Ajuda com gravação, timbre, microfonando!

    Autor Mensagem
    Juliano P
    Veterano
    # jan/08


    galera..eu sei q mtos aki vao dizer pra eu mandar o tópico la pro forum de estudio!
    Mas muita gente aqui grava guitarra com microfone tb, e é mto dificil encontrar alguem no outro forum! portanto, espero que me ajudem!

    Comprei um microfone Shure Sm 57..e to querendo deixar de gravar guitarra em linha, e usar só o Mic.....
    eu sei que cada posição do Mic da um timbre, mas me deem dicas aí..
    da distancia do microfone, local etc etc etc!
    Regulagem de volume, se eh melhor talar o volume na placa e pouco no ampli...ou se eh melhor talar no ampli e menos na placa!
    essas coisas"!
    Agradeço desde já!

    busterchair
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu tenho um Shure SM57 tb e gravo somente microfonando.. agora com a chegada da minha audiophile vou testar direitinho..
    geralmente eu gravo com o ampli não muito alto e a placa tb.. tento usar um meio termo..
    agora na questão de posicionamento, o microfone no centro deixa o som mais agudo e mais retirado um som menos agudo.. é soh ir testando e achar um som legal e equalizar na mesa de som

    pr0view
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    agora na questão de posicionamento, o microfone no centro deixa o som mais agudo e mais retirado um som menos agudo.. é soh ir testando e achar um som legal e equalizar na mesa de som

    (2)

    lemingue
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Dá uma olhada aí...

    http://br.youtube.com/watch?v=j2yEhHc-LeI&feature=related

    Falous...

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    busterchair
    pr0view
    valeu aí pessoal valeu mesmo..
    mas to usando o Mic direto na placa,,sem mesa nenhuma!
    Porque qdo coloco a placa num volume nao mto alto...chega mto pouco sinal, to tendo q usar a placa bem alta !

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lemingue
    nó cara...bem legal o video...
    valeu aí
    muito obrigado mesmo!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    No software eu tenho q deixar o sinal como?
    eu sei q nao posso deixar saturar...mas deixar mto alto tb nao eh bom neh?
    eu tenho q deixar +ou- no meio?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Juliano P
    · votar


    no caso do ampli q tem dois alto falantes...
    eu colocaria mais proximo de um só neh?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    alguem sabe mais alguma coisa?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    :D

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ALGUEM pode me responder outra coisa...
    no meu caso..q só tenho uma placa de som e o pc!
    pra mim comprar uns monitores de audio..
    eu preciso comprar os ativos? ou passivo t b serve?

    e como eu ligo o som nelas?
    eh cabo RCA?

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ui

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Soca o amp no talo,principalmente se for valvulado,se for transitor não sei se fará muita diferença,mas alguma diferença no timbre deve dar.

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Juliano P
    da distancia do microfone, local etc etc etc!

    Utilize um pedestal, de preferência. Eu costumo deixar o mic no centro, e faço uma passagem. Depois coloco ele atrás do amp e faço outra passagem.

    A passagem do microfone atrás do amp costuma ter graves em excesso, e necessita ser equalizada. E no mix eu só jogo tipo 25% do volume dessa passagem, só pra complementar o som gravado na passagem principal.

    se eh melhor talar o volume na placa e pouco no ampli...ou se eh melhor talar no ampli e menos na placa!

    Eu talo o volume da placa e vou aumentado o volume do amp até a placa "picar" (chegar no peak) daí abaixo um pouquinho a placa pra luz vermelha parar de acender, se não o som clipa.

    Mas se vc quiser distorção de power, faça o inverso. Por enquanto eu não to gravando com distorção de power, afinal estou em casa...

    No software eu tenho q deixar o sinal como?
    eu sei q nao posso deixar saturar...mas deixar mto alto tb nao eh bom neh?eu tenho q deixar +ou- no meio?


    Vc tem que deixar num volume alto o bastante, mas sem "picar" (sem chegar no vermelho, pq ai a fidelidade vai pro beleleu)

    no caso do ampli q tem dois alto falantes...
    eu colocaria mais proximo de um só neh?


    Imagino que sim

    no meu caso..q só tenho uma placa de som e o pc!
    pra mim comprar uns monitores de audio..
    eu preciso comprar os ativos? ou passivo t b serve?


    Se vc tiver um aparelho de som razoável, vc liga a saida da placa na entrada auxiliar do micro system. Deixe a equalização do aparelho o mais flat possivel e tire surround, bass boost e todas aquelas firulas.
    Não é exatamente um monitor de audio, mas se tiver uma boa qualidade, já da um BELO adianto.

    Outro dia eu escrevi um riff novo e gravei um sample, nesses moldes acima. Postei um tópico pro pessoal avaliar
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/178886/

    Pra sentir mesmo a qualidade da gravaçao, sugiro que vc ouça o arquivo com a placa ligada numa aparelho de som de verdade.

