Timbre Yngwie Malmsteen

Autor Mensagem
Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


Atum Bluesman
Acho que o segredo é o ligar o pot de tone do cap do meio no da ponte e fechar um pouco, e trocar o capacitor por um de valor maior.

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus
Ahn?

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
o que?

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que o segredo é o ligar o pot de tone do cap do meio no da ponte e fechar um pouco, e trocar o capacitor por um de valor maior.
Explica ai?
fiquei curioso mas não entendi. =(

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus
Tipo, pra que serve essa ligação na prática e quais as conseguencias dela.

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
ah, o Eric Johnson liga o potenciometro de baixo no captador da ponte em vez de no do meio, assim ele consegue cortar os agudos do cap da ponte. Quanto ao capacitor dos pots, quanto maior o valor dele, menos agudo passa.

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Eu não curto muito o timbre do Eric Johnson.

O timbre dele parece que tacaram um cobertor em cima do amplificador, abafado demais.

Curto muito o timbre do sueco, especialmente dos primeiros discos, com menos distorção do que o atual.

Fellipe Quirino
Veterano
# abr/08
· votar


ZOOM 9002 PRO hehehhehe

Lak Lak
Veterano
# abr/08
· votar


eu axo o timbre do gordo meio gritante de mais as vezes, mas eh bem loco...

mas meu preferido eh o do blackmore, do eric johnson, e do steve morse

Gasoline
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
Já li em diversos lugares que o timbre dele (que eu acho maravilhoso também) é resultado de Strat + Marshall (50W no talo, e não 100W como normalmente pensamos) e o DOD250 post-pre-amp, e não na frente do amp.

O que eu gosto do timbre dele, é que de todos esses shredders, ele é o que toca com menos ganho, timbre menos comprimido, é bem natural, e soa bem orgânico.
E ainda assim toca tudo aquilo.

Claro, isso tudo sem contar, o fator "ele" no meio.

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline

Falou tudo...é muito mais fácil fritar com um som moderno, comprimido e sem dinâmica, como muitos new fritadores fazem por aí.

TakeN
Veterano
# abr/08
· votar


Além disso, sacam se tem alguma outra coisa?

acredito que as pulseiras exageradas e o vestuário cigano ajudam muito...
......................

ehehe brincadeira. tipo, eu acredito que o timbre é muito pessoal, tirando os equips realmente acho que o guitarrista consegue colocar sua personalidade no som ... nao sei o q q eh ... mas realmente axo o timbre muito individual...

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


TakeN

Concordo em parte, sem dúvida a técnica e personalidade do guitarrista são importantes, mas o equipamento faz MUITA diferença.

Não é a toa que cada guitarrista usa um set de sua preferência, ou então não haveria necessidade de se ter essa enorma gama de instrumentos, pedais, amplificadores, efeitos, etc....que existem no mercado

Pequenas nuances já alteram significativamente o timbre, como mudar a ação das cordas, aproximar ou afastar captadores, trocar potenciômetros, até trocar de palheta faz diferença...

TakeN
Veterano
# abr/08
· votar


Dr Jivago
com certeza... os equips são fundamentais... mas eu realmente axo uma parte do timbre vem do músico, talvez a linguagem corporal do artista... isso q é interessante, gosto de música por causa disso.
abraço!

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


Pelo que eu sei, os amplis Marshall 50w do Malmsteen nao possuem drive, como ele mesmo diz " eles possuem apenas um som grande".... o drive vem do pedal.... li isso em alguma entrevista dele..

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline
Sobre os de 50W eu até li ali, achei mais interessante do que comprar um de 100W hauhauahuah...
Cara.... eu sempre fiquei em dúvida de uma coisa... como se faz para por o pedal DEPOIS do amp, e não na ligação normal (Guitarra - Pedal - Amp)?

Mas então, pra mim, o Plexi ja era uma opção, mas eu to MUITO dividido. Ou pego um Head All tube... mas e pra tocar só em casa?
É volume demais ow... o pessoal daqui de casa ja reclama com um cubinho, quem dirá com um All tube. OU, tem como tocar com ele baixo também?

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


O Marshall Vintage não possue controle de ganho na seção preamp, logo para fazer as valvulas distorcerem (tanto do pré como do Power) é preciso tacar o volume no máximo.

Ainda assim, o ganho fica no máximo un crunch, aí você tem que usar um pedal de overdrive leve na frente do amplificador (entre a guitarra e o amp), com volume no talo e ganho de acordo com o nível de drive desejado.

O pedal em si gera muito pouca distorção mas ele ajuda a saturar ainda mais as valvulas do amplificador pelo aumento de volume (boost limpo) e, se for o caso, pelo próprio drive do pedal.

Se você analisar o timbre do malmsteen ao longo do tempo vai perceber que antigamente o timbre tinha menos ganho porque o overdrive era usado com muito volume e menos drive. Hoje em dia ele usa com volume e drive no talo e por isso o timbre atual é mais distorcido. Aliás o pedal dele, o DOD 308, é um DOD 250 (do inicio de carreira) com pouco mais agudo e ganho.

