Porque 5 posições se são 7 combinações?

Autor Mensagem
kyo_ryo
Veterano
# fev/08 · Editado por: kyo_ryo
· votar


Memphis_

Na minha opnião são as strato's mais lindas que existem. A marca é Tom Anderson. A faixa de preço se eu não me engano é a mesma das PRS top!

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


Gasoline

eu pensei que era só on/off heheheheh

mazellan
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
Cap. Braço + Cap. Ponte
Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço
Estas combinações não existem numa chave seletora de 05 posições.


eu naum disse q tava pra fazer mil ligações numa chave de 5 posições...
agora c eu quizer eu pego a chave de 5 posições e ligo assim..

1 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (serie)
2 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (paralelo)
3 Cap. Braço + Cap. Ponte (serie)
4 Cap. Braço + Cap. Ponte (paralelo)
5 Desligado (ou pode defasar algumas coisa aqui, ligar fora de fase...enfim)

viu...tem todas as combinações q vc disse q naum existe numa chave de 5 posições...
agora copia onde eu falei q na chave de 5 posições ia ter todas as posições padrões + essas....

Nednada
Veterano
# fev/08
· votar


bom, uma chave com 7 eu nunca vi, mas minha guitarra q tem uma de 5 eu pus um blender pra mesclar os caps no tone e um push pull pra defasar o cap da ponte... e assim eu fico com 11 possibilidades sendo elas:

cap ponte duplo
cap ponte simples (com o push pull)
cap ponte simples + cap meio
cap ponte duplo + cap meio
cap meio
cap meio + cap braço
cap braço
cap ponte simples + cap braço
cap ponte duplo + cap braço
cap ponte simples + cap meio + cap braço
cap ponte duplo + cap meio + cap braço

^^ eu adorei o resultado qdo pedi pro luthier fazer isso.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

mazellan
eu naum disse q tava pra fazer mil ligações numa chave de 5 posições...
Também não deve ter prestado muita atenção à pergunta do tópico...
A dúvida do nosso camarada Aero é "Porque 5 posições se são 7 combinações?" e não saber quais ligações são possíveis. Uma vez que foram citadas 07 combinações, para uma chave de 05 posições, consideram-se as cinco primeiras combinações, já que a chave só permite 05 ligações, deixando as duas últimas de fora já que não é possível fazer mais do que 05 ligações numa chave de 05 posições. Um pouco lógica não acha?

Quanto aos seus exemplos:
1 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (serie)
2 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (paralelo)

É a mesma combinação de captadores...

3 Cap. Braço + Cap. Ponte (serie)
4 Cap. Braço + Cap. Ponte (paralelo)

De novo uma mesma combinação de captadores...

5 Desligado (ou pode defasar algumas coisa aqui, ligar fora de fase...enfim)
Defasado e fora de fase são a mesma coisa...

O fato de se obter timbres diferentes não significa que as combinações são diferentes. Como a dúvida é sobre combinações e não timbres diferentes, exemplificar todas as opções de ligação fica fora do contexto, até porque não se considera apenas a chave para essas ligações...

viu...tem todas as combinações q vc disse q naum existe numa chave de 5 posições...
Como eu já expliquei anteriormente, eu não disse que elas não existem em lugar nenhum; eu disse que elas não existem numa chave de 05 posições porque foram listadas 07 combinações pelo Aero para uma chave que só comporta 05, daí não existir essa possibilidade.

Nednada
um push pull pra defasar o cap da ponte...
Defasar é uma coisa, deixar um captador Humbucker com apenas uma bobina funcionando é outra.
"Transformar" uma captador Humbucker em Single se chama "Splitar" e não "Defasar".

Valeu!!!

mazellan
Veterano
# fev/08
· votar


a duvida do Aero eu respondi em outro post...

Agora vc disse que essa ligação não existe numa chave de 5 posições....do jeito que vc colocou parece que esta ligação é impossivel de ser feita numa chave de 5 posições, o que não é verdade.

O fato de se obter timbres diferentes não significa que as combinações são diferentes
Sem comentarios...a ligação é diferente, o timbre é diferente, então é uma combinação diferente.

e essas combinações existem numa chave de 5 posições sim, só não 7 combinações ao msm tempo. É só ligar....

