Quero fazer um braço de guitarra

    Autor Mensagem
    Imbuia
    Veterano
    # jan/08


    Olá Pessoas

    Eu estou montando uma guitarra, o corpo eu ja tenho, porem o braço esta bem "machucado", cheio de marcas etc.

    Por isso quero fazer um braço "one piece" aquele que é uma soh peça de madeira, e eu queria que alguem me dessa algumas dicas ou informações de fazer um braço. Acho dificil colocar o tensor e fazer aquela curva da cabeça "Shape" acho. Gostaria que alguem me ajudasse por favor.

    Eu ja fui nesse site:
    http://www.projectguitar.com/tut/neck.htm
    Tem muitas informaçoes mas nao ensina a fazer um braço maciço.
    O site é muito bom, com fotos e tudo porem nao mostra como se coloca o tensor tambem.
    Por favor me ajudem

    yehrubin
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Enão cara, o braço é sem duvida pra mim a parte mais complicada da construção. Pense nele como uma máquina com acessorios de ajuste, pq é isso que de certa forma ele é. O projeto deste site é bem legal, mas para executar a construção, antes de tudo, vc tem que ter o maquinario completo (tornos, presilhas, serras diversas), alem de um conhecimento no minimo razoavel da manipulação destes e da madeira. Sinceramente recomendaria vc comprar um braço de luthier ou fzer um curso de luthieria de construção basico antes de construir. Mas se essa é sua vontade, e eu entendo isso perfeitamente, observe que ele faz a cavidade do tensor previamente. A questão do braço maciço não fara muita dificuldade ao projeto, a não ser que vc tenha uma dificuldade na colagem das peças (garanta que essa seja bem firme, com no minimo 24 hs de prensagem). Se vc ja tiver o tensor, faça a cavidade de acordo com o tamanho dele (1 ou 2 milimetros a mais para a colocação apropriada), e a colocação deve ser feita sem folga alguma. Dica: Revista as laterais e o fundo da cavidade do tensor com fita crepe comum afim de tirar os espaços sobressalentes e deixar a ação dele bem firme. Lembre-se de regular antes de tudo a colocação da extremidade de ajuste do tensor na altura aproriada e sem impedimentos. Finalmente, cubra a area de cima do tensor ja colocado no devido lugar com uma fina camada de fita crepe novamente, devido ao contato que ele vai ter com a maderira da escala. Após isso parta para os passos de junção e prensa da escala, tomando muito cuidado com a cola e sempre prezando pela maior exatidão e simetria possiveis. Um dos processos que vai ter mais dificuldade é a construção da escala e das cavidades dos trastes e colocação da marcação, que é um trabalho quase artistico. Tambem tome cuidado com as medidas do braço, sempre lembrando de dar descontos ja contando com perdas atraves da lixamentos e etc. Qualquer duvida a mais, é só falar! Boa sorte!

    Imbuia
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Po valeu pela força yehrubin!
    Muito obrigado, pena que eu não tenho o maquinário necessário, mas tantarei me virar com o que tenho

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/08
    · votar


    Imbuia
    A construção vai depender das ferramentas, máquinas e demais recursos que vc tem disponível.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Imbuia
    bom, se voce quer fazer só o braço, pra aprender, começou pela pior parte. é o mais dificil de fazer. pelo tensor, pela escala, pela precisão necessaria. não digo que seja impossivel.

    esse site do projectguitar é muito bom, tem varios tutoriais bons. mas estude mais antes de começar a comprar e cortar coisas, pra ver se voce vai ter ferramentas suficientes.

    agora, não entendi uma coisa: voce disse que o braço da sua guita está "machucado". quanto? muito? ta imprestavel? se forem só marcas superficiais, esqueça. fique com ele.

    Imbuia
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kiki :
    ele esta cheio de marcas e alem disso falta uma grande lasca da escala pode se disser que esta imprestável.

    É que esse braço não é da minha guitarra que eu toco, eu comprei um CORPO e um BRAÇO pra eu reformar e o braço que veio junto esta todo detonado .
    Eu sei que talvez dá de prenche com massa as imperfeições mas mesmo assim vou tentar me aventurar em contruir um. Muitos caras aqui da minha cidade tambem disseram que era a parte mais dificil.

    Felizmente o dono de uma madereira é meu amigo e ele me deu uma bom pedaço de madeira. Como ele disse que é muito dificil arranjar um pedaço de maple, a não ser por encomenda que sairia caro demais, ele me deu uma madeira que um luthier ja veio e pegou dessa. A madeira é Grapiava.
    Vou tentar fazer nessa madeira, dependendo o resultado e me aventuro em Maple.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Imbuia
    bom, sendo assim acho que vale voce se aventurar. sabendo do risco de poder dar algum erro no caminho. como não é sua guita principal, menos mal.

    veja tambem:
    www.buildyourguitar.com
    www.guitarbuild.com
    www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

    e
    http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
    nesta pasta, montada por varios interneteiros de forum e orkut, voce vai achar muito material bom. recomendo (alias, o mestre seiji me recomendou) o livro "building electric guitars", do alemão martin koch.

    o bom de ver em varias fontes é perceber que ha varias maneiras de se executar cada coisa. depende do modelo que voce esta fazendo, das peças, mas tambem da disponibilidade de ferramentas.

    e estude muito antes de fazer as coisas.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    ah, e se possivel tire fotos pra gente ver.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Imbuia
    Cara, grapiava é uma madeira que eu nunca ví sendo usada para construção de braços (ela é mais utilizada em construção de barcos e em construção), mas talvez dê certo.
    Como todos disseram, construir braços é bem difícil, sendo que a técnica que vc citou, é mais complexa ainda. Se vc quer enfrentar esse desafio ao invés de comprar um braço pronto (o que seria mais recomendável no seu caso), recomendo que vc utilize a técnica de colocação da escala separada do "corpo" do braço, que é bem mais fácil e confiável; inclusive vc poderá utilizar outra madeira para a escala, como o ipê, por exemplo.
    Abçs

    128556
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu desisti de faze minha les paul, por causa do braço, é necessario muitas ferramentas

    as vezes compensa comprar um

    Imbuia
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kiki:
    Os sites são muito bons principalmente:
    www.guitarbuild.com
    Eu estou procurando me informar o máximo possivel tanto que criei esse tópico no fórum.
    Eu nao tenho muitas ferramentas elétricas, só lixas, grosas, plainas etc.
    Sorte minha é que eu tenho bastante amigos que trabalham com madeira e tem todas as ferramentas, basta eu abusar um pouco da boa vontade deles hehehe.

    Imbuia
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Po infelizmente eu nao consegui postar fotos naquele site de guitarras mas coloquei no fotolog do Terra:

    http://fotolog.terra.com.br/imbuia/
    criei esse fotolog so pra coloca essas fotos pois eu nao tinha nenhum.
    esta + ou - mas ainda estou trabalhando

    Imbuia
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Imbuia
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola:

    Talvez minha pergunta seja besta, mas eu não entendi uma coisa:

    Porque fazer a escala no próprio "corpo" do braço é mais dificil do que fazer a escala em outra madeira e colar por cima?

    Pois eu acho que a cavidade do tensor tem como ser feita atrás do braço e a frente fica intacta para se colocar a escala.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Imbuia
    Porque o processo de colocação do tensor é mais difícil.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero fazer um braço de guitarra