Curso de Luthier em São Paulo!

Autor Mensagem
Aero
Veterano
# jan/08


Boa madrugada, gente! xD

Então,
eu dei uma procurada no fórum, mas não achei nada que fosse bom, ou que o site abrisse (O.o), então vim aqui, para pedir para vocês.

Alguém sabe um bom curso de luthier (iniciante mesmo) aqui em São Paulo capital?

Valeu aew gente! ^^

Flw!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Subindo! xD

pacificpoker
Veterano
# jan/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


Aero
tambem tenho curiosidade...
mas um pra extremo iniciante

R.RHOADS
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
pacificpoker
o edmar luighi vira e mexe da uns cursos...
o site eh edmarluighi.com.br
abraz!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
Cara, na EMT (IGT) tem ... e é com o Edmar Luighi.



Entra no site www.emt.com.br e ve em cursos.

Drifter
Veterano
# jan/08 · Editado por: Drifter
· votar


Aero
B & H Escola de luthieria. Vai no www.behluthieria.com

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Eu estudei na B&H e recomendo!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Queria saber assim, se tem uma idade média para ir num desses tem uma idade média, ou pode ser qualquer idade??

Valeu gente!

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
Eu comecei com uns 14... 15 anos...
Olhei no seu perfil, vc tem 13 =p

Já dá pra fazer aula sim! Só dou uma dica, toque bastante guitarra, não só nas suas, toque na guitarra dos outros, vá em lojas teste a loja inteira. Assim vc consegue ter uma boa idéia do tanto de coisa que você poderá fazer na sua guita. Porque vc vai ter que saber por exemplo, largura e grossura da escala, quais captadores, qual madeira e etc...
Vale lembrar que no começo é manutenção e teoria, depois que vc começa a construir =p

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


Aero

Veja:

http://territorio.terra.com.br/canais/emt/institutos/default.asp?areaI D=1&institutoID=39

128556
Veterano
# jan/08
· votar


o problema é que aqui no interior nao tem esses cursos =/

tava loko pra fazer um, vou começar um de AutoCAD

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


se em são paulo capital, tem uns poucos gatos pingados (eu só ouvi falar destes tres, b&h, emt e edmar luighi), imagina no interior.

não sou luthier, mas to estudando o assunto, vou tentar dar umas dicas.
pra quem não sabe nada, tem alguns meios de ir se familiarizando com o assunto:

- estude marcenaria. marceneiro tem em qualquer lugar. faça um bico como ajudante de marceneiro, veja se algum tio ou pai de amigo não tem marcenaria e vá lá fuçar...

- treine habilidades manuais. desenho, escultura, argila, massinha, gesso... não é necessário, mas ajuda muito. e geometria. tem que entender de geometria. pra isso o cad ajuda sim, mas pode ser geometria na mão mesmo, desenho geometrico.

- estude o que há disponivel na internet. tem muuuita coisa boa disponivel. mas tem que pegar pra ler. e tem que saber um minimo de ingles, que em portugues não tem praticamente nada que preste.

é isso...

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
é o q eu to fazendo.. li uns livro la em ingles, vo fazer o curso de CAD pra ajudar meu pai com uns serviços, mas mesmo assim pode me ajudar na luthieria e na fabrica do meu pai, mexemos com ferro e madeira todo dia

128556
Veterano
# jan/08
· votar


- estude marcenaria. marceneiro tem em qualquer lugar. faça um bico como ajudante de marceneiro, veja se algum tio ou pai de amigo não tem marcenaria e vá lá fuçar...

http://www.guiadomarceneiro.com/dicas/?gdm=dicas_de_colagem

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Marcosrcf
Então, primeiro eu queria mesmo é aprender sobre todas as partes, como fazer a manutenção, etc...
E só depois aprender a construir, porque não ia dar certo começar construindo, né?

Fernando de almeida
Parece bom esse curso, alguém já fez? Recomendam?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


ah, mais uma coisa. pelos links postados aqui pelo pessoal, vi duas coisas:

- o edmar luighi é o professor da em&t (eu achava que era, mas não tinha certeza). menos um curso.
- esse curso da em&t é só de manutenção, regulagem, etc. não é de construção.

- a b&h oferece alguns modulos de curso, incluindo construção. ou seja, é um curso mais longo que o da em&t.

- as dicas que eu dei são pra quem pensa em construir instrumento.