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tetanossauro Rex
    ele eh valvulado sim..e o som mais alto fica mto bom..
    o problema..q mesmo eu colocando o fone de ouvido no maximo..a ampli acaba abafando a backing track q eu to ouvindo pelo fone hehehe!

    Zeraus
    nossa cara..valeu pela ajuda ai
    e pela paciencia de respodner tudo...!
    eu ja liguei numas caixa desom aki..nao sao ótimas..mas quebram um galho..!

    eu perguntei da altura de gravação no software..pq tudo q eu gravo..fica mto mais alto q qualquer musica q eu tenho aki! dai pensei em gravar tudo bem mais baixo!


    e eu nao tenho como equalizar em mesa etc...
    meu timbre vai da equalização do ampli e da posição do MIC...
    ao nao ser q equalize no software!

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Juliano P
    Fica o mais longe possivel do amp então hehehe.

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tetanossauro Rex
    vai ter q ser o jeito heheahaehae

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu coloquei o microfone a uns 20cm do ampli..q eu vi num site..q seria bom essa distancia!
    mas achei q o microfone pega mto poko som..mesmo o ampli estando alto..e a placa tb!

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    não possivel q ninguem usa microfone aki hehaehae

    lemingue
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Juliano P

    Se tu quer fazer uma gravação que não seja profissional, nem precisa deixar o ampli "no talo" não.

    Deixa ele num volume razoável, que na gravação não se perceba hum ou hiss (nas partes onde tem som), utilize um noise gate ou supressor para diminuir os ruídos captados. Não precisa chegar no peak do software.

    Quanto mais longe do alto falante, mais ambiência da sala o microfone vai captar, e os volumes de saída (do ampli) e de entrada (da placa) terão de ser maiores. Faz como naquele vídeo que coloquei no link (as posições). Dá pra fazer overdubs com o mic em várias posições (se tiver mais de um mic é melhor, grave ao mesmo tempo). Isso já vai "aumentar" o volume, ´pois serão mais canais de áudio ao mesmo tempo. Se quiser fazer um áudio só, duplique ele e coloque em outra faixa de áudio, ou, converta para estéreo. Particularmente, não gosto de captar a ambiência da sala não. O principal dos efeitos eu coloco no som do ampli mesmo (multi-fx), não gosto muito de colocar os efeitos VST, DX e etc.

    Voltando a questão do volume... depois de gravar você pode fazer uns ajustes no som. Os noise gates e eliminadores de ruído do software, se bem usados, ficam muito bons, e se o volume não ficar como queria você pode normalizar o áudio, ou partes dele, pelos picos.

    Não tô falando em distorção de power, timbre nem nada. O que te falei é uma forma de "resolver" a questão do volume em gravações.

    "não possivel q ninguem usa microfone aki hehaehae"

    Eu uso microfone, um 100W valvulado e uma 4x12 em apartamento. Gravo numa boa. Quando não tô com preguiça mando o som para o falante de um amp 1x12, olha que sou preguiçoso...

    Falous...

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lemingue
    valeu cara...vou tentar varias coisas aki!
    eh q tem hora q eu ach oq o microfone ta captando pouco som!
    to usando um shure 57!

    lemingue
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eh q tem hora q eu ach oq o microfone ta captando pouco som!

    Cola ele na tela...

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lemingue
    mas nao eh legal deixar mto perto tb neh?:

    lemingue
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pode botar tranquilo.

    braddock
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Juliano P,
    Sempre gravo microfonando com o SM57. Coloque o microfone ligeramente angulado no canto superior e veja se agrada. Eu curto essa posição, pois corta bastante agudo. A angulação equilibra as frequencias , deixando a faixa um pouco mais comprimida.

    Eu costumo gravar duas faixas mono na qual a soma das duas chega próximo de 0db. Nunca gravo uma só. Mesmo com o mesmo microfone. Pode usar em cada faixa um microfone.

    Exemplo do tamanho da faixa
    http://www.4shared.com/file/35365049/aef7a0ad/sonar.html?dirPwdVerifie d=dcdb0e47


    Tirei uma foto
    http://www.4shared.com/file/35364581/b2eec21d/DSC02322.html?dirPwdVeri fied=dcdb0e47

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    braddock
    nossa cara..valeu pela ajuda mesmo!
    por ter coloca os arquivos ai pra mim ver e etc...mto obrigado msm!

    Eu to testando de tudo aki..vou tentar isso ai!
    pq o problema q nao to conseguindo um timbre bom...o amplificador da um timbre legal..na gravação sai mto ruim...e pra mim conseguir um volume rezoavel em relação as minhas BTs...eu preciso talar o volume da placa..e colocar o ampli bemm alto!

    braddock
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Juliano P,
    Gravei um sample com o mic nessa posição:
    http://www.netmusicians.org/files/50-jsx_crunch1.mp3

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com gravação, timbre, microfonando!