Ronin Veterano |
# dez/07
SAN RAFAEL, Calif.--Não há como negar. A Guitarra Robô da Gibson, que começou a ser vendida nesta segunda pela manhã, é bem bacana.
Para afinar o seu instrumento, o músico aperta um botão no corpo da guitarra e palheta as cordas. As tarrachas de afinação giram de um lado para o outro, sozinhas, e após cerca de 15 segundos a guitarra está afinada em um novo tom -- ou até mesmo em uma combinação customizada de notas para emular a afinação favorita de, digamos, Albert Collins ou Kimi Hendrix. A tarracha faz uns leves sons mecânicos ao girar.
Parte da guitarra é uma Gibson Les Paul standart e não há perdas na qualidade de som, de acordo com o guitarrista e ator Martin Luther McCoy, que tocou algumas músicas no evento de lançamento no Bananas At Large, uma loja de música. (McCoy também tocou JoJo em um filme recente "Across the Universe".)
McCoy, que não possui uma destas guitarras robóticas, se disse intrigado. Ele diz que o maior benefício de uma guitarra destas para o músico é o tempo. Para trocar de afinação rapidamente, hoje em dia, você tem de trocar de guitarra. Afinação robotizada permite que você re-afine rapidamente e com precisão, utilizando apenas uma guitarra.
Mas como funciona? Após o guitarrista escolher o tom, um computador adaptado ao fundo da guitarra envia comandos à ponte - o conjunto de peças na base da guitarra que seguram e levantam as cordas. O guitarrista então dá a palhetada. A ponte monitora a vibração e tensão das cordas e enviam esta informação ao processador que fica no headstock da guitarra.
A CPU do braço, então, gira as tarragas motorizadas de acordo. Quando a tensão e vibração desejadas são atingidas, está afinado.
As cordas, no entendo, servem como parte de uma rede. Se você desejar desabilitar a afinação robotizada, você pode. Tronical, uma empresa alemã, desenvolveu o robot e trabalhou com a Gibson na instalação nas guitarras da empresa.
A arquitetura foi desenvolvida de forma que a afinação robô possa ser instalada em qualquer guitarra com facilidade, diz Glenn Franzen, um especialista de produção da Gibson. A precisão do robô é de 2 cents (uma medida de afinação). Existem 1,200 cents em cada oitava.
Outra companhia, chamada TransPerformance, vende um sistema de afinação robô concorrente, que a companhia instala em Les Paul, ou ainda Fenders Telecaster e Stratocaster.
A guitarra Robô da Gibson chega nas lojas por cerca de US$2,300, diz Franzen (o preço encontrado é um pouco mais alto). Uma Gibson equivalente, sem o sistema, sai por volta de US$1,400.
A Gibson irá lançar 4,000 unidades da guitarra no mundo, e celebrará o lançamento em eventos em New York, Shanghai, Tokyo, Paris e outras cidades.
Fonte: http://news.zdnet.com/2100-9584_22-6221226.html
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WetVXbYRfWk&feature=related
Ps.: De acordo com o vídeo, o sistema também auxilia no ajuste de oitavas.
|