Autor |
Mensagem |
Kamus23 Veterano |
# abr/08
Eu queria saber se tem algo na net ou se vocês do forum sabem algo sobre fazer tapping com 4 dedos, porque o tapping mais usado ( 3 dedos) eu faço...
Porque to tirando a musica do Van Halen - Judgement Day e o tapping dela é com 4 dedos, e eu tento fazer e nem o som sai parecido...
Alguem ai saber fazer esse tipo de tapping, que poderia me passar uma dica algo assim...
Agradeço desde já...
Abraços
|
Ch4p0L1N Veterano |
# abr/08
· votar
usa 4 dedos
hahua, nao tem jeito, temq treinar
mas não seria two hands?
|
Kamus23 Veterano |
# abr/08
· votar
Ch4p0L1N
Tapping, two hands eu acho que são os mesmos, só muda o nome...
E tipo sei la o som sai estranho, tipo nesse tapping nessa musica do VH que citei o eddie usa cada dedo encima de cada corda, tipo cada dedo para uma corda diferente...
Então quando ocorre isso, pra ser fazer certo, você tem que pegar e só bater encima da corda, ou tem que fazer algo a mais, tendo em vista que não necessita eu acho quela empurradinha dos tapping comuns (mais utilizados)...
|
Megamedes Veterano |
# abr/08
· votar
Two hands usa as duas mãos inteiras (Nossa, sério?), tapping só uma um dedo [?] da mão direita.
é treinando mesmo, fazendo exercícios e tal. Fora isso não tem muito mistério.
|
Ch4p0L1N Veterano |
# abr/08
· votar
Megamedes Two hands usa as duas mãos inteiras necessariamente inteira não, se usar 2 dedos não é mais tapping
|
torresmo vermelho Veterano |
# abr/08
· votar
Kamus23
Compra um teclado.
|
Igor Martins Veterano |
# abr/08
· votar
Van Halen - Judgement Day e o tapping dela é com 4 dedos, e eu tento fazer e nem o som sai parecido...
Qdo. eu conheci essa música fiquei louco para aprender esse tipo de tapping, mas depois perdi o interesse, só aprendi nessa música.
Se o problema for a Judgement Day em especial, recomendo olhar o DVD "Live: Right Here, Right Now". Note q o EVH utiliza as mãos por cima da escala, abafando as cordas com o dedo mínimo da mão esquerda.
É uma técnica similar a que o Steve Vai utiliza na "Building the Curch"do "G3: Live in Tokyo", mas essa, eu particularmente, acho mais complexa.
É meio estranho de início, mas é uma questão de começar devagar, sabe abafar e ganhar força/coordenação nos dedos. Com o tempo você vai chegar na velocidade desejada.
|
ZeeG Veterano |
# abr/08
· votar
Taca um compressor q ajuda.
|
Rafael do Baixo Veterano |
# abr/08
· votar
Kamus23
Não conheço essa música,mas sei fazer tapping usando os 5 dedos da mão direita,então acho que posso ajudar em algo.
Um modo de estudar essa técnica,é ancorando o dedão de sua mão direita,atrás do braço do instrumento,igual o que se faz com a mão esquerda,com isso você conseguirá mais precisão e apoio pra tocar com os 4 dedos da mão em questão,principalmente com o dedo mínimo que é mais fraco e curto que os demais.
Porém vão existir casos onde o dedão vai ter que ficar apoiado em cima do braço do instrumento,geralmente ao se fazer isso,nós temos que mudar a posição da mão,nesse caso o dedão ficará apontando pra mão do instrumento,e o seu pulso apontando para a ponte dele (um pouco inclinado pra cima).
Mas nada impede que você use o polegar,sobre a escala abafando os sons indesejados.
Tente estudar escalas,tocando as mesmas notas nas mesmas cordas,com as duas mãos,mas em oitavas diferentes,uma nota de cada vez,obedecendo o mesmo padrão de digitação com as duas mãos (digitação de 3 notas por corda,4 notas por corda etc).
|
alfredmad Veterano |
# abr/08
· votar
Ch4p0L1N necessariamente inteira não, se usar 2 dedos não é mais tapping Corrigindo, tapping é a técnica em que usa o dedo da mão direita (não importa qual ou quantos) para fazer soar uma nota sobre a escala através de uma "batida". Ou seja, tapping e two hands é a mesma técnica com nomes diferentes, assim como escanteio e corner (o nome correto é corner kick) no futebol.
