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Mensagem |
rka Veterano |
# out/03
a terça define se o acorde eh maior ou menor certo?
e oq define se eh Aum ou Dim? a quinta?
tipo, eu tenho um Fb aumentado... como q seria?
T - Fb
3b - Ab
5 - C
eh assim?
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driveguy Veterano |
# out/03
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é assim mesmo.
maior= F+3+5j
menor= F+3m+5j
aum= F+3+5aum
dim= F+3m+5dim
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driveguy Veterano |
# out/03
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ah só corrigi um negócio, é q a terça pode ser maior e o acorde não ser maior. Pode ser aumentado se a sua quinta for aumentada, então na verdade, a terça determina se o acorde for maior ou menor apenas se a sua quinta for uma quinta justa.
Flw.
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LeandroP Moderador |
# out/03
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Existem algumas categorias de acordes: maiores ,menores, aumentado, diminuto, dominantes.
Os maiores possuem além da tônica, uma terça maior (2 tons) e uma quinta justa (3,5 tons) e nunca possuem sétima menor (5,5 tons).
Os menores possuem além da tônica, uma terça menor (1,5 tom) e uma quinta justa e possuem sétima menor.
Os aumentados são provenientes do maior (com teça maior) só que com quinta aumentada (4 tons) #5.
Os diminutos são formados por uma terça menor, quinta diminuta (3 tons) e possuem uma sétima diminuta (4,5 tons) que seria equivalente, na prática, a uma sexta maior.
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LeandroP Moderador |
# out/03
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Ah...
Os acordes dominantes são formados pela tônica, terça maior, quinta justa e sétima menor (5 tons). Os dominantes são encontrados no V grau.
Ex:
I II III IV V VI VII
| C | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) |
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renatocaster Moderador
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# out/03
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Tríade Aumentada: T 3 #5 (2 tons)
Tríade Diminuta: T b3 B5 (1/2 tons)
Fb não existe!!!
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Cassio Veterano |
# out/03
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Fb=E
Leandro> Não entendi seu último tópico.
Dominantes são encontrados no V grau...
Esses acordes que citou são campo harmônico básico de Dó.
Qual a relação com Formação de acordes??
Acho que não entendi bem...
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Tripa Seca Veterano |
# out/03 · Editado por: Tripa Seca
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Fb=E
acho q não se usa muito estas notações.. tipo D## ou Dbb
dobrado sustenido, dobrado bemol...
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Canon Veterano |
# out/03 · Editado por: Canon
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valeu galera... eu to pegando agora +ou-
meu prof me passou uns exericios e tinha uns Fb aumentado e D# diminuto... era nesses q eu to me embolando... o resto eu entendi na boa
ps: ah... eu = rka.. hehe
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Cassio Veterano |
# out/03
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Oficialmente não existe Fb, simplesmente porque antes vem o próprio E, ou seja, 1/2 tom. Igualmente ocorre entre B e C.
Seguinte: Acorde aumentado nunca vi. O que existe é 5+, tipo A5+, aumenta apenas 1/2 na 5ª.
Já o diminuto é diferente, não apenas diminui 1/2 na 5ª, mas acrecenta a 6ª justa e baixa 1/2 na 3ª.
Então Dim e Aum não´são exatamente antônimos...
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The Hellraiser 999999 Veterano |
# out/03
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maior T 3 5
menor T 3b 5
aumentdo T 3 5#
diminuto T 3b 5b
alguma coisa assim
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Overdoser Veterano |
# out/03
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é a terça e a quinta
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Rustu Pai Veterano |
# out/03
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Diminuto = 3menor e 5menor + tonica
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Florv Veterano |
# out/03
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LeandroPanucci "Os maiores possuem além da tônica, uma terça maior (2 tons) e uma quinta justa (3,5 tons) e nunca possuem sétima menor (5,5 tons)."
Existe Maior com menor sim, tanto q existe G7.
Seguindo a harmonização de C temos: C(7M)-Dm(7)-Em(7)-F(7M)-G(7)-Am(7)-Bm(7)b5
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LeandroP Moderador |
# out/03
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Florv
O acorde G7 que você citou como maior porque possui uma terça maior (lógico), mas a sua categoria é de dominante (V7), logo os acordes maiores não possuem sétima menor e sim sétima maior. Os acordes "maiores" com sétima menor são classificados como "dominantes".
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LeandroP Moderador |
# out/03
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Outro lance, a nota Fb ou E# existem sim e dever ser chamadas por estes nomes. Onde elas são encontradas? Na escala de Cb por exemplo. Você escreve ela assim:
Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb
e não:
Cb - Eb - E ....etc ... não se repete a nota E.
É lógico que na prática seus nomes são diferentes para as mesmas notas (homônimos). Mas numa leitura (partitura) ou análise harmônica/melódica elas se enquadram.
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Tomasi Veterano |
# nov/09
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acordes aumentados e diminutos
diminutos
são formados pela tônica + 3m (3 semitons) + 5m (6 semitons)
ex: C° --> C _ D# _ F#
é o mesmo que pegar o acorde B e aumentar meio tom da tônica
ex²: F° --> F _ G# _ B
é o mesmo que pegar o acorde E e aumentar meio tom da tônica
------------------------- aumentados
como o nome diz tem uma nota aumentada, nesse caso é a 5ª são formados pela tônica + 3M (4 semitons) + 5aum (8 semitons) ou seja, no caso dos acordes maiores, divide a escala dos 12 semitons em 3 partes iguais
ex: C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# - D - D# - E
para formar Caum (C5+)
acorde natural de C = C + E + G --- basta aumentar a quinta (G) em meio-tom ------>
C + 4 semitons - E +4 semitons - G# --- C _ E _ G#
e o mais interessante...
basta inverter a tônica dos acordes maiores para se obter mais dois novos acordes aumentados:
C5+ = C E G# E5+ = E G# C G#5+ = G# C E
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LeandroP Moderador |
# nov/09
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Tomasi
C° --> C _ D# _ F#
F# é uma 4a aumentada... Cuidado com enarmonia. O correto é Gb.
O mesmo com o F°
Na verdade é F, Ab e Cb
Em tons dá na mesma, mas esta troca de nome (por causa da enarmonia) pode complicar as coisas.
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