Colar neck? Ou fazer do zero?

Autor Mensagem
    1up
    Veterano
    # mar/08

Ola galera, bom, vou direto ao assunto...
    Tennho uma guita que gosto muito mas ela tem braco colado e floyd eu acho que ela poderia ter mais sustain, eh possivel um luthier COLAR, o braco dela, de forma que fique NECK THROUGH?
    (um neck true xD)

assim, so colar, ou entao quem sabe cortar o corpo da guitarra ao meio e fazer um espaco para um braco de ponta a ponta?
    (Elas tem corpo de basswood, talves seja alder americano pois eh uma madeira clara se nao me engano)

Existe algum meio para isso?
    Ou era melhor fazer uma guitarra do zero?

Se for o caso, que madeira voces me recomendariam?
    O fretboard se fosse isso, eu queria que fosse uma madeira que vi uma vez, bem escura, praticamente preta, para o fingerboard,
    para as marcacoes um tipo de madeira, nao sei bem ao certo, mas que brilha clorido feito pedra, alguem sabe qual eh?
    E para o corpo?
    Que madeira a MELHOR? Nacional?

Eh que eu estou desenhando um modelo de guitarra, e se eu for ter que mandar fazer uma, ja quero ir programando e talz...

Obrigado desde ja, at+

B.Frusciante
    Veterano
    # mar/08
    · votar

O lance das neck-trough é justamente que aquela parte do centro junto com o braço é feita de UMA PEÇA SÓ(sem contar com a escala).

Se você cortar em 3 partes o corpo da guitarra e colar a parte do meio com o braço vai acontecer simplesmente...

...nada.

Na melhor das hipóteses o som vai ficar meio xoxo por ter separado o corpo. De brincar pode até perder sustain por causa disso.

MANFREDINI
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: MANFREDINI
    · votar

Se for o caso, que madeira voces me recomendariam?
    guitarra de jacarandá envelhecido naturalmente por 300 anos, sem braço colado, faça uma aguitarra maciça, corte a madeira do corpo junto com a do braço, coloque uma pode fixa captadores PAF e SD tarraxas Gibson, marcação e todos os detalhes do acabamento em madreperola... (estou brincando gente hehe)

a cara, compra um guitarra que te agrade, venda a sua se for o caso, ou mande fazer uma em um bom luthier, de mogno ou alder (corpo de 2 ou 3 partes maciças, se for de três partes, metade da guitarra tem que ser de uma peça) e com escala em rosewood ou maple, braço colado de mogno ou maple, escolha um modelo legal, uma ponte legal, tudo de sua preferência, tem tantas opçõs, captadores GFS, Malagoli, Gibson, DiMarzio, é muita coisa, pesquise, pesquise, pesquise, depende do som que você quer também

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Entao, deixa eu explicar.
    Eu estou desenhando uma guitarra, correto?

Primeiro, foi justamente o fato de que eu tenho 0.5% de chances de achar uma guitarra que me agrade, galera ja procureim comprei o melhor que eu pude, me agradou na verdade, mas agora eu estou pensando em uma outra etapa, com uma guitarra de um outro nivel.
    Isso nao eh pra semana que vem eh coisa de meses provavelmente...

Importar uma guita, sem condicoes...

Entao como ja procurei e nao achei uma guitarra que me servisse, eu resolvi desenhar minha propria guitarra, eu ja sei as medidas, os captadores, eu so nao entendo bem da madeira foi por isso que perguntei... alguem sabe que madeira e essa super escura para o fretboard?
    Sabem a madeira flame maple?(usada em braco, nao sei se em corpo)
    Existe alguma outra madeira, nacional de preferencia, equivalente a flame maple?

Obrigado mais uma vez pelas respostas

nao sei
    Veterano
    # mar/08
    · votar

1up
    As madeiras escuras pra escala são Ebony e Rosewood (Jacarandá).
    O maple seria aquela mais clara que é usada com seladora, normalmente vista em algumas strato.

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

B.Frusciante
    Acho que vc nao leu direito...
    Voce disse cortar em 3 partes e colar o braco!

Eu disse:
    Manter o corpo intacto e colar o braco OU separar o corpo e 2 partes e fazer OUTRO braco MACICO (foi isso que quis diz com de ponta a ponta) passando pelo meio do corpo.

nao sei
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Ah, sobre outra madeira nacional, não sei informar.