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Esse cara também tem um timbre muito bom. Guitarrista excelente mas pouco conhecido. Elogiado pelo próprio Malmsteen.

James Byrd
http://www.youtube.com/watch?v=-gASJA7naqM

guitartube
Veterano
# abr/08
· votar


Timbre do gordo é phoda. Eu posso atá não ser fã dele, mas ele toca bem e é impar no timbre.
O timbre dele é timbre de strato e é a mesma coisa tanto em um Marshal Stack como em um SS Fender Rock pro 1000.

flw!!!!!

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares

Parabéns Calanzares !

O video do YJM é estupendo. Belíssima escolha.

Por coisas como essas é que a Gorda Sueca está por cima da carne seca. É um Demi-God, merecidamente.

Não é para qualquer um dividir o palco com uma orquestra, como solista, ainda mais quando se sabe que foi ele que compôs os arranjos.

Pode até ter um tantinho de megalomania, mas é muito pior a situação do Vai, que resolveu fazer o mesmo, pois percebeu a grande jogada de marketing. Pena que o Vai não conseguiu nem ser original.

Ponto para o YJM.

Saudações.

Henrique S.
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares


ACHO que dai é colocando no loop, dai o pedal nao dá ganho no pré, ele passa esse estagio, mas não sei se esses amps vintage tem loop....

ah sobre o timbre do 'malstin' gosto bastante, é limpo, e sujo ao mesmo tempo, embora eu nao goste muito das musicas do mesmo heheh

Echo Delta
Veterano
# abr/08 · Editado por: Echo Delta
· votar


Os "timbres" do YJM variam muito, de álbum para álbum... mas o q o pessoal já disse está correto: entre os fritadores e assemelhados, é dos q tem o som + orgânico, embora carregado de drive.

E usa ação de cordas + alta...

Não sei se ele usa ponte "flutuante"... . EVH não... Vai/Chatriane sim...

Confere o timbre do piá com 19 anos em 1984... (comp. do youtube sux, mas em VHS fica ótimo)

http://www.youtube.com/watch?v=sj3ec2cCaJw

De equipo, recomendo comprar uma Fender YJM (mod. anteriores a /2005). Ela, REALMENTE, ajuda a soar como YJM. Das gtrs Signatures da Fender, é a q + vende... há anos. Merecidamente!

Depois, é só espetar num valvulado normal... com pedalzinho de drive bem transparente no meio.

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


equipo, recomendo comprar uma Fender YJM (mod. anteriores a /2005). Ela, REALMENTE, ajuda a soar como YJM
O que mudou de 2005 pra cá?

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/08
· votar


Eu não gosto muito do Malmsteen, só de umas duas ou três músicas...

Mas eu simplesmente NÃO CONSIGO criticar o cara... ele toca pra caralho e pronto.

E o timbre dele é foda, às vezes eu acho um pouco estridente demais... mas nas músicas antigas, como Black Star, é bom demais.

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


Echo Delta
Os "timbres" do YJM variam muito, de álbum para álbum... mas o q o pessoal já disse está correto: entre os fritadores e assemelhados, é dos q tem o som + orgânico, embora carregado de drive.

E usa ação de cordas + alta...

Não sei se ele usa ponte "flutuante"... . EVH não... Vai/Chatriane si


Caracas brou, tu soh falou besteira ai hein.....

Gasoline
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
Normalmente se utiliza o loop para ligar depois do pre-amp.
Ai o pedal fica entre o pre e o poweramp.
Não sei se esses Marshall que ele usa tem amp, uma outra alternativa, é ligar entre o head e a caixa, mas ai tem que ter MUITO cuidado, para não queimar nada (tal qual um atenuador de potência).

Mas tenho *quase* certeza que os amps do YJM tem loop. Até porque, normalmente ele usa re-edições (antigas, do inicio dos anos 80, eu acho) dos amps. Essas devem ter loop.

A questão volume/all tube, é que, para se atingir o timbre "ideal" desses amps, tem que estar com bastante volume, para o sinal saturar as valvulas e dar o som que estamos acostumados a ouvir.
Uma saida é um atenuador de potência, que permite que se abra todo o head, tendo menos da metade do volume saindo na caixa.
Dá uma pesquisada sobre isso.

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues

Caracas brou, tu soh falou besteira ai hein.....

???????????????????????????????????????

Qual a besteira ? Qual é a sua discordância ?

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline

Os marshalls antigos não possuem loop de efeitos. Existe o Marshall 1987X que é réplica do Plexi de 50W da década de 70 com loop de efeitos, mas esse amp não existia na época que ele gravou os primeiros albuns.

O pedal de overdrive vai direto no imput dos Marshalls. Segue aqui uma explicação muito interessante sobre isso:

http://www.legendarytones.com/boostingmystery.html

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


Zero Zen
1- timbre do malmsteen sempre foi a mesma coisa, a mesma coisa que os albuns dele, todos iguais.....

