Autor |
Mensagem |
lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_Andress_Martini
Abaixo a reprodução do modo Jônio no tom de Sol(Devagar / Rápido):
=> Exercício para entender os modos gregos:: Ouvindo a escala acima no vídeo tocar os acordes abaixo: G (T): Modo Jônio Am (2): Modo Dórico Bm (3): Modo Frígio C(4): Modo Lídio D(5): Modo Mixolídio Em(6): Modo Eólio F# meio diminuto(7M): Modo Lócrio
------ Escalas Opostas para o Tom Sol Maior(Escalas modernas): Exemplo de música tocada no modo, antes de estudar essa matéria rache de estudar a matéria acima, pois estarei postando aulas detalhadas:
=> Escala Blues Menor em Si bemol e derivações (quarta aumentada, representa o modo menor relativo de Sol Maior, Mi Menor, Blue note em Mi). No video acima, ve-se a reprodução da escala relativa menor blues do primeiro modo(Sol menor), note que apesar disso a harmonia esta em Si Bemol Menor. A escala de Si Bemol Menor Blues ficou subentendida, mas você poderá toca-la normalmente na sua guitarra(experimente). Também é possivel ver alguns comas nos bends que subentendem, outras notas, como a própria quarta aumentada(apesar de ela não ter sido tocada nenhuma vez). A escala menor blues ficará subentendida na harmonia(bem como licks), ela não foi tocada.
"Ahh eu não acredito Luciano! " Muito bem tente tocar: => A escala de Si Bemol Blues. Perceba que ficou perfeito, mas eu estou batendo Sexta e Terça maior, estas notas não estão na escala blues de Si Bemol Blues, mas em sua relativa menor. Note também o baixista tocando na Relativa Menor Blues do Quarto Modo. Agora o mais engraçado de tudo isso, é que tanto eu como o baixista alem do guitarrista da backing, se eles não estiverem imitando alguém ou tocando de ouvido, é o fato de estarem pensando em Sol, com um certo ódio é claro...
----- Escalas obsoletas para o Tom Sol Maior(Antes do Pitagoras): => Pentatônica de Sol Maior/Mi menor e derivações.
|
Jg Destroyer Veterano |
# jan/08
· votar
legal cara
gostei hehe
so que vou ter que estudar o basico de escala pra entender o que vc quis dizer
ehehe
me explica uma coisa pergunta bem besta msm
pq c fica segurando o corpo da guitarra no primero video e toca sem palheta? nem entendi hehe
abraço
|
lam777 Veterano |
· votar
Pro som sair mais limpo, e o pessoal ouvir melhor a escala.
Pq minha guitarra não tem uma qualidade tão boa, se eu palhetar não vai sair tão clara as notas.
E também como isto é aula quero influenciar o mínimo na pegada... Pois cada um tem exatamente a sua... (é como escrever, cada um tem uma letra).
Estude apenas os modos gregos, tocando os acordes que mostrei ao invés de tocar escala, deixe o som da escala jonia rolando e toque-os e você vai entender.
Obrigado pelo Comment.
|
Jg Destroyer Veterano |
# jan/08 · Editado por: Jg Destroyer
· votar
lam777
ah entendi hehe, pelo menos acho que entendi hehe
|
lam777 Veterano |
· votar
É só fazer os acordes ouvindo a escala do primeiro vídeo, esse é objetivo desta primeira aula...
As próximas aulas serão: Improviso, notas esperadas. e Improviso, notas inesperadas.
Valeu mesmo!
Agora tenho q ir trabalhar... Flw.
|