Construindo um Mini Fuzz

Autor Mensagem
Sapo Boi Azul
Veterano
# jan/08


Olá pessoal do FCC!
Eu irei montar o Mini Fuzz do Bertola em breve mas como vou comprar tudo

pela internet (http://www.soldafria.com.br) e gostaria de saber o que vocês

acham dos componentes que eu escolhi para construir o pedal:

transistor: BC517
diodo: 1N4148

resistores:
para o de 1M: Resistor de 1M Carbono 5% 1/4W
para o de 10k: Resistor de 10K Carbono 5% 1/4W

capacitor: nao encontrei um que se encaixasse, podem me indicar um?

potenciometro: Potenciometro 24mm C/ Chave Terminal Longo 100K

conectores:
entrada: Jack J10 Stereo Circuito Aberto
saida: Jack J10 Mono Circuito Aberto
de bateria: Clip de Bateria de 9V Horizontal
de fonte: Borne Para Pino Banana

chave: Chave DPDT (de ferro)

Todas as opiniões, sugestões e críticas são bem vindas!
Muito obrigado desde já!=)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Sapo Boi Azul
bom, como voce não fez nenhuma pergunta, parece que ta pesquisando bem por conta propria, é o mais importante.

entao ficam algumas perguntas e sugestões:

-ja mexeu com eletronica antes? sabe fazer uma solda, descarcar uma ponta de fio? se não, com certeza esse é o melhor pedal pra começar, simples e eficiente.

-ja leu os tutoriais do handmades? por la voce aprende tudo como fazer. tem que ler no minimo tres: o do minifuzz; o de placa de circuito impresso; e o de chaves dpdt

-ja pensou em que caixinha vai colocar depois de pronto? a gente deixa pra depois e quando termina fica sem ter onde por e com vontade de pisar bichinho. ja de uma procurada em caixas, ou pra comprar, ou alguma que voce ja tenha na sua casa. e veja como fazer os furos, geralmente com uma furadeira comum.

se interessar, meu minifuzz, pra dar uma olhada.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/musica/minifuzz/minifuzz.html

ate, e bom trabalho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Sapo Boi Azul
Cara, todos os componentes do meu projeto são de fácil acesso e vc pode encontrar em qualquer boa loja de produtos eletrônicos. O único componente crítico é a chave DPDT. Os capacitores são eletrolíticos de 16v. ou mais, de 0,22uF (atualmente uso nese valor tanto o de entrada como o de saída), também uso atualmente como "diod clipping" um LED vermelho ao invés do 1N4148, pois isso proporciona um som mais "crunch". Como caixa uso uma patola PB108 com base de ferro (especialmente confeccionada). Boa sorte!
Abç

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Sapo Boi Azul
ah, e mais uma sugestão: de uma busca por minifuzz, que existem milhares de topicos, alguns com foto. vale a pena.

Sapo Boi Azul
Veterano
# jan/08
· votar


Muito obrigado mesmo pelas respostas, kiki e Bertola!
Eu já trabalhei com pequenos projetos de eletrônica então a parte de confeccção não será um problema.=)

Posso usar capacitores 1000uF x 25V? Como isto influencia no som?

Valeu mesmo galera!

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/08
· votar


compra na tctech.com.br la ja tem o kit completo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Sapo Boi Azul
Não, não pode. Os valores dos capacitores são esses, e a variação de valor deve ser em uma faixa relativamente pequena. Lembre-se de que, quanto maior o valor do capacitor de entrada, mais grave fica o som. De acordo com minhas experiências, os valores adequados são 0,47uF e 0,22uF para o capacitor de entrada.
Abç

Sapo Boi Azul
Veterano
# jan/08
· votar


Ta certo, entendi Bertola!=)

Fisioterapeuta: este site é confiável?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Sapo Boi Azul
Eu uso dois capacitores eletrolíticos de 0,22uF.
Abç

Slowhand-
Veterano
# jan/08
· votar


como vcs fazem funfar de primeira? como sei em qual "argolinha" dos jacks/fonte soldar cada fio??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Slowhand-
Cara, no site handmades tem uma série de tutoriais para "eliminar" problemas.
Abç

Slowhand-
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, meu problema não é esse, no seu projeto, as fiações "fora da placa" não são iguais aos pedais do tone pad, por exemplo. O problema que estou enfrentando é: 3 fios chegam para serem soldados à entrada de fonte (fêmea). Há 3 terminais, mas pelo que entendo, não é aleatório, eles têm que ser ligados em um terminal específico, e é isso que não sei como encontrar.
No caso dos jack, a mesma coisa, os fios, as "argolinhas", mas em qual argolinha soldar cada fio?

Já procurei no handmades e tal...

Slowhand-
Veterano
# jan/08
· votar


ajudem..

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse seu projeto é fácil de fazer? Acho que vou começar a aprender essas coisas, pois me interesso muito por eletrônica e luthieria, fazer meus próprios equipamentos e tal, economizar grana... Então, eu tava pensando em fazer algum projetinho experimental para começar a conhecer os componentes, e tal. Vou me cadastrar lá no handmades, e pegar uns projetos então. Você acha que é um bom pra começar fácil de fazer?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Grimc
Você acha que é um bom pra começar fácil de fazer?
cara, é o melhor pra começar. muito simples, facil de montar.
vale sim pegar esse como porta de entrada.

fazer meus próprios equipamentos e tal, economizar grana...
olha, sem querer te desanimar, mas ate voce conseguir realmente ter seus proprios equips e economizar uma grana, ce vai gastar uma grana. por mais paradoxal que seja.

