Autor |
Mensagem |
Olimpus Bluesbreaker Veterano |
# dez/07
Boa noite galera...
bom, essa é uma duvida q me atormenta há tempos, e eu nunca tinha me tocado d postar aqui... mas hei q chega o dia, e eu me lembrei...
bom, é o seguinte:
Basicamente, eu queria saber, ql a diferença d dimenções(tamanho) e formato, entre os braços "C"shape, "U"shape, "V"shape, e "Oval"shape... será q algm aew sabe me responder ??
Vlw, [ ]'s
|
pr0view Veterano |
# dez/07
· votar
http://img256.imageshack.us/img256/5293/formatodobracool1.jpg
|
# dez/07
· votar
pr0view
Pow, vlw msm...
mas vc saberia me explicar uma coisa?....
o "Vintege V", se assemelha a um braço d Les Paul..... enquanto o "Thin Flat", se assemelha a um braço d Ibanez Rg, por exemplo, certo??
outra coisa, esses formatos do braço, tbm interferem na diferença da largura entre o primeiro e o ultimo(ou o 12º) traste??
E o "C" shape?? Ele nao tá nessa foto/lista....
|
Juliano P Veterano |
# dez/07
· votar
Olimpus Bluesbreaker eh +ou- pelos formatos das letras! O U eh mais grosso e tal..o C eh mais arrendondado e menos grosso! o V eh mais fino e tal!
|
# dez/07
· votar
mas esses formatos do braço, tbm interferem na diferença da largura entre o primeiro e o ultimo(ou o 12º) traste??
|
Juliano P Veterano |
# dez/07
· votar
Olimpus Bluesbreaker cara...isso eu num posso te afirmar..q eu num tenho certeza.... mas acho q nao influencia nao..vc pode ter o mesmo tamanho da escala...com varios shapes... num sei se vc ja viu isso.. talvez ajude http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/j-braco-p17.html
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# dez/07
· votar
sim muda um pouco a largura do braço mas nada assustador
|
Juliano P Veterano |
# dez/07
· votar
japaubatuba o q vai interferir na largura...vai ser o angulo da escala.. e nao o formato C V ou U...q ele quis saber vc pode ter C V e U com varias larguras..raio de curvatura! e com escalas iguaisinhas... o q vai mudar só a parte de tars do braço!
|
# dez/07
· votar
Juliano P
Brigadao msm velho... =]
vou só encher o saco mais um pouquinho(ultima vez)...
O q determina se a escala parece mais com um "cano" ou com uma "régua", é o Raio(Radius) ??
|
Juliano P Veterano |
# dez/07
· votar
Olimpus Bluesbreaker eh o seguinte...os shapes C U V... só determina a parte de tras do braço...pro braço ficar mais grosso..mais fino e tal..dai cada um escolhe oq acha melhor pra segurar... tem uns q preferi segurar o grosso entendeu? rsrsrs falei meio brincando , mas eh verdade!!! ja esse "radius" ai... eh a curvatura da escala..e nao no braço! o shape eh a curvatura do braço atras..e o radius a curvatura da escala onde estao os trastes!!!... Vou tentar desenhar aki rsrsrs
parte de tras do braço --> (| <-- frente do braço Escala parte de tras do braço --> () <-- frente do braço Escala
Presta atenção, as duas partes de tras do braço tem o mesmo shape... e a parte da frente diferentes raios... a primeira eh mais pra escala bem reta..Ibanez..jackson.. a segunda eh pra strato fender..logico q no desenho a curva ta bem exagerada!
|
AfonsoGuitar Veterano |
# mar/08
· votar
Esse link contém outras explicações e ilustrações: http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/j-braco-p16.html Acabei vindo parar nesse tópico por acso, pois estava procurando saber qual modelo de braço da Fender se assemelha mais com o da Gibson Les Paul. Caso algém saiba, por favor me diga. VLW!
|
Juliano P Veterano |
# mar/08
· votar
AfonsoGuitar A Les paul possui na maioria das vezes o formato C shape. E hoje em dia nas stratocaster da fender a maioria é C shape tb.
