1/4 de um tom e duvida na escala

    Autor Mensagem
    the_paranoid
    Veterano
    # out/03


    tipo eu tenhu duas perguntas:

    1) meiotom ou um semitom seria uma casa de diferença neh? e o que seria intaum 1/4 de tom?

    2) se eu uso um bend de um semitom na 14 casa por exemplo, eu intaum estaria usando a nota na 14 e puxando para 15 certo?(sonoridade) intaum se a escala onde estou seguindo naum conter a 15 casa e eu fizesse esse bend eu estaria fugindo da escala?

    snd
    Veterano
    # out/03
    · votar


    com 1/4 de tom vc não chega a variar a nota tocada, digamos q vc apenas desafina um pouco ela

    pagode alto astral
    Veterano
    # out/03
    · votar


    1) 1/4 seria o meio do meio logicamente. Seria um pequeno bend ou num baixo fretless um leve aumento na nota.

    2) Sim. Mas como é um bend ( que varia o som ) não fica tão estranho como uma nota fixa . Dependendo da música já rola um cromatismo e tá tudo em casa.

    the_paranoid
    Veterano
    # out/03
    · votar


    vlw ae

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    Você está certo. As suas dúvidas praticamente são as respostas. Acontece que na música ocidental, o menor intervalos que usamos é o meio-tom, até porque os nossos instrumentos (ocidentais) não tem recursos pra um intervalos menor que meio-tom. Agora se você ouvir algumas músicas orientais (música árabe, japonesa, etc.) este intervalo já fica mais evidente. Na guitarra experimente dar um bend bem leve, quase que um vibrato e você conseguirá este intervalo tão pequeno.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    sobre Fugir da escala...
    nao me crucifiquem..hehe..minha opiniao:

    se o "fugir da escala" soou bem, eskeca a teoria e aposte nessa "fuga"..as vezes vc entra numa escala desconhecida pra vc mesmo sem saber...e tb há notas na escala q nao soam bem, servem apenas de passagem. Musica nao eh uma ciencia exata. vai exatamente do "feeling" de cada...pode ate mesmo ser vulgarmente, nesse caso, rotulada de bom senso.
    :)

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    GuitarHouse

    Tudo é uma questão de bom gosto mesmo. Tm cara que coloca umas notas "estranhas" e elas soam tão bem. E tem notas da escala que acabam chocando (é ovo?).

    Tem gente que até desafinando consegue impressionar.

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Putz!!
    1/4 de T só se colocar um divisor entre cada casa..
    Não inventa não, fera...

    DTGNR
    Veterano
    # out/03
    · votar


    tem nada a ver de inventar nao kra para com isso!
    Isso existe e o mestre John Petrucci , guit do Dtheater, usa esse bend em muitas musicas.

    De uma ligeira levantada na corda, mas levanta so um cocozinho mesmo que vc percebera que saiu ligeiramente da nota exata na que se tava. A escala indiana por exemplo usa essas notas!

    nobre
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Cassio
    ouça um pouco de stevie ray vaughan e ve o q ele "inventa" com 1/4 de tom

    Tripa Seca
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Cassio
    existem infinitos intervalos entre um tom e outro 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32.. questão de fisica..

    ex:
    a frequencia do La é 440hz, que nota é 441hz?? Si???

    claro q não
    ou 440,0000000000000000000000001hz?

    Cassio
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Ok
    É matemática, mas complica pacas, e o violão/Guit não é um computador que se pode programar a 440,0000001 Megabaitis
    Hehe
    Primeiro preciso tocar bem com os padrões normais..

    vitor
    Veterano
    # out/03
    · votar


    porra nunca tinha ouvido falar nessa de 1/4 de tom........pra mim só tem 1/2

    Toddynho
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Blues tbm usa 1/4 de tom pra fazer bends.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    a kestao eh q guitarra eh instrumento temperado. dai nao da pra pegar todos as variacoes.....mas 1/4 da.

    geralmente qnd oitavas tao desafinadas sao variacoes de 1/4 q acontecem no final do braço entre corda e outra

    MaverycK
    Veterano
    # out/03
    · votar


    sei lah meu feeling eh tudo concordo 100% com o GuitarHouse

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1/4 de um tom e duvida na escala