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

nao sei
    Acho que pode ser ebano, mas nao rosewood pq eu tenho rosewood, e nao sei se esta muito suja ou eh da madeira, mas sempre que pano um pano amarelo ele vira marrom hehehe

A outra, que acho que deve ser ebano mesmo como vc disse...
    vou postar uma foto desse fret board, vc vai ver, ele eh 50 vezes mais brilhoso, a textura eh mais lisa, deixa eu achar a foto...

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

http://img405.imageshack.us/img405/2548/picture1273fz4.jpg

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Existem luthiers que enviam para outros estados?

Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar

1up

Meu caro. Você enlouqueceu ! Brincadeirinha!

O que você planeja é o mesmo que rasgar dinheiro.

Se sua guitarra for boa e cara, você vai destruí-la e desvalorizá-la.

Se sua guitarra for ruim e barata, você vai por um monte dinheiro em cima de nada.

Guarde a sua guitarra e faça outra do seu gosto, ou então, venda ela.

Fique atento ao fato que guitarras de luthier podem ou não te agradar. As vezes são feitas com muita atenção a detalhes, com medidas que te satisfazem, hardware e captação escolhidas a dedo, MAS por uma razão ou outra não timbram como era planejado.

Simplesmente pelo fato que as madeiras e os captadores se inter-relacionam, assim como com o método construtivo. Soam de uma forma numa guitarra e de forma diferente em outra.

Em Tempo: Uns reparos

BOLT ON = Braço aparafusado

SET IN = Braço colado

NECK THROUGH = Braço Integral (literalmente braço através "do corpo")

Obs: Nem sempre um braço maciço é a regra ou mesmo recomendável. Nas Fender em maple isto é bastante comum, inclusive com a escala fazendo parte integral do braço.

Outros fabricantes, visando uma maior estabilidade o braço, fazem-no composto com 3 ou 5 peças de madeira no sentido do comprimento, para neutralizar possíveis tensões que uma peça única poderia apresentar ao envelhecer. As Ibanez Artcore, Carvin, Alembic, Yamaha e tantas outras usam este método em alguns de seus modelos.

Você pode ver com clareza o processo construtivo na Guitarra Icone do OZIELZINHO, em vídeo a disposição neste Forum e na pagina do próprio.

Boa sorte no seu projeto.

Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Sem dúvida mandar fazer outra guitarra.

Fazer todo esse trabalho na guitarra, seria praticamente fazer uma nova guitarra, mas ela ainda ficaria nos moldes da antiga. Ou seja, você pagará por um trabalho de fazer uma guitarra nova, mas terá ainda em mãos a guitarra velha "modificada".

Pra definir boas madeiras, isso é muito pessoal, depende muito do timbre que você quer. Essa escala acho que é de ébano, madeira africada. Mas você pode tingir uma outra madeira escura como o jacarandá caso a cor dela natural não satisfaça.

De uma olhada nas madeiras das guitarras que tem o timbre que você gosta, toque com a guitarra desligada pra não ser enganado por som de captadores e amplificador.

Não aconselho a pedir pra enviarem a guitarra de outro estado, pois pra mandar fazer uma guitarra, acho melhor você conversar frente a frente com o luthier e conhecer outros trabalhos dele.

Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # mar/08
    · votar

E tambem você pode usar mais de uma madeira para o braço, por exemplo, 2 com timbres diferentes para se obter um intermédio entre os dois.

MANFREDINI
    Veterano
    # mar/08
    · votar

a, compre uma Gibson, parcele pro resto da sua vida e seja feliz =)

Henrique S.
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Faca uma guitarra nova, se precisar de ajuda sobre algum detalhe, e so falar...

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Zero Zen
    Fabio Camilo de Souza

Caras, entao, valeu muito suas repostas!
    Realmente eh algo que requer extrema responsabilidade,
    eh deveras complexo dar vida a uma guitarra , =)

Mas entao, eu ja decidi mesmo que nao vou mexer na minha guitara, mo maximo vender ela se for necessario.

Eu fiz um esboco da guitarra nova agora mesmo,
    pra vcs terem uma ideia do q eu to querendo...
    Ficou um pouco bizarro mas eh mais ou menos essa a ideia, a pincipio, tenho alguma outra coisa em mente mas como eu disse, a principio seria isso aqui:

http://img107.imageshack.us/img107/2791/8080014pu1.jpg

A madeira do fret board ja esta decidida, eh essa ai ebony mesmo, creio que seja , eh a dafoto que postei ali em cima de qualquer forma...