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Então você acha melhor, eu fazer o curso da B&H, que aí eu já aprendo manutenção, regulagem e a construção?

kiki
Moderador
# jan/08 · Editado por: kiki
· votar


Aero
não sei, não conheço nenhum deles.

o curso da em&t é só de manutenção, mas deve ser mais curto.
o da b&H são varios modulos, voce pode fazer só o de manutenção se quiser.

mas pra decidir, é melhor voce pesquisar nos dois. preço, duração, conteudo, horarios, etc.
ah, e ver o que voce quer aprender.

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
kiki


http://www.bhluthieria.com/

Clica em cursos> Modulos

Aí tem o esquema certinho...

Pra poder construir é obrigatório fazer o 1º porque é nele que eles passam toda a 'noção da coisa', macetes e etc...

Na minha época a EM&T num dava o curso, mais olhando por cima agora, acredito que valha a pena no B&H mesmo, já que lá depois você pode construir.....

OBS: Experiência própria: Não tem nada mais da hora do que você estar tocando com a guitarra e chegar alguém, "Da hora a guitarra hein! Que marca que é?" aí você enche a boca e fala "Eu que fiz"
huahuahuahuahuahuauhauhahuhauhahahua

Fora que, depois vc pode fazer que nem eu, não tem espaço e nem saco pra mexer com madeira.... então eu decidi ir comprando guitarras e transformando ao meu gosto =p

Aero
Se você for de SP vai com os seus pais na escola pra conhecer, eu fui conhecer e convenci minha mãe a me matricular, na época. Agora não tenho mais tempo facul, trampo, 2 bandas, namorada... mais assim que der ainda quero voltar lá pra fazer minha LesPaul =p

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Marcosrcf
é, eu vi os modulos.

realmente, o curso da b&h parece mais bacana, por que voce vai evoluindo mais, vai mais longe.
mas tambem deve custar mais, e leva mais tempo.

a questão é: voce quer aprender ate lá? construir mesmo? vai investir nisso?

o curso da em&t, a meu ver, é voltado pra guitarristas que querem fazer sua manutenção/reparos/reformas. é menor mesmo. e deve custar menos (talvez equivalente ao primeiro modulo da b&h, nao sei).
pra guitarristas que não pretendem virar construtores de instrumento, está satisfatorio.

e tem outros fatores. se o cara já estuda na em&t, ou mora perto, de repente sai mais em conta fazer lá. sei lá.

---------

mudando de assunto: voce fez ate a construção de parafusado?
posta foto ai pra gente ver sua guita!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Marcosrcf, kiki

Fora que, depois vc pode fazer que nem eu, não tem espaço e nem saco pra mexer com madeira.... então eu decidi ir comprando guitarras e transformando ao meu gosto =p

Bom, é mais ou menos isso que eu queria, no futuro. Não contruir completamente a guitarra, mas saber montá-la, para ela ser do jeito que eu quiser.


Experiência própria: Não tem nada mais da hora do que você estar tocando com a guitarra e chegar alguém, "Da hora a guitarra hein! Que marca que é?" aí você enche a boca e fala "Eu que fiz"

Realmente num deve ter coisa mais da hora que isso xD


Vou ver se visito as duas escolas, dependendo do preço e do local, vou ver qual vale mais a pena...
Mas contando o que eu falei, eu querendo só saber montar a guitarra, saber fazer a pintura... Tirando toda aquela parte de cortar a madeira, e tals... Qual dos 2 é voltado mais pra essa parte do ensino??

Valeu!

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Saindo um pouco fora do assunto, eu vi o site de você fazendo aquele telecaster, e achei bem loko...

Você fez algum curso de luthier??

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
Qual dos 2 é voltado mais pra essa parte do ensino??
Os 2 ué, são 2 escolas!
ahuhuauhahuahuahuauhahuaa

Bom, no B&H no primeiro módulo vc aprende a montar e manutenção... a parte de construção é boa pq vc entende como que faz e depois facilita bastante pra vc modificar o que você quiser...

kiki
Quando o corpo da minha já tava pegando forma comecei a trabalhar, conversei com o chefe e saia mais cedo de quinta pra ir pro curso! =p
Aí eu terminei a minha de braço parafusado, queria fazer a de braço colado mais na época o curso ainda tava sendo preparado pelo Henry Ho, agora num tenho mais tempo.
Huahuahuahuauauhua
Aqui vão as fotos...

