"Shapes" dos braços da Fender

    Autor Mensagem
    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # dez/07


    Boa noite galera...

    bom, essa é uma duvida q me atormenta há tempos, e eu nunca tinha me tocado d postar aqui... mas hei q chega o dia, e eu me lembrei...

    bom, é o seguinte:

    Basicamente, eu queria saber, ql a diferença d dimenções(tamanho) e formato, entre os braços "C"shape, "U"shape, "V"shape, e "Oval"shape... será q algm aew sabe me responder ??

    Vlw, [ ]'s

    pr0view
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    http://img256.imageshack.us/img256/5293/formatodobracool1.jpg

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pr0view

    Pow, vlw msm...

    mas vc saberia me explicar uma coisa?....

    o "Vintege V", se assemelha a um braço d Les Paul.....
    enquanto o "Thin Flat", se assemelha a um braço d Ibanez Rg, por exemplo, certo??

    outra coisa, esses formatos do braço, tbm interferem na diferença da largura entre o primeiro e o ultimo(ou o 12º) traste??

    E o "C" shape?? Ele nao tá nessa foto/lista....

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker
    eh +ou- pelos formatos das letras!
    O U eh mais grosso e tal..o C eh mais arrendondado e menos grosso!
    o V eh mais fino e tal!

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    mas esses formatos do braço, tbm interferem na diferença da largura entre o primeiro e o ultimo(ou o 12º) traste??

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker
    cara...isso eu num posso te afirmar..q eu num tenho certeza....
    mas acho q nao influencia nao..vc pode ter o mesmo tamanho da escala...com varios shapes...
    num sei se vc ja viu isso..
    talvez ajude
    http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/j-braco-p17.html

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/07
    · votar


    sim muda um pouco a largura do braço mas nada assustador

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    japaubatuba
    o q vai interferir na largura...vai ser o angulo da escala..
    e nao o formato C V ou U...q ele quis saber
    vc pode ter C V e U com varias larguras..raio de curvatura!
    e com escalas iguaisinhas...
    o q vai mudar só a parte de tars do braço!

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P

    Brigadao msm velho... =]

    vou só encher o saco mais um pouquinho(ultima vez)...

    O q determina se a escala parece mais com um "cano" ou com uma "régua", é o Raio(Radius) ??

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker
    eh o seguinte...os shapes C U V...
    só determina a parte de tras do braço...pro braço ficar mais grosso..mais fino e tal..dai cada um escolhe oq acha melhor pra segurar... tem uns q preferi segurar o grosso entendeu? rsrsrs
    falei meio brincando , mas eh verdade!!!
    ja esse "radius" ai... eh a curvatura da escala..e nao no braço!
    o shape eh a curvatura do braço atras..e o radius a curvatura da escala onde estao os trastes!!!...
    Vou tentar desenhar aki rsrsrs

    parte de tras do braço --> (| <-- frente do braço Escala
    parte de tras do braço --> () <-- frente do braço Escala

    Presta atenção, as duas partes de tras do braço tem o mesmo shape... e a parte da frente diferentes raios...
    a primeira eh mais pra escala bem reta..Ibanez..jackson..
    a segunda eh pra strato fender..logico q no desenho a curva ta bem exagerada!

    AfonsoGuitar
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Esse link contém outras explicações e ilustrações:
    http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/j-braco-p16.html
    Acabei vindo parar nesse tópico por acso, pois estava procurando saber qual modelo de braço da Fender se assemelha mais com o da Gibson Les Paul.
    Caso algém saiba, por favor me diga.
    VLW!

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    AfonsoGuitar
    A Les paul possui na maioria das vezes o formato C shape.
    E hoje em dia nas stratocaster da fender a maioria é C shape tb.

    Lembrando que esses shapes do braço corresponde apenas ao formato da parte de tras do braço, a pegada e o conforto vai mto mais alem disso!
    A escala da fender e da Gibson sao bem diferentes!

