Autor |
Mensagem |
jtz Veterano |
# jan/08
olá, ainda não levei a minha guitarra nova no luthier para regulagem pois o luthier do meu bairro não é de total confiança.
por isso, queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier e, por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável
abraços à todos !
|
thigsm Veterano |
# jan/08
· votar
por isso, queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier e, por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável acho que os mesmos, tipo: ferrar o braço, oitavas desrreguladas =P
|
tiago_van_halen Veterano |
# jan/08
· votar
É muito importante q vc mande sua guitarra em um luthier, porém tem q ser um cara já com expressão ou q seja de confiança e não qualquer cara q sabe troca corda de guitarra e se diz luthier.
Depois de um bom luthier regular sua guitarra, vai sentir muita diferença, trastes, oitavas, tocabilidade, vai uma guitarra volta outra...
|
Zeraus Veterano |
# jan/08 · Editado por: Zeraus
· votar
Post duplo, deixei o editado abaixo.
|
Zeraus Veterano |
# jan/08
· votar
É muito importante q vc mande sua guitarra em um luthier, porém tem q ser um cara já com expressão ou q seja de confiança e não qualquer cara q sabe troca corda de guitarra e se diz luthier.
Depois de um bom luthier regular sua guitarra, vai sentir muita diferença, trastes, oitavas, tocabilidade, vai uma guitarra volta outra... (2)
jtz
Procure indicações de luthier nas principais lojas de instrumentos da sua cidade.
queria saber os riscos que eu corro de não levar uma guitarra nova para regulagem no luthier
Basicamente a guitarra não soará tão legal (oitavas desreguladas), o esforço para tocar será maior (corda com tensão alta, ação das cordas alta, etc.) e talvez até te machuque (trastes com rebarbas para fora da escala)
por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável
Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos.
|
tiago_van_halen Veterano |
# jan/08
· votar
por outro lado, o risco que eu corro de levar a guitarra num luthier não totalmente confiável
Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos.
HAHA, fato!!
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos
Ou deixá-la em ótimo estado.
É um risco...
|
thigsm Veterano |
# jan/08
· votar
Ele pode destruir sua guitarra. Em segundos. hahahha
|
jtz Veterano |
# jan/08
· votar
acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ?
eu sempre li aqui que era indispensável levar uma guitarra recém comprada no luthier, mas o que eu ganho levando no luthier é só uma tocabilidade melhor ? cordas mais baixas, oitavas, etc. ?
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
jtz
acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ?
Por que não??? É por isso que se recomenda levar a guitarra a um luthier quando sai da loja.
Alguns ajustes são necessários (oitavas, altura de cordas, altura dos captadores) e outros são preventivos (folga do tensor, verificação da parte elétrica e eventuais substituições).
Só pra fazer uma comparação, quando você leva um carro numa oficina mecânica você também corre este risco... até mesmo em consecionarias.
|
spACE Veterano |
# jan/08
· votar
semana passada msm levei minha guitar num maldito luthier na teodoro em SP, o luthier q eu sempre levo tava fechado dai eu arrisquei nesse, o cara me deixou a Floyd desregulada, troco uns parafusos do headstock, ele foi retifica os trastes oq foi mal feito e deixo um monte de marcas no braço, Bem esse sao alguns riscos q vc corre de leva num luthier
|
marcio_smdo Veterano |
# jan/08 · Editado por: marcio_smdo
· votar
jtz
acho que a guitarra não iria vir desregulada de fábrica a ponto de empenar sozinha né ? Irmão, não se trata simplesmente do trabalho na fábrica.
Leve em consideração que este instrumento ainda pode ficar um tempinho estocado (fábrica/distribuidora/loja), e dependendo da origem vai passear um bocado de navio e sofrer vários manuseios durante o embarque/desembarque/transporte. Isso nem sempre é feito por pessoas qualificadas e/ou sob condições ideais.
Além da questão da tocabilidade que você mencionou, tem também o fato de que o instrumento pode vir com problema(s) de fabricação, o(s) qual(is) você pode só perceber depois de finda a garantia, que nos instrumentos importados é de 90 dias. Um luthier pode perceber isto no ato da regulagem e te poupar muita dor de cabeça.