Lembrando que esses shapes do braço corresponde apenas ao formato da parte de tras do braço, a pegada e o conforto vai mto mais alem disso! A escala da fender e da Gibson sao bem diferentes!
|
Juliano P Veterano |
# mar/08
· votar
AfonsoGuitar Entao mesmo pegando uma stratocaster com C shape vai ser bem diferente de uma Lesp paul com C shape.
|
E-Slash Veterano |
# mar/08
· votar
So uma duvida a respeito do braco, aquele filete de madeira escura que vai na parte de tras do braco e obrigatorio em fender??? Tipo, eu ja tive uma mexicana que tinha, e todas as fenders que ja vi (daquelas que vc nao tem duvidas quanto a autenticidade) tem o filete. Mas de uns tempos pra ca, o que tem de fender aqui em BH sem esse detalhe ta me deixando com a pulga atras da orelha (e nao estou falando das falsificacoes grosseiras). Alguem sabe informar isso? Obrigado e um abraco.
|
Juliano P Veterano |
# mar/08
· votar
E-Slash cara..nao sei te dizer pq q fazem com aquele filete, ou sem aquele filete! mas que existem modelos da fender sem esse filete eu tenho certeza! A fender 62' reedição eh uma delas! e se nao me engano a signature do SRV tb!
|
Jio-kun Veterano |
# mar/08
· votar
A minha guitarra tem esse filete... O que será? @_@
|
Caldas Veterano |
# mar/08
· votar
Jio-kun até onde eu sei aquilo é onde o tensor vai. tipo o braço é cavado ali, o tensor é colocado ai pra tampar o buraco eles colocam uma madeira diferente pela estética que dá..
|
Luke Strat Veterano |
# mar/08
· votar
E-Slash, Juliano P, Jio-kun
Dae rapaziada, blza??? Então, a Fender usou essa guia nas guitarras de 1954 até 1.958, quando começou a surgir as Fenders com escala escura eles tiraram essas guias, e elas só vieram a voltar + - na metade de 1.971, e até hoje as guitarras são fabricadas com esse detalhe. As reedições da década de 60, são fabricadas sem essa guia seguindo a tradição. Abraços
|
Juliano P Veterano |
# mar/08
· votar
Luke Strat valeu cara...brigadão ai!
|
E-Slash Veterano |
# mar/08
· votar
Luke Strat
Valew man... Eu pessoalmente acho que esse detalhe da um visual mais bonito pra guitarra... sem ele fica parecendo guitarra xing-ling... kkkk.
|
AfonsoGuitar Veterano |
# mar/08
· votar
Vlw Juliano P, grato pela dica.
Outros detalhes: Tenho visto em alguns sites sobre esse assunto e notei que as medidas entre as escala entre Fender(scale Length - 25.5" ) e Gibson (scale Length: 24-3/4" ) além de diferentes em seu comprimento, esse detalhe acaba também por implicar num diferencial na sonoridade e tensão das cordas. Então mais "frouxas" em Gibsons( menos ataque e talvez mais conforto) e por outro lado mais tensionadas nas Fenders(daí aqueles ataques característicos tão usados em funk e country).
Outro detalhe é que em relação ao radius quanto "maior sua sinalização" ( Gibson + ou - 12 e Fender 7,5 a 9,5) mais flat fica a escala. Na Fender tem aparecido no modelos mais recentes os de 9,5 até 12, como acontece em algumas Ibanez como a Scofield e Pat Metheny signature(Multi radius neck de nome Neck Prestige), que variam o radius a medida em que se avança do headstock ao corpo da guiatrra. Quanto mais próximo ao corpo mais flat fica.
Tenho estudado essa matéria a pouco tempo e caso haja algum equívoco por favor me corrijam.
Ainda assim espero ter ajudado em algo.
Vlw!
|
Soulface Veterano |
# mar/08
· votar
AfonsoGuitar Na Fender tem aparecido no modelos mais recentes os de 9,5 até 12, como acontece em algumas Ibanez como a Scofield e Pat Metheny signature(Multi radius neck de nome Neck Prestige), que variam o radius a medida em que se avança do headstock ao corpo da guiatrra. Quanto mais próximo ao corpo mais flat fica.
Na verdade, esse tipo de abaulamento sempre foi o abaulamento ideal para a escala de instrumentos. Uma vez q a escala vai ficando mais larga também neste sentido. Porém, de maneira artesanal é praticamente impossível fazer isso. É necessário máquinas e equipamentos com muita precisão.
|