Nednada
Veterano
# fev/08 · Editado por: Nednada
· votar


Penta_Blues

vlw pela correção e desculpe pelo erro... tava mto tarde a hora que postei kkk

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


Existe alguma guitarra com 7 posições na chave?

Por incrível que pareça, as tonantes tem isso!

São aquelas guitarras com chaves individuais para cada captador, entende? As giannini supersonic também possuem

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

mazellan
do jeito que vc colocou parece que esta ligação é impossivel de ser feita numa chave de 5 posições,
Se não me fiz claro no primeiro post, acho que os outros não deixam dúvida então.

então é uma combinação diferente.
Dá uma olhadinha no que vem a ser combinação e depois perceba se existe diferença numa posição que liga Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço pra uma que liga Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço...

e essas combinações existem numa chave de 5 posições sim,
Eu nem ia entrar nesse assunto porque acho que foge um pouco do tópico, mas como vc insiste...

Vamos ver essa sua "combinação":
agora c eu quizer eu pego a chave de 5 posições e ligo assim..
1 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (serie)
2 Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço (paralelo)
3 Cap. Braço + Cap. Ponte (serie)
4 Cap. Braço + Cap. Ponte (paralelo)

Vc sabe como se faz uma ligação em série? E em paralelo?
Primeiro que o captador precisa ter 04 fios, portanto nem que vc queira vc pega uma chave de 05 posições e liga dessa maneira caso o cap não tenha bobinas com fios separados.
Segundo que se vc ligar de um jeito não liga de outro porque os fios são unidos de forma diferente em cada tipo de ligação. Como são soldados em pontos diferentes, vc não consegue nem querendo pegar uma chave de 05 posições e ligar dessa maneira.
Caso não saiba como se liga em série e em paralelo, fica aí a dica...

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

Nednada
Que é isso meu camarada! Não tem nada que se desculpar!
A intenção foi só corrigir um detalhe que confunde muita gente.

vinnyx ardanuy
Com a instalação de outras chaves é possível sim, mas como o tópico fala em chave de 05 posições, na minha opinião não dá pra exemplificar possíveis combinações feitas com o implemento de mais componentes à guitarra.

Valeu!!!

Jio-kun
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues

Falando com vc nem dá pra fazer gracinha. Vc responde tudo corretinho... HUEIAOHEIUAH

Mas valeu por sempre retomar o rumo do post! õ/

mazellan
Veterano
# fev/08
· votar


a ligação em paralelo e em serie é uma combinação diferente...mas vc não entendeu isso.....ok

Engraçado não dar pra fazer essa ligação q eu postei,
pois a minha schecter tem uma ligação parecida. Ela tem 2 Humbuckers e chave de 5 posições
É ligada desta forma
Posição 1: Neck, Humbucker em série
Posição 2: Neck and Bridge paralelo
Posição 3: Neck and Bridge série
Posição 4: Bridge and Neck paralelo
Posição 5: Bridge Pickup em série

viu?? tem ligações em paralelo e série e soldas em lugares diferentes blablabla blablabla....

enfim...essa discussão não vai levar a nd...

mazellan
Veterano
# fev/08
· votar


Pode ver também que as posições 2 e 4 combinam os mesmos pickups, porém bobinas diferentes desses pickups, então é uma combinação diferente.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

mazellan
viu?? tem ligações em paralelo e série e soldas em lugares diferentes blablabla blablabla....
Levando-se em consideração que eu não sei tudo, pode ser que vc tenha razão...
E pra que eu também aprenda, vc pode fazer a gentileza de mostrar o esquema de ligação que torna possível ligar o captador em série e paralelo usando apenas a chave seletora de 05 posições.
Na sua guitarra o que acontece é que para tornar possível ligação em série e depois em paralelo são usadas bobinas de diferentes captadores, o que não significa que seja igual à sua sugestão, já que mesmo em sua guitarra as posições 2 e 4 se repetem por conta dessa impossibilidade de fazer tal ligação usando um mesmo captador...
Mas como eu disse, vc pode fazer a gentileza de aumentar meu conhecimento me ensinando como se faz esta ligação...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Bom dia!!!

