Dicas para o estudo. [+Ajuda]

    Autor Mensagem
    Sgt. Eddie
    Veterano
    # abr/08


    Olá, como alguns sabem, comprei minha guitarra há uns 3 meses, toco desde novembro/07, e queria algumas dicas de vocês para estudar, treinar e etc, visto que fico 1hr por dia na guitarra tocando sempre as mesmas coisas (geralmente Reptilia, Sunshine of Your Love e Layla)

    Exercícios cromáticos = 0

    Alguém poderia me dar uma força para ajeitar isso daí?

    Sumerrew
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    puuuts cara eu passava horas tocando só reptilia
    q fase
    aeuheauaheuhaeuhaeu
    baixa o livro do Michel Top e faz os exercícios lá que vão te ajudar bastante

    Sgt. Eddie
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sumerrew
    puuuts cara eu passava horas tocando só reptilia
    q fase
    aeuheauaheuhaeuhaeu
    baixa o livro do Michel Top e faz os exercícios lá que vão te ajudar bastante

    Qual é o nome dele? Hehe, Reptilia é foda mesmo. Tã-tã, tã tã, tan!

    El Musicista
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    RESSUSCITANDO O TÓPICO PARA NÃO TER QUE CRIAR UM OUTRO

    É o seguinte... Gostaria de esclarecer uma(s) pequena(s) dúvida(s) com vocês.

    Graças a DEUS voltei a fazer minhas tão almejadas, desejadas, esperadas e sonhadas aulas de guitarra \o/, e tenho tido a oportunidade de treinar todos os dias.

    Quando eu não consigo fazer determinado exercício, abaixo a velocidade do metrônomo até chegar numa velocidade confortável, aí quando eu domino o exercício, vou aumentando gradativamente a velocidade do metrônomo.

    Aí vem uma dúvida. Existe alguma espécie de "limite", à partir do qual você abaixar a velocidade do metrônomo seu estudo se torna eficiente? Ou se fôr preciso deixar o metrônomo a 30 b.p.m., é melhor que assim seja feito? Ou é conveniente estipular um "limiar" (não abaixar o metrônomo mais que 60 b.p.m. por exemplo)?

    Outra coisa. Meu professor de guitarra me passou a harmonia da introdução da "Well dressed guitar", do Steve Morse. Ele me pediu que eu fizesse variações (colcheias, tercinas, semicolcheias) sobre essa harmonia (é uma música executada em salto de cordas, impressionante não apenas pela técnica, mas pelo sentimento que ela passa. Lembra um pouco de música erudita). OK... Peguei ela na segunda-feira. Comecei lá por uns 70 b.p.m. (péssimo na primeira vez em que a peguei para estudar). Fui treinando, começou a ficar um som limpinho, sem sujeira, com fluência e no andamento certinho)... Aumentei o metrônomo para 74 b.p.m. Nesse andamento fica legalzinho, mas um pouco sujo ainda e com algumas poucas notas engasgadinhas...

    É conveniente eu aumentar o andamento para 80 b.p.m.? Não sei se é porque só agora eu comecei a estudar com metrônomo (coisa que já deveria ter feito há tempos), mas parece que a mão "coça" por tocar mais rápido... Ou talvez eu esteja querendo ir com muita sede ao pote, uma vez que gosto de guitarra e busco a máxima evolução possível em pouco tempo.

    O que vocês me recomendam? Continuar nos 74 b.p.m. até sair "filé" mesmo, e só depois aumentar?

    Eu meio que "viciei" nesse exercício, porque além de ser uma música muito legal, notei que alguns vícios de postura começaram a ser corrigidos (forma de segurar a palheta, dedos da mão esquerda, etc.), e por isso, resolvi dar uma ênfase em meus estudos na introdução dessa música.

    É isso aí galera. Foi meio que um desabafo também, mas preciso de ajuda para poder crescer e evoluir.

    Forte abraço a todos! Fiquem com DEUS e até a próxima!
    :)

    gtrlv
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    El Musicista
    Aí vem uma dúvida. Existe alguma espécie de "limite", à partir do qual você abaixar a velocidade do metrônomo seu estudo se torna eficiente? Ou se fôr preciso deixar o metrônomo a 30 b.p.m., é melhor que assim seja feito? Ou é conveniente estipular um "limiar" (não abaixar o metrônomo mais que 60 b.p.m. por exemplo)?

    Cara, li um texto (não lembro onde) no qual o autor afirmava mais ou menos o seguinte: um exercício (ou peça musical) deve ser tocado tão lento quanto for necessário para que seu cérebro entenda o que está sendo feito. A partir daí é que se deve, aos poucos, ir aumentando a velocidade.

    Portanto, você é quem vai dizer (saber) qual a mínima velocidade para isso. Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem.

    Apesar de procurar seguir esse raciocínio, muitas vezes fico ansioso e quero aumentar logo a velocidade. Daí, percebo que estou perdendo mais tempo assim e resolvo diminuir o 'ritmo'.

    Bons estudos!

    El Musicista
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    gtrlv

    Valeu pela dica colega!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para o estudo. [+Ajuda]