Autor |
Mensagem |
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
Eu to perdido! Eu tenho uma Michael GM 221 que tá toda desregulada, principalmente o tensor. O braço ta bem estranho, trasteja em algumas regiões (casa 7 e região da casa 19). Como aqui num tem luthier eu tentei regular. Já viu que deu em m--- né? Ficou bem pior a princípio, mas depois eu mechi de novo e voltou ao estado anterior.
Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?
Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo. Mas esses cursos dão uma base (considerando que de 0 a 10 meu conhecimento de lutheria é -1)?
|
Penta_Blues Moderador |
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa tarde!!!
MarcosBorba Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras? Na minha opinião, não. Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática, com orientação e supervisão de gente mais experiente; coisas que vc há de concordar que são impossíveis de se obter virtualmente... Valeu!!!
Ed: Deixa eu aproveitar e te dar uma dica, apesar de não ser nenhum professor... Mexer é com "x" e não com "ch".
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
Este é o tipo de aprendizado que só se consegue na prática concordo.
a parte teórica é possivel aprender sim, atraves de livros, sites, ou ate cursos online. mas regulagem, que é uma coisa de precisão, só fazendo mesmo.
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
Eu tenho uma Michael sem contar que com uma dessa voce nunca vai conseguir uma regulagem 100%....
|
B.Frusciante Veterano |
# mar/08
· votar
kiki, você fez um curso com um professor e tal? Ou fez pela net? Ou não fez curso?
|
Marcosrcf Veterano |
# mar/08
· votar
MarcosBorba Pela net num rola não, é aquilo que já falaram, tem que ter alguém pra mostrar.... Já fiz curso em escola aqui em sp, só mexo nas minhas guitas e nas de amigos, vale a pena, vc vai aprender bastante coisa. mais pela net acho que é furada...
|
Kamus23 Veterano |
# mar/08
· votar
MarcosBorba
Eu acho que vc deve aprender o suficiente para mexer na sua guitarra, pequenas regulagem, floyd, tensor essas coisinhas basicas.
Mas parte mas complexa dai deixa pro luthier...
Abraços
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
B.Frusciante não fiz. só tenho lido livros (e-books) e sites, foruns, etc. pretendo fazer um dia
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
kiki
vc poderia me passar material? pelo menos eu pego alguma noção já que não há luthier em minha cidade
|
kiki Moderador |
# mar/08
· votar
MarcosBorba www.projectguitar.com (esse tem um forum com muita gente construindo coisas, vale ver as fotos) www.guitarbuild.com www.buildyourguitar.com
http://luterialivre.4shared.com/ material reunido por usuarios deste e de outros foruns, e por comunidades do orkut. uma verdadeira reliquia
mas tudo isso é mais pra construção e manutenção, que é um pouco mais facil de transmitir à distancia. tem dicas de regulagem sim, mas é dificil aprender isso só lendo, tem que fazer.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/08
· votar
kiki
vlw pela ajuda!
quem sabe eu num consigo uma regulagem 95%, hein?
|
ReverseBend Membro Novato |
# jan/19 · Editado por: ReverseBend
· votar
MarcosBorba
Essa semana, navegando na internet, encontrei um curso de Luthieria online, voltado à regulagem do instrumento:
Curso de Luthieria - Regulagem
Abordando os seguintes conteúdos:
- Análise do instrumento - Retirando as cordas - Regulagem do tensor na hora da retífica - Retífica dos trastes - Arredondamento dos trastes - Polimento dos trastes - Colocação das cordas - Regulagem das molas - Altura da ponte - Altura do capotraste - Oitavas
Visitei a página do Luthier no facebook, e achei que ele desempenha um trabalho bem legal, muitas opiniões positivas na Fanpage.
Preço bem bacana.
Abraço.
|
Rayboard Membro Novato |
# jan/19
· votar
MarcosBorba Será que compensa fazer um curso de luthier online pra aprender a regular guitarras?
Num quero mecher em guitarra dos outros, só na minha mesmo. Não compensa. Principalmente se sua finalidade for apenas a manutenção básica dos seus instrumentos musicais.
Como o kiki falou, veja ebooks e sites.
Tem vários vídeos no YouTube de profissionais confiáveis e consagrados passando tutoriais e dicas. Por exemplo, o Robert O'brien que tem um programa chamado Luthier Tips du Jour. Além de vídeos do Frudua, Dan Erlewine e etc. Monte um cronograma e assista.
Luthieria se aprende na prática do dia-a-dia (habilidades manuais, erros e acertos). Quando a gente pensa que aprendeu por ver/assistir e vai para a prática o negócio é completamente diferente. Exige mão na massa.
E, além disso, luthieria precisa de ferramentas específicas que não são baratas.
|