2- malmsteen usa acao alta nas cordas? ele usa 0.9 acao baixa e braco escalopado.....

3-Não sei se ele usa ponte "flutuante"... . EVH não...

Malmsteen usa strato vintage meu, floyd nem morto.... e Van halen nao usa ponte flutuante????? haUHAUua

Zero Zen
Veterano
# abr/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Leblues

Acho que você está enganado. Vamos por partes:

1- timbre do malmsteen sempre foi a mesma coisa, a mesma coisa que os albuns dele, todos iguais.....

Eu realmente não sei quais albuns do YJM você está comparando, mas as diferenças no timbre são bem evidentes, como por exemplo entre o Rising Force e o Marching Out e Trilogy.

Se você incluir na comparação os albuns do Steeler e Alcatrazz, cotejando-os com o Unleash The Fury, a diferença é gritante.

Bem isto é uma questão de ouvir e perceber, um tanto pessoal, suponho, que até comporta discordâncias e percepções pessoais diversas.

O restante não, pois são dados técnicos e você está "PURFA" (por fora), completamente errado !

2- malmsteen usa acao alta nas cordas? ele usa 0.9 acao baixa e braco escalopado.....

Por favor senhor LeBlues, se informe direito, leia a entrevista do YJM no link abaixo:

http://www.musiciansfriend.com/document?doc_id=92410&src=3SOSWXXA

Se você está certo, o próprio YJM está errado !

Veja as perguntas. Mesmo um inglês macarrônico permitirá entender:

Guitar.com: How are your guitars set up?

Malmsteen: I've used Fender Super Bullets for years now. I use a strange gauge —.008, .011, .014, .026, .036, .048. Throughout the years, I found that if the wound strings are too thin, it really affects the sound and you don't get that massive thick sound. But the high strings never sound better when they're thicker. The action on my guitars is very very high. Everybody thinks that since I'm playing those fast things, the action is low. But that is what I think makes the guitar sing — not the thickness of the strings — because it allows it to breathe more. I always tune my guitar a half step down, except for the jam in G3. For that, I was in standard tuning. I also use extremely heavy picks. I use Dunlop 1.5 mm, which they are so kind to make in white for me. If you buy them in the stores it would be purple.


3-Não sei se ele usa ponte "flutuante"... . EVH não.

Sinceramente, não sei se você possui algum instrumento com tremolo ou vibrato. De qualquer forma é bom que você tome conhecimento que você pode regular o tremolo de várias maneiras, seja permitindo que ele fique em balanço, para ambos os lados, permitindo subir e baixar a afinação ao acioná-lo, seja permitindo que ele apenas baixe a afinação.

Você pode, ainda, bloquear qualquer uma das ações, ou as duas, instalando "wood blocks" nas cavidades traseiras da guitarra, como fazem Eric Clapton e outros.

A isto se referiu o outro forista, não quanto ao uso de Floyd Rose, que evidentemente YLM não usa.

Leia novamente e entenderá.

Malmsteen usa strato vintage meu, floyd nem morto.... e Van halen nao usa ponte flutuante?????

Stratos Vintage? YJM usa stratos antigas, é verdade, mas não originais, pois troca desde a captação aos parafusos que fixam o braço, retirando os parafusos de madeira auto-atarraxantes e instalando buchas rosqueadas de latão no braço e utilizando parafusos com roscas de máquina. A parte eletrica é toda modificada. Fora isso, ainda troca o nut, os trastes e escalopa as escalas.

Vintage, só a madeira. hehehe Leia.

Guitar.com: Tell us about your stage guitars.

Malmsteen: It's all old stuff. My Strats are from '67 up to about '72. I just love the look and the look and the sound of those cream-white Strats with maple necks and the big headstock, like the Hendrix Woodstock guitar. They're all customized with very deep scallops and very huge frets. You can drive a train over the top of these things. They all have brass nuts. I like them because they don't wear out. The tremolo is stock. The pickups are DiMarzio HS-3 in the back, and the middle and front are YJM models, which are my own DiMarzio pickup. It's a single-coil sound, but it's a humbucking stack. It's very cool. I never really liked those double-coil things. You don't get as much attack in the guitar. And they're all four-bolt, as well. Even if they were three-bolt originally, I've had them redone to be four.

Guitar.com: Do you drill the fourth hole underneath the original three-bolt plate to keep it looking original?

Malmsteen: No, it's a regular four-bolt plate. But not only that, the four screws that hold in the neck are not wood screws, they're machine screws. Inside the neck there are reversed thread brass inserts that go into the neck. With the machine screws, it's as close to having a neck-through-body guitar, as far as sustain and steadiness. It's ridiculous. You can move the neck around on a stock Strat, but not on mine.


Certo de que colaborei com informações fidedignas e não disse nenhuma "besteira" deixo minhas...

Saudações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre Yngwie Malmsteen