Jio-kun
Valeu meu camarada!
Mas não sei tudo não e estou longe de ser perfeito, portanto sujeito a erros também. Naquilo que eu souber e puder, sempre estou disposto a ajudar.
Valeu!!!

Simonetti
Veterano
# fev/08
· votar


Mais negócio comprar logo uma Fender VG

mazellan
Veterano
# fev/08 · Editado por: mazellan
· votar


Penta_Blues
Tem no site da schecter, mais aki no meu pc nem to conseguindo entrar

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


Aero
Seriam:
Cap. Ponte
Cap. Ponte + Cap. Meio
Cap. Meio
Cap. Meio + Cap. Braço
Cap. Braço
Cap. Braço + Cap. Ponte
Cap. Ponte + Cap. Meio + Cap. Braço

Caso vc use humb. na ponte e braço, vc pode ter a opção de splitar esses humb. e ganharia mais opções ... são as abaixos:

Cap. Ponte splitado
Cap. Ponte splitado + Cap. Meio
Cap. Meio + Cap. Braço splitado
Cap. Braço splitado
Cap. Braço splitado + Cap. Ponte splitado
Cap. Ponte splitado + Cap. Meio + Cap. Braço splitado


Existe alguma guitarra com 7 posições na chave?
Porque não fazem logo com as 7 combinações?

Acho que não existe a chave, para usar as 7 opcões teria que acrescentar outras chaves ou usar potenciometros push/pull ...


Minha opinião> as 5 posições padrão já são o suficiente para vc montar os timbres .... a menoos que vc vá usar um lance mais experimental, aí compensa fazer umas doideras na guitar.

Aero
Veterano
# fev/08
· votar


Valeu ae!
Vocês tiraram minha dúvida já! ^^

Só to querendo saber como que se liga as 7 combinações em uma chave de 5, como o mazellan disse...

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/08
· votar


Aero
ñ sei se vcs entenderam, mas ele mesmo falou que ao mesmo tempo ñ da as 7, ou seja, vai ser perdida alguma combinação das tradicionais 5 mais conhecidas.

mazellan
Veterano
# fev/08 · Editado por: mazellan
· votar


Aero
oooww krl.....eu naum disse isso...

e tenho quase ctz absoluta que existe chave de 7 posições...já vi algo da fender assim

Homem Cueca
Veterano
# fev/08
· votar


Legal é a Giannini Craviola...acho que são 13 combinações.

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


Homem Cueca
Legal é a Giannini Craviola...acho que são 13 combinações.

Uma superstrato são 13 combinações!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


quando começa a pensar em chaves de 7 posições, talvez valha mais pensar em chaves de liga desliga, uma pra cada cap. fica mais facil de usar.
dá oito possibilidades, inclui a requisitadissima "nenhum cap"

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
quando começa a pensar em chaves de 7 posições, talvez valha mais pensar em chaves de liga desliga, uma pra cada cap. fica mais facil de usar.
dá oito possibilidades, inclui a requisitadissima "nenhum cap"

Estou pensando numas doideras pra minha guita e já pense nesse esquema de chavinhas ....

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Fernando de almeida
a ideia dessas chaves veio dessa guitarra:
http://www.thecanteen.com/harrison2.html
a resonet futurama do george harrison, que ele usava bem no começo, na época de hamburgo, antes da fama.
as chaves dela parecem interruptores de luz!

qew
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
mas ligando chaves lig/desl os captadores precisam ser ativos???

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/08
· votar


Vocês esqueceram de uma 8ª combinação: nenhum captador.


Pra isso tem o Killswitch

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


qew
mas ligando chaves lig/desl os captadores precisam ser ativos???

não.
inclusive acredito que na epoca daquela guitarra que eu postei (1960-62) nem existia guitarras com circuito ativo.
as chaves simplesmente desligam o sinal do captador, como fazem as chaves seletoras hoje.

Floyd N Roses
Veterano
# jul/08
· votar


Bom gente...eu tava querendo MTO saber sobre esse assunto...e como achei esse tópico q não é tão antigo...Q VOLTE A VIDA!!! xP

Então...eu queria saber se afinal...existe ou não existe cahve de 7 posições??!!! Onde eu encontro uma pra comprar??!!! o^

Flw...um abraço proseis!!!o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque 5 posições se são 7 combinações?