A preta é uma Eagle que eu modifiquei,
tá escalopada, caps Hot Rails coreano no braço e Sound Malagoli HH777 na ponte o cap da foto é um Shadow eu troquei de cap recentemente, o do meio eu desliguei('num dava briga') tarrachas Schaller e elétrica GOtoh, menos a chave que é a última coisa que eu pretendo trocar em breve...

a Vermelha é a que eu fiz... demorei 1 ano e pouco se não me engano...

Madeira: Marupá (Caxeta =p)
Caps: DiMarzio From Hell na ponte e Evolution no braço
Elétrica: Gotoh com a chave de Gibson
Ferragem: Gotoh (ponte e tarrachas)

a madeira eu usei do Kit que a escola vende mesmo, o som da guitarra é bem legal, no meu gosto num fica devendo nada pra nenhuma Ibanez por aí.
http://s7.photobucket.com/albums/y295/marcoluci/Guitar/

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Marcosrcf
uhahuaauh
Mas eu tava dizendo pra parte de poder montar a guitarra, mas não tendo que 'brincar' de marceneiro xD

Vou dar uma olhada primeiro nesse da B&H...


Ah... Esse link pras fotos da sua guitarra, num tá funcionando, não!
Ou é só aqui?

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Aero
No primeiro módulo do B&H não precisa brincar de marceneiro.... e vc aprende oq vc quer, montar e desmontar, regular e etc....
mais eu granto que se vc fizer, não vai resistir e vai querer construir pelo menos 1
houaiehaeOIHAeoiauhoaiuhaoiuhAEOIaeuhoAEIUHae


Se o link num funcionar me avisem.... aqui tá normal

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Marcosrcf
Hehehe...
Realmente fazer tudo, até desenhar a guitarra na madeira deve ser legal, mas eu sou péssimo nisso xD

Por isso queria mais é saber montar uma, tipo, eu compro as peças e monto...

Mais se um dia eu não estiver tão ruim mexendo nessas coisas de madeira, eu vou tentar montar uma, é claro.



Agora sim o link funcionou... Acho que era a minha net que tava ruim...
Caraca...
Lindona suas guitas! O.o
Você que pintou??

Marcosrcf
Veterano
# jan/08
· votar


Não, na época tbm não tinha curso de pintura... e eu sou alérgico, provavelmente não faria esse curso
AEHOEIAhoaEIUHAouheaOIEHOaeiuhAEOIUHaeoiEAUHEa

Num precisa saber desenhar, lá tem os Monitores que tão sempre junto ajudando, num deixando vc fazer cagada e te ensinando a consertar caso vc faça uma e se seu medo é não saber desenhar vai fundo! pq se vc for tão ruim quanto eu pra desenho, lá tem quem te ajude
HEAOheoieuhoiEHOeaiuhEAOIUHEAOeiauhOIUHea

Vale a pena lembrar que vários funcionário são ex-alunos e conheço vários amigos que sairam de lá com indicação pra trabalho na área, o que também é legal

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Marcosrcf
huahuahuauha

Tenho certeza que vc é melhor em desenho, só pela sua guitarra...
xD

Do jeito que vc ta falando, parece que você tá ganhando pra fazer propaganda...
Vou dar uma olhada!

Esse negócio de arranjar trabalho lá, nem me importa (ainda), porque só tenho 13 anos...
E mesmo se eu tivesse preocupado com isso, duvido que fossem dar trabalho para alguém da minha idade (ao menos sem ser preso por isso xD).

Valeu ae, cara!
Vou ver se essa semana mesmo, eu já ligo pra lá e tento começar o curso... (se eu tiver grana, né? xD)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Aero
Saindo um pouco fora do assunto, eu vi o site de você fazendo aquele telecaster, e achei bem loko...
valeu!

Você fez algum curso de luthier??
não fiz. estudei bastante pela net, li os e-books, sites. conheço um pouco de construção, estrutura, acustica... usei uma marcenaria emprestada, inclusive os marceneiros, que me ajudaram muito.

Marcosrcf
caramba, essa vermelha ficou muito dahora. parabens!

dá pra ver a diferença de uma guitarra construida de verdade, com acompanhamento de profissionais.

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
não fiz. estudei bastante pela net, li os e-books, sites. conheço um pouco de construção, estrutura, acustica... usei uma marcenaria emprestada, inclusive os marceneiros, que me ajudaram muito.

Então só tenho uma coisa a dizer...
Cara...
Vc é foda! xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Luthier em São Paulo!