é o seguinte: voce pode fazer esse minifuzz tranquilamente. depois ce faz mais uns pedaizinhos, e monta um kit (eu ja tenho 2). só que se voce for como eu, um completo leigo em eletronica, provavelmente vai fazer um serviço não muito bom (porco). vai funcionar, mas vai ficar tosco.

isso significa que depois de pouco tempo ser pedal pode dar algum piripaque (o meu minifuzz ja da uns mal contatos de vez em quando). mas valeu, voce aprendeu com eles, e economizou num pedal (eu ja tenho um tubescreamer, não precisei comprar). mas valeu mais pelo aprendizado, não vai ser um pedal pro fim da vida. e tambem por que voce vai montar primeiro os pedais que voce conseguir, nao necessariamente os que realmente procura.

ai voce vai fazer outros, e talvez refazer os que voce ja tinha. agora com mais capricho. e pra fazer bem feito, vai ter que investir em equipamentos de montagem e acessorios, que não são caros, mas são um investimento. e vai gastar tempo estudando e fazendo. ai sim talvez voce chegue num nivel de pedais bem feitos, pra poder ter o que voce quer realmente.

ate chegar ai, voce gastou algum dinheiro e muito tempo. mas eu acho que vale.

deu pra entender? desculpe escrever tanto, mas isso é algo que eu percebi esses dias...

e conte do seu minifuzz pra gente depois!

thigsm
Veterano
# jan/08
· votar


Eu tenho uma duvida meiu idiota, eu montei um pedal e usei uns cabinhos que tinha aqui. Mas na verdade, qual o tipo certo de fio/cabo que eu devo usar para soldar os pots e jacks?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


thiago motta
ate onde eu sei, o fio pode ser bem fino mesmo.

o diametro do fio eletrico tem que ser proporcional à corrente eletrica que passa ali. não lembro se era amperagem, voltagem, sei lá. mas sei que quanto mais energia a passar, mais grosso o fio tem que ser.
basta ver os fios do chuveiro, das tomadas, e os cabos de poste.

o sinal de audio é uma corrente eletrica sim, mas muito baixinha. ninca ouvi dizer de ninguem que tomou choque no cabo da guitarra.
assim sendo, o fio pode ser o mais fino possivel, pois não tera problemas com isso.
acho que é isso, se alguem mais entendido puder esclarecer melhor, é bem vindo.

be5
Veterano
# jan/08
· votar


cara, eu tenho muita vontade de fazer esses pedais e tal, e vi o pessoal comentando sobre esse "handmades"

seria um site? fórum?

alguem pode me passar o endereço?

abraço!

thigsm
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Valeu cara, eu usei um cabo bem fino pra montar (será que é por isso ter não deu certo =P, até hoje não tive coragem de ver o que deu errado e arrumar). Mas o que eu queria saber é a espessura, corrente, ou sei lá como se classificam...

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Bom, na verdade eu já tenho algum conhecimento de eletrônica, já consertei um brinquedinho, eehhehe

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


thiago motta
bom, o melhor jeito de saber é voce por uma foto pra gente ver...

mas se voce der uma olhada, os fios costumam ser bem finos.

quanto a verificar os erros, não precisa temer. o unico mal que pode acontecer é voce não descobrir onde está o erro.
mas em geral é problema de mal contato, alguma solda, principalmente nos pots, chave e jacks.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


se voce nunca mexeu com eletronica

e comprou um de cada componente, vai se dar mal

essas merdas queimam man

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Grimc
melhor que eu já! huahauhua

é que o pessoal que faz a serio mesmo em geral ou fez algum curso tecnico, ou estuda engenharia, algo relacionado.
eu como não sei nada, faço por hobby...

Jairzinhu
Veterano
# jan/08
· votar


Tbm estou me aventurando a montar esse pedal.. oq me falta so eh a chava dpdt que nao ha encontrei ainda , de resto ja esta em andamento o processo

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
huahuaha

mas os componentes do minifuzz não são tão sensiveis... o mais delicado é o transistor...
não pode ficar muito tempo com a solda nos componentes.

mas eu só comprei um de cada e não tostei nenhum.

thigsm
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Que fio você usou cara?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


thiago motta
eu comprei fios na loja, pra coisa eletronica memso... não sei como descreve-los.

eu tenho fotos, veja no link ali em cima (primeira resposta deste topico)

be5
Veterano
# jan/08
· votar


quanto sai mais ou menos pra conseguir montar esse pedal?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


be5
uns 15 reais, mais ou menos...

e precisa ter ferro de solda e alguns outros equipamentos, como o percloreto, furador, estanho...

LinkinSoldier
Veterano
# jan/08
· votar


eu to kerendu montah esse Mini Fuzz tbm...
jah ouvi o som dele, e gostei, eh maneiro msm!!!!

mas aew..
eu to kerendu montah sem akele conector de fonte boss pq pow...
akela fonte é meio carinha, e eu tenho umas fontes aki em ksa de 9v q são akele pino mais comum (pino tipo de teclado, com positivo dentro e negativo fora)......

ou então excluir o pino da fonte (pq eu tenho um adaptador pra ligar ela no conector da bateria 9v)

alguém sabe como ligar os fios caso eu não queira fazer o conector da fonte tipo boss???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo um Mini Fuzz