Compensa fazer curso de lutheria online?

Autor Mensagem
    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08

Eu to perdido! Eu tenho uma Michael GM 221 que tá toda desregulada, principalmente o tensor. O braço ta bem estranho, trasteja em algumas regiões (casa 7 e região da casa 19). Como aqui num tem luthier eu tentei regular. Já viu que deu em m--- né? Ficou bem pior a princípio, mas depois eu mechi de novo e voltou ao estado anterior.

Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?

Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo. Mas esses cursos dão uma base (considerando que de 0 a 10 meu conhecimento de lutheria é -1)?
    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar

Boa tarde!!!

MarcosBorba
    Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?
    Na minha opinião, não.
    Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática, com orientação e supervisão de gente mais experiente; coisas que vc há de concordar que são impossíveis de se obter virtualmente...
    Valeu!!!

Ed: Deixa eu aproveitar e te dar uma dica, apesar de não ser nenhum professor...
    Mexer é com "x" e não com "ch".
    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar

Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática
    concordo.

a parte teórica é possivel aprender sim, atraves de livros, sites, ou ate cursos online. mas regulagem, que é uma coisa de precisão, só fazendo mesmo.
    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar

Eu tenho uma Michael
    sem contar que com uma dessa voce nunca vai conseguir uma regulagem 100%....
    B.Frusciante
    Veterano
    # mar/08
    · votar

kiki, você fez um curso com um professor e tal? Ou fez pela net? Ou não fez curso?
    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/08
    · votar

MarcosBorba
    Pela net num rola não, é aquilo que já falaram, tem que ter alguém pra mostrar....
    Já fiz curso em escola aqui em sp, só mexo nas minhas guitas e nas de amigos, vale a pena, vc vai aprender bastante coisa. mais pela net acho que é furada...
    Kamus23
    Veterano
    # mar/08
    · votar

MarcosBorba

Eu acho que vc deve aprender o suficiente para mexer na sua guitarra, pequenas regulagem, floyd, tensor essas coisinhas basicas.

Mas parte mas complexa dai deixa pro luthier...

Abraços
    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar

B.Frusciante
    não fiz. só tenho lido livros (e-books) e sites, foruns, etc.
    pretendo fazer um dia
    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08
    · votar

kiki

vc poderia me passar material? pelo menos eu pego alguma noção já que não há luthier em minha cidade
    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar

MarcosBorba
    www.projectguitar.com (esse tem um forum com muita gente construindo coisas, vale ver as fotos)
    www.guitarbuild.com
    www.buildyourguitar.com

http://luterialivre.4shared.com/
    material reunido por usuarios deste e de outros foruns, e por comunidades do orkut. uma verdadeira reliquia

mas tudo isso é mais pra construção e manutenção, que é um pouco mais facil de transmitir à distancia.
    tem dicas de regulagem sim, mas é dificil aprender isso só lendo, tem que fazer.
    MarcosBorba
    Veterano
    # mar/08
    · votar

kiki

vlw pela ajuda!

quem sabe eu num consigo uma regulagem 95%, hein?
    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: ReverseBend
    · votar

MarcosBorba

Essa semana, navegando na internet, encontrei um curso de Luthieria online, voltado à regulagem do instrumento:

Curso de Luthieria - Regulagem

Abordando os seguintes conteúdos:

- Análise do instrumento
    - Retirando as cordas
    - Regulagem do tensor na hora da retífica
    - Retífica dos trastes
    - Arredondamento dos trastes
    - Polimento dos trastes
    - Colocação das cordas
    - Regulagem das molas
    - Altura da ponte
    - Altura do capotraste
    - Oitavas

Visitei a página do Luthier no facebook, e achei que ele desempenha um trabalho bem legal, muitas opiniões positivas na Fanpage.

Preço bem bacana.

Abraço.
    Rayboard
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar

MarcosBorba

Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo.

Não compensa. Principalmente se sua finalidade for apenas a manutenção básica dos seus instrumentos musicais.

Como o kiki falou, veja ebooks e sites.

Tem vários vídeos no YouTube de profissionais confiáveis e consagrados passando tutoriais e dicas. Por exemplo, o Robert O'brien que tem um programa chamado Luthier Tips du Jour. Além de vídeos do Frudua, Dan Erlewine e etc. Monte um cronograma e assista.

Luthieria se aprende na prática do dia-a-dia (habilidades manuais, erros e acertos). Quando a gente pensa que aprendeu por ver/assistir e vai para a prática o negócio é completamente diferente. Exige mão na massa.

E, além disso, luthieria precisa de ferramentas específicas que não são baratas.
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a Compensa fazer curso de lutheria online?