E quando se utiliza todos os dedos das mãos, tirando os polegares, esta técnica se chama Eight Fingers Style, embora continue sendo uma técnica de Tapping ou Two Hands.
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
alfredmad
Ressuscitando o tópico.
Pessoal, tenho uma pergunta bem besta... Se eu utilizar a unha para o tapping, é errado? Vai ter algum problema se eu aprender assim? Pois eu de verdade, nunca consegui fazer sem as unhas, só batendo com a palheta mesmo, se não...
|
rasjr1305 Veterano |
# nov/11
· votar
É errado sim, tem que ser feito com a ponta do dedo como se tivesse tocando com a mão esquerda. Tem varios tipos de tap, o tap que soa duas notas ( a do hammer e depois a do pulloff com o mesmo dedo que você fez o tap), você pode fazer o hammer e depois fazer um slide , pode ate fazer um bend com o tapping. Quem faz muito isso é o herman li, veja o solo da valey of the dammed e o solo final, tem tudo o que eu citei. Com a unha acho isso meio impossivel. Se você só consegue soar com a unha você pode estar colocando pouca força no dedo ou sua guitarra ta com o ganho baixo.
|
Filippo14 Veterano |
# nov/11
· votar
nossa usa esses 4 dedos é tenso demais ahahahah
Guilherme Nau
é eu tambem acho q é errado sim é como o
rasjr1305
tem que fazer como se fosse coma mão esquerda, com as pontas dos dedos
|
Magrinho123 Veterano |
# nov/11
· votar
acham que tapping com 4 dedos é difícil? Pois bem, apresento-te então o brilhante guitarrista Fernando Miyata, que faz tapping com 6 dedos! 4 da mão esquerda + dois da direita!
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
Filippo14 rasjr1305
Pessoal, eu ja passei 2 messes fazendo isso. E pra sair um tap bom com a outra mão eu teria que dar um tap igual daqueles filmes em que o professor de artes marciais bate com o dedo no cara e ele dorme hehe..
Sério gente, sai mais perfeito com a unha do que com a ponta dos dedos. Parece que a minha guitarra não capta os taps com a ponta dos dedos "nua", só com as unhas...
|
Pepe Le P Veterano |
# nov/11
· votar
Guilherme Nau O importante é fazer o som sair como você deseja, mesmo que não seja feito da maneira "tradicional".
Não sou muito bom de tappings, mas sempre uso a ponta dos dedos e não unha, acredito que deva dar diferença de timbre e de ataque das notas.
Se você pretende desenvolver a maneira "tradicional" (com a ponta dos dedos) o lance é ir treinando os movimentos devagar para que todas as notas soem claras. Aos poucos você vai desenvolvendo precisão, força e fluência (sem contar os calos nas pontas dos dedos) que vão fazer com que suas notas começem a soar conforme desejado.
Eu por exemplo não costumo usar esta técnica e toco muito em volumes baixos e com timbre limpo, o que costuma me dificultar a vida na hora de executar trechos com tapping. Mesmo assim com um pouco de treino eu acabo conseguindo um resultado "ma-o-menos", tenho certeza que se você treinar chega lá!
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
Pepe Le P Se você pretende desenvolver a maneira "tradicional" (com a ponta dos dedos) o lance é ir treinando os movimentos devagar para que todas as notas soem claras. Aos poucos você vai desenvolvendo precisão, força e fluência (sem contar os calos nas pontas dos dedos) que vão fazer com que suas notas começem a soar conforme desejado.
Acho que esse é o problema, não ter calos hehe. Em cordas com maior calibre da escala eu consigo fazer sem maiores dificuldades. Mas quando eu pego lá em baixo na mizinha a coisa piora...
|
Pepe Le P Veterano |
# nov/11
· votar
Guilherme Nau Poisé...com dedos "fofinhos" fica ainda mais difícil!
Va treinando (se possível com metrônomo ou numa bt) e calejando a ponta dos dedos (sem exagerar!) que você chega lá!
|
Bonnerfl Veterano |
# nov/11
· votar
Parece que a minha guitarra não capta os taps com a ponta dos dedos "nua", só com as unhas...
uma das minhas guitarra é uma phoenix e eu aprendi a fazer tapping nela, duvido q sua guitarra tenha caps piores,
deve ser a falta de calos mesmo, mas tem uma coisa, q dedo vc ta usando pra fazer o tapping? pq vc tem q usar o q for mais confortavel, tem gente q usa o indicador outros o médio... a palheta mesmo só uso qndo vou tocar (tentar né....) uma coisa do satriani ou músicas do iron em q o adrian smith sola como caught somewhere in time e uma versão de the rime of ancient mariner do flight 666..
