenha caps piores,

Nossa Senhora... to reclamando de barriga cheia então...

deve ser a falta de calos mesmo, mas tem uma coisa, q dedo vc ta usando pra fazer o tapping?

Mindinho....













médio po...

rasjr1305
Veterano
# nov/11 · Editado por: rasjr1305
· votar




Veja este video, acho que você pode usar a lógica seguinte, para tapping extremamente rápidos use a palheta ( ou unha !? por que não... ) como o sam. Para tappings mais técnicos use a ponta dos dedos. No solo em 3:40 o herman usa tapping com 3 dedos, inclusive da bend e slide com tapping !

Quanto a história do tapping não sair, veja se ele esta saindo com a guitarra desligada. Faz o hammer e o pull off e tenta escutar (o som da corda mesmo sem o amp). Se você conseguir o problema é uma configuração da sua guitarra. Pode ser caps, pode ser o ganho, guitar rig...

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


rasjr1305
Pode ser caps, pode ser o ganho, guitar rig..

Pode ser cordas "altas"? As minhas cordas tem 4 milimetros da escala e eu utilizo o GRX200 e o seu canal de drive. Creio que seja o drive man, porque no meu VST aqui do guitar FX os tappings saem bem nitidos.

rasjr1305
Veterano
# nov/11
· votar


Com corda alta tinha que sair mesmo que baixo. Abaixa elas, as vezes trasteja nos ultimos frets mas é extremamente melhor para tocar. Então, veja sua configuração.

sidguitar1
Veterano
# nov/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


vo ter q da uma fugida do topico, se o cara q toca com o japa do dragon force nao fosse famoso e fosse um anonimo como a gente, e colocasse algum video aqui ,é certeza absoluta q iam falar q ele nao tem pegada e q os vibratos sao muito ruins, o do japa nao fica muito acima tambem, faze oq ne, podem me apedrejar mas q e rui e heheh

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


eu costumo faser tapping com palehta mesmo, eu bato a palehta na corda de lado e puxo pra faser o pull off, sai mais alto e mais rapido, da pra faser solos bem rapido assim, msm que esteja errado, mas aí vai do gosto, depende do solo ou da sua commposição.

eu tb tenho o msm problema daí de cima, dedos da mão direita não estão calejados.

O amigo do meu pai ele era baterista duma banda aí a um tempo atras, uma banda até famosinha que ja tocou com o roupa nova. ele disse que o guitarrista da badna dele punha umas gotinhas de supor bonder (acho que é assim q escreve) nas pontas do dedo, akele liquidosinho de cola lá, pro dedo ficar como se fosse calejado nas pontas, com o tempo a cola sai. Será q funciona msm, algum de vccs ja tentaram?

Deco_ufrj
Veterano
# nov/11 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


querr aprender two hands? eu acho Heroes of Sand otima pra começar...



Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira
eu costumo faser tapping com palehta mesmo, eu bato a palehta na corda de lado e puxo pra faser o pull off, sai mais alto e mais rapido, da pra faser solos bem rapido assim, msm que esteja errado, mas aí vai do gosto, depende do solo ou da sua commposição.

Eu fazia parecido man, mas a palheta batia muito nas outras cordas aí ficava ruim.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Deco_ufrj
eu acho Heroes of Sand otima pra começar...

Haha, fazer esses tappings no clean é mais para um intermediário do que para um iniciante.

pulgadopc
Veterano
# nov/11
· votar


apresento-te então o brilhante guitarrista Steve Vai, que faz tapping com 6 dedos! 4 da mão esquerda + dois da direita!





Deco_ufrj
Veterano
# nov/11 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Guilherme Nau
Haha, fazer esses tappings no clean é mais para um intermediário do que para um iniciante.
mas ela é devagar... e é sempre melhor treinar primeiro no clean, se vc quer fazer direito... distorção mascara os erros... e eu sugeri a musica justamente pra aprender a tecnica... taca um compressor e seja feliz...

dps aprende essa aqui:


linha de guitarra dela:


hohohohoho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer tapping com 4 dedos?