Um luthier cobra algo entre R$ 40 e R$ 100, por este serviço, dependendo do renome dele e da área onde atende.
Pra quem pagou R$ 2500 num instrumento novo não tem nem o que pensar :)
Tem alguns tópicos que dão referência de luthier no RJ. Dá uma olhada na busca. Quem regulou a minha e me deu um atendimento muito bom foi o Mauricio Luiz Bertola aqui do fórum, que atende em Niterói.
Já usei o serviço do Garcia na Praça Tiradentes. Também ouvi falar bem do Rogério da Tijuca.
Abraço
ps: editado para corrigir erros de digitação :(
|
diwillo Veterano |
# jan/08
· votar
Leve em consideração que este instrumento ainda pode ficar um tempinho estocado (fábrica/distribuidora/loja), e dependendo da origem vai passear um bocado de navio e sofrer vários manuseios durante o embarque/desembarque/transporte. Isso nem sempre é feito por pessoas qualificadas e/ou sob condições ideais.
Ela pode cair no mar e os caras deixarem ela secar no sol :p
eheuheue
jtz
Leva a guita no luth meu filho!
|
jtz Veterano |
# jan/08
· votar
é vocês me convenceram, vou levar ela no luthier daqui do bairro mesmo, seja o que Deus quiser rs
valeu pelas dicas moçada, abraços à todos !
|
jtz Veterano |
# jan/08
· votar
po tô pensando em esperar mais e, quando tiver a oportunidade, levar no luthier do Guitar Tech que eu li aqui no fórum, fica em Copacabana no mesmo prédio da Pro Music né ? ou será que é melhor eu levar logo no luthier aqui do bairro correndo risco mesmo ?
|
marcio_smdo Veterano |
# jan/08
· votar
jtz Não espere. Se o luthier onde você mora não é de confiança, leve logo ao que você encontrou boas referências.
diwillo Ela pode cair no mar e os caras deixarem ela secar no sol Se for "azul-marinho" não tem precisa; tá tudo em casa, hehehe.
Abraço
|
jtz Veterano |
# jan/08 · Editado por: jtz
· votar
marcio_smdo
eu não vou poder levar logo no luthier em copacabana, porque é meio complicado eu ir pra lá com a guitarra, aí dependo dos meus pais tb
já o luthier daqui do bairro dava pra eu ir qualquer dia
a dúvida que eu tô é se é melhor eu regular aqui no bairro mesmo, ou só em copacabana quando tiver oportunidade
|
Foukez Veterano |
# jan/08
· votar
A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO
abraço
|
jtz Veterano |
# jan/08 · Editado por: jtz
· votar
Foukez
falou tudo, haha !
abraços
|
Zeraus Veterano |
# jan/08
· votar
jtz Se o cara não é da sua confiança, não leve! Vc levaria sua mulher num ginecologista que tu não confia? :)
|
ogaitnas Veterano |
# jan/08
· votar
jtz
eu diria p/ vc ir e dar uma olhada em outros trabalho desse luthier.
aí dá p/ ter idéia de como o cara trabalha.
qto à tocabilidade, falo por experiência própria, depois de passar por um luthier, parecia outra guitarra depois de regulada de tão leve que ficou para tocar.
e como alguém falou antes, se tiver alguma coisa fora do lugar onde devia na sua guitarra o luthier vai ver na hora e vc tem como reclamar.
|
Zeraus Veterano |
# jan/08
· votar
eu diria p/ vc ir e dar uma olhada em outros trabalho desse luthier. (2) e como alguém falou antes, se tiver alguma coisa fora do lugar onde devia na sua guitarra o luthier vai ver na hora e vc tem como reclamar. (2)
|
Copag Veterano |
# jan/08
· votar
Eu vou essa semana pra BH levar a minha na Beggiato. Pesquisei demais, li tudo que podia e, enfim, vou levar devido às várias opiniões agradáveis.
Houveram opiniões desagradáveis sim, estou com receio (fico com medo de que quem vai mexer não seja ele, e eu perder o dinheiro).
Mas vou levar. Vai ser a primeira vez que vou a um luthier. Torço pra que tudo corra bem.
Torçam por mim ;D
|