O ponto de partida eh a sustentacao, ao mesmo tempo eu quero um timbre pesado, com uma certa personalidade, nao um timbre magro apagado...
    Pq eu gosto por exemplo, de harmonicos artificiais, veja a diferenca de um harmonico em uma guitarra com ponte movel e bolt on para uma inteirico com ponte fixa...

Mas eu quero ponte movel ainda assim...

Vou tentar pesquisar, gostaria de saber mais a respeito de como a construcao de uma guitarra com braco inteiro inlfui no timbre, a escolha da madeira etc...

Valeu as respostas

Edu1974
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Só pra saber: qual é a sua guitarra atual?
    Acho difícil acreditar que vc não ache no mercado uma guitarra que te agrade e que não seja mais barata do que mandar fazer a guitarra que vc está planejando.

Ficou um pouco bizarro
    Bota bizarro nisso!

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Edu1974

Pois eh cara, eu toco com uma bc rich, tambem penso um pouco nisso, de ir e comprar uma em loja, ou mesmo na net...

Estou querendo finalizar meu set pra ficar um bom tempo sussegado disso.

Entao to agora querendo ou mandar fazer, o q talvez saia mais caro, ou comprar uma , com braco inteiro.

Ficou crazy neh? nomeei ela de Bendy Custom hauah =)

Fabio Camilo de Souza
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Com braço inteiriço, acho que a madeira do corpo iria influir menos no timbre, pois haverá uma grande porcentagem do corpo, será o próprio braço, então a escolha da madeira do braço será muito importante.

Pesquise sobre as madeiras dos braços e corpos das guitarras que você gosta.

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Entao, penso que sera mogno, alguem saberia informar o valor disso?

Edu1974
    Veterano
    # mar/08
    · votar

1up
    Pois eh cara, eu toco com uma bc rich

Troque de guitarra que o seu problema está resolvido. Compre um Les Paul Epiphone (cerca de 2000). Uma guitarra do jeito que vc quer não sairá por menos de 4.000,00 reais.

tambem penso um pouco nisso, de ir e comprar uma em loja, ou mesmo na net...

Nem pense, vá. Acho que vc tem muito a pesquisar pois parece que vc anda por fora do mercado.

Zero Zen
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar

1up

Bem meu caro, muito criativo seu "design", mas não posso dizer que me agradou não. Achei meio "heavy metal".

Além disso não gosto muito de Flying Vs, mas pelo menos você modificou-a ponto de poder tocar sentado. Um defeito daquele projeto.

Acho que pelo menos você deveria revisar o desenho, pois das 04 extremidades do corpo, três tem linhas arredondadas, e a guampa inferior é bem pontiaguda. Não combinam entre si !

De qualquer forma, procure tocar com guitarras de braço integral para ver se elas efetivamente te agradam e fazem muita diferença no "sustain"

Eu acho os braços aparafusados muito práticos, principalmente quando o instrumento sofre um acidente ou desgaste mais acentuado. Você simplesmente troca o braço. É extremamente prático e "cost effective".

Bons testes.

1up
    Veterano
    # mar/08
    · votar

Edu1974
    Boa noite, bom cara, obrigado pela sua opiniao a respeito da guitarra a ser escolhida, mas o caso eh que eu NAO toco com les paul, acho o braco MUITO gordo, uma guitarra nada confortavel pra mim...E eu toco com ponte movel...
    Zero Zen
    Obrigado, eh um shape mesmo heavy metal =), mas eu vou revisar bem esse desenho, essa eh so uma base digamos assim..
    Na verdade eu vou desenha-lo a mao, adequado a uma escala..
    Esse desenho ai que postei foi somente uma tosquera que rabisquei no photoshop...

Bom, eu SO consigo tocar com flying v.
    Principalmente sentado, apesar de eu tocar 90% do tempo em pe, quando eu toco sentado, pra estudar alguma teoria, ler alguma tab, algo assim, eu uso a perna esquerda como apoio.
    Com outras guitarras a escala fica muito a minha direita, prejudicando minha tocabilidade, principalmente em pe.

zaqueu_grunge
    Veterano
    # mar/08
    · votar

1up
    Velho, manda fazer uma guitarra completa no luthier, com as medidas do braço dessa guitarra q vc gosta, e manda fazer como neck-through (mas vocÊ não quis dizer braço set-in(colado)?)

O encaixe da guitarra de braço colado é diferente da de braço parafusado, não valeria a pena arriscar uma possível junção imperfeita e por a grana toda da guitarra em jogo.

flw

Edu1974
    Veterano
    # mar/08
    · votar

1up

Então, boa sorte na sua busca!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Colar neck? Ou fazer do zero?