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    AfonsoGuitar
    Entao mesmo pegando uma stratocaster com C shape vai ser bem diferente de uma Lesp paul com C shape.

    E-Slash
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    So uma duvida a respeito do braco, aquele filete de madeira escura que vai na parte de tras do braco e obrigatorio em fender??? Tipo, eu ja tive uma mexicana que tinha, e todas as fenders que ja vi (daquelas que vc nao tem duvidas quanto a autenticidade) tem o filete. Mas de uns tempos pra ca, o que tem de fender aqui em BH sem esse detalhe ta me deixando com a pulga atras da orelha (e nao estou falando das falsificacoes grosseiras). Alguem sabe informar isso? Obrigado e um abraco.

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    E-Slash
    cara..nao sei te dizer pq q fazem com aquele filete, ou sem aquele filete!
    mas que existem modelos da fender sem esse filete eu tenho certeza!
    A fender 62' reedição eh uma delas!
    e se nao me engano a signature do SRV tb!

    Jio-kun
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A minha guitarra tem esse filete... O que será? @_@

    Caldas
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jio-kun
    até onde eu sei aquilo é onde o tensor vai.
    tipo o braço é cavado ali, o tensor é colocado
    ai pra tampar o buraco eles colocam uma madeira diferente
    pela estética que dá..

    Luke Strat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    E-Slash, Juliano P, Jio-kun

    Dae rapaziada, blza???
    Então, a Fender usou essa guia nas guitarras de 1954 até 1.958, quando começou a surgir as Fenders com escala escura eles tiraram essas guias, e elas só vieram a voltar + - na metade de 1.971, e até hoje as guitarras são fabricadas com esse detalhe.
    As reedições da década de 60, são fabricadas sem essa guia seguindo a tradição.
    Abraços

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Luke Strat
    valeu cara...brigadão ai!

    E-Slash
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Luke Strat

    Valew man... Eu pessoalmente acho que esse detalhe da um visual mais bonito pra guitarra... sem ele fica parecendo guitarra xing-ling... kkkk.

    AfonsoGuitar
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Vlw Juliano P, grato pela dica.

    Outros detalhes:
    Tenho visto em alguns sites sobre esse assunto e notei que as medidas entre as escala entre Fender(scale Length - 25.5" ) e Gibson (scale Length: 24-3/4" ) além de diferentes em seu comprimento, esse detalhe acaba também por implicar num diferencial na sonoridade e tensão das cordas.
    Então mais "frouxas" em Gibsons( menos ataque e talvez mais conforto) e por outro lado mais tensionadas nas Fenders(daí aqueles ataques característicos tão usados em funk e country).

    Outro detalhe é que em relação ao radius quanto "maior sua sinalização" ( Gibson + ou - 12 e Fender 7,5 a 9,5) mais flat fica a escala.
    Na Fender tem aparecido no modelos mais recentes os de 9,5 até 12, como acontece em algumas Ibanez como a Scofield e Pat Metheny signature(Multi radius neck de nome Neck Prestige), que variam o radius a medida em que se avança do headstock ao corpo da guiatrra. Quanto mais próximo ao corpo mais flat fica.

    Tenho estudado essa matéria a pouco tempo e caso haja algum equívoco por favor me corrijam.

    Ainda assim espero ter ajudado em algo.

    Vlw!

    Soulface
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    AfonsoGuitar
    Na Fender tem aparecido no modelos mais recentes os de 9,5 até 12, como acontece em algumas Ibanez como a Scofield e Pat Metheny signature(Multi radius neck de nome Neck Prestige), que variam o radius a medida em que se avança do headstock ao corpo da guiatrra. Quanto mais próximo ao corpo mais flat fica.

    Na verdade, esse tipo de abaulamento sempre foi o abaulamento ideal para a escala de instrumentos. Uma vez q a escala vai ficando mais larga também neste sentido.
    Porém, de maneira artesanal é praticamente impossível fazer isso. É necessário máquinas e equipamentos com muita precisão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Shapes" dos braços da Fender