Oitavas em um rg350

    Autor Mensagem
    fsfonseca
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fsfonseca


    Tem algum jeito de regular as oitavas de uma floyd rose de ibanez rg350 sem tirar as cordas? Porque ta foda, eu toco 1 música e a afinação da guita sobe, comparei a 19ª casa na 6ª corda com um harmonico na mesma, e o som do harmonico esta mais agudo, então eu tenho q por o carrinho pra trás?

    Edit: e pra afinar a das outras sem ser a 6ª e a 1ª, tem q dar o harmonico na 19ª também e comparar?

    rspx7
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    fsfonseca

    Ola, fui Luthier por 8 anos no Brasil a e na Europa.

    Sinto muito em lhe informar mas Floyd Rose é o tipo de ponte que mais da trabalho para regular. Não precisa tirar completamente as cordas mas tem que afrouxa-las até ficarem bem bambas e voce poder mexer no carrinho.

    Mas de qualquer modo, para se regular as oitavas de uma guita tem que ser com cordas novas. Corda velha não afina bem.

    O melhor seria levar num profissional, gastar um pouquinho mas ter a guita em ponto de bala. Faz muita diferença ter a guitarra em bom estado, inclusive para o desenvolvimento de um bom ouvido, fato que passa despercebido por muitos iniciantes. Vale a pena o dinheiro investido...

    Se voce quiser tentar mesmo assim, troque as cordas, afine a guitarra e dai tente a regulagem assim:

    Após ter afinado a guita inteira(com afinador), toque um harmonico na casa 12 (este é um harmonico sempre perfeito, mesmo que a guitarra estiver desregulada) e em seugida toque a nota de verdade, no mesmo traste. Se a nota verdadeira estiver mais alta que o harmonico isso significa que o carrinho esta muito proximo do 12º traste (por isso a nota esta mais alta) e deve ser movido pasra traz. Se a nota do 12º traste estiver mais baixa que o harmonico voce deve mover o carrinho para frente (em direcao ao braço).

    Realisticamente você não vai dar conta de fazer direito (desculpe a falta de fé em suas habilidades mas estou sendo honesto, 99% dos clientes que me traziam guitarras reguladas por eles mesmos tinham feito um mal serviço e gastaram mais no fim das contas...)

    Espero que isso ajude...

    Abraços

    fsfonseca
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fsfonseca
    · votar


    rspx7

    Entao, eu chego no luthier e peço pra regular as oitavas da minha guitarra? Só? Quanto custa +- isso?

    edit: só pra lembrar, que o problema é a afinação dela, fica subindo toda hora, toco 1 música, vou ver ja subiu toda.. e troquei as cordas sexta-feira, ou seja, cordas velhas não são.

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    fsfonseca
    se tah assim pede pra ele regular a floyd e as oitavas se tah perdendo afinação assim tem algo errado na regulagem...

    rspx7
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    É bom já mandar dar uma regulada geral, é o que eu faria.
    Assim o cara já vê qual é a causa dessa desafinação toda pois o lance da oitava não tem a ver com isso. Se a oitava da sua guitarra está desregulada o que acontece é que as notas das casas mais altas soam desafinadas.
    Se a sua guita desafina a cada cinco minutos o problema é outro. Pode ser tarracha, pode ser a ponte toda e, com todo respeito, pode ser você. Pode ser até o braço ou a trava...

    fsfonseca
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rspx7

    Porque pode ser eu? u.u

    rspx7
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rs, foi mal, não quis ofender.

    Por vários motivos. Um deles é quando ao afinar a guitarra, dependendo de como voce o faz as cordas podem "segurar" mais a afinação ou desafinar mais facilmente... Ou de como voce trava as cordas, ambos na ponte e na trava do começo do braço. Ou...

    fsfonseca
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rspx7

    Aah, intendi hehe, nao se preocupe, nao me ofendi nao.. então, to pensando em manda regular as oitavas tal, quanto custa esse serviço mais ou menos?

    rspx7
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Uma boa dica para quando você levar a guitarra para um luthier é tocar na frente dele, você mesmo, e mostrar o que acontece, na hora. Assim o cara tem a melhor idéia possivel do problema e suas causas...

    rspx7
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    não faço idéia do preço...

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    fsfonseca
    preço e mt relativo depende da sua região e do luthier ñ tem preço tabelado ñ

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oitavas em um rg350