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
Bonnerfl uma das minhas guitarra é uma phoenix e eu aprendi a fazer tapping nela, duvido q sua guitarra tenha caps piores,
Nossa Senhora... to reclamando de barriga cheia então...
deve ser a falta de calos mesmo, mas tem uma coisa, q dedo vc ta usando pra fazer o tapping?
Mindinho....
médio po...
|
rasjr1305 Veterano |
# nov/11 · Editado por: rasjr1305
· votar
Veja este video, acho que você pode usar a lógica seguinte, para tapping extremamente rápidos use a palheta ( ou unha !? por que não... ) como o sam. Para tappings mais técnicos use a ponta dos dedos. No solo em 3:40 o herman usa tapping com 3 dedos, inclusive da bend e slide com tapping !
Quanto a história do tapping não sair, veja se ele esta saindo com a guitarra desligada. Faz o hammer e o pull off e tenta escutar (o som da corda mesmo sem o amp). Se você conseguir o problema é uma configuração da sua guitarra. Pode ser caps, pode ser o ganho, guitar rig...
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
rasjr1305 Pode ser caps, pode ser o ganho, guitar rig..
Pode ser cordas "altas"? As minhas cordas tem 4 milimetros da escala e eu utilizo o GRX200 e o seu canal de drive. Creio que seja o drive man, porque no meu VST aqui do guitar FX os tappings saem bem nitidos.
|
rasjr1305 Veterano |
# nov/11
· votar
Com corda alta tinha que sair mesmo que baixo. Abaixa elas, as vezes trasteja nos ultimos frets mas é extremamente melhor para tocar. Então, veja sua configuração.
|
sidguitar1 Veterano
|
# nov/11 · Editado por: sidguitar1
· votar
vo ter q da uma fugida do topico, se o cara q toca com o japa do dragon force nao fosse famoso e fosse um anonimo como a gente, e colocasse algum video aqui ,é certeza absoluta q iam falar q ele nao tem pegada e q os vibratos sao muito ruins, o do japa nao fica muito acima tambem, faze oq ne, podem me apedrejar mas q e rui e heheh
|
juninholiveira Veterano |
# nov/11
· votar
eu costumo faser tapping com palehta mesmo, eu bato a palehta na corda de lado e puxo pra faser o pull off, sai mais alto e mais rapido, da pra faser solos bem rapido assim, msm que esteja errado, mas aí vai do gosto, depende do solo ou da sua commposição.
eu tb tenho o msm problema daí de cima, dedos da mão direita não estão calejados.
O amigo do meu pai ele era baterista duma banda aí a um tempo atras, uma banda até famosinha que ja tocou com o roupa nova. ele disse que o guitarrista da badna dele punha umas gotinhas de supor bonder (acho que é assim q escreve) nas pontas do dedo, akele liquidosinho de cola lá, pro dedo ficar como se fosse calejado nas pontas, com o tempo a cola sai. Será q funciona msm, algum de vccs ja tentaram?
|
Deco_ufrj Veterano |
# nov/11 · Editado por: Deco_ufrj
· votar
querr aprender two hands? eu acho Heroes of Sand otima pra começar...
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
juninholiveira eu costumo faser tapping com palehta mesmo, eu bato a palehta na corda de lado e puxo pra faser o pull off, sai mais alto e mais rapido, da pra faser solos bem rapido assim, msm que esteja errado, mas aí vai do gosto, depende do solo ou da sua commposição.
Eu fazia parecido man, mas a palheta batia muito nas outras cordas aí ficava ruim.
|
Guilherme Nau Veterano |
# nov/11
· votar
Deco_ufrj eu acho Heroes of Sand otima pra começar...
Haha, fazer esses tappings no clean é mais para um intermediário do que para um iniciante.
|
pulgadopc Veterano |
# nov/11
· votar
apresento-te então o brilhante guitarrista Steve Vai, que faz tapping com 6 dedos! 4 da mão esquerda + dois da direita!
|
Deco_ufrj Veterano |
# nov/11 · Editado por: Deco_ufrj
· votar
Guilherme Nau Haha, fazer esses tappings no clean é mais para um intermediário do que para um iniciante. mas ela é devagar... e é sempre melhor treinar primeiro no clean, se vc quer fazer direito... distorção mascara os erros... e eu sugeri a musica justamente pra aprender a tecnica... taca um compressor e seja feliz...
dps aprende essa aqui:
linha de guitarra dela:
hohohohoho...
|