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Mensagem |
Richard Guitar Veterano |
# nov/07
Olha galera que interessante esse video que achei no youtube nao sei se já postaram aqui, achei bem legal
Falou!
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Bolo de laranja Veterano |
# nov/07
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Richard Guitar
engraçado que nunca vi esse vídeo mais já sabia disso quando parei pra estudar um dia desses dscobri isso e só sabia que já existia hj.
Abç
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pacificpoker Veterano |
# nov/07
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acho que quartas soa mto caipira...
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spainEL Veterano |
# nov/07
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Isso é harmonia quartal, mas que sotaque chato do krai...
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Bolo de laranja Veterano |
# nov/07
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pra fazer um blues com qualquer acorde eu faço I - IV - V.
em qualquer acorde soa blues.
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_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# nov/07
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Richard Guitar
valeu,eu nunca vi esse video e nem improviso com quartas,mas agora,achei com sotaque meio chato,como o amigo ali encima
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LeandroP Moderador |
# nov/07
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Richard Guitar
Legal o vídeo, e direto ao assunto.
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Pra quem ainda tá "boiando" em harmonizar em quartas, é legal entender a harmonização em terças. Eu escrevi um pequeno resumo, com uma fórmula simples, e que depois de assimilada a idéia em terças, basta aplicar em quartas como sugeriu o cara do vídeo.
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nettoroses Veterano
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# nov/07
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po da pra fazer uns lances legais com isso
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thigsm Veterano |
# nov/07 · Editado por: thigsm
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Desculpe minha ignorancia no assunto, mas primeiro ele fala que na formação em 4°, em dó fica : Dó Fá Sib Mib. Mas na hora de formar o acorde ele toca Dó Fá Sib Mib, e diz que em dó não tem alteranção, mas não consegui acompanhar o racionionio =/
Se alguem puder explicar =)
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_FrEd_ Veterano |
# nov/07 · Editado por: _FrEd_
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thiago motta
Ele foi se utilizando de quartas justas na hr de falar, porem temos quartas aumentadas e diminutas... no caso de dó, quando se tem Fa-Si, a quarta eh aumentada, por exemplo... No video ele n toka Dó Fa Sib Mib, mas Dó Fa Si Mi...
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LeandroP Moderador |
# nov/07 · Editado por: LeandroP
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thiago motta
Se fosse pra tocar apenas usando intervalos de "quartas justas" (2,5 tons), então seria: C, F, Bb e Eb. Mas como ele toca "quartas diatônicas" (com apenas notas da escala), então fica: C, F, B e E.
Repare que de C pra F é um intervalo de 4a justa (2,5 tons), mas de F pra B é 4a aumentada (3 tons). Isso porque ele está utilizando apenas as notas da escala de C.
Campo harmônico de C (quartal):
C, F, B, E D, G, C, F E, A, D, G F, B, E, A G, C, F, B A, D, G, C B, E, A, D
Neste tipo de formação, ao invés de formar acordes com F, 3, 5 e 7, os acordes são formados por: F, 4, 7 e 3.
F = nota Fundamental (ou tônica).
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pacificpoker Veterano |
# nov/07 · Editado por: pacificpoker
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Bolo de laranja que que isso tem a ver com a video aula...?
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pacificpoker Veterano |
# nov/07
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Bolo de laranja
em qualquer acorde soa blues.
nem hein... em acordes com 7...
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LeandroP Moderador |
# nov/07 · Editado por: LeandroP
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pacificpoker acho que quartas soa mto caipira...
Mais caipira do que terças????
Eu vejo esses acordes como mais uma opção. Talvez uma música inteira, toda quartal não soe legal, mas é ótimo em alguns momentos... é mais um lance de estética mesmo.
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_FrEd_ Veterano |
# nov/07
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LeandroPanucci
Pode crer... ateh em rock talvez seja dificil de encaixar, mas em fusion, jazz, funk, fika mt foda!
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Fermc Veterano |
# nov/07
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Bacana!
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Richard Guitar Veterano |
# nov/07
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Campo harmônico de C (quartal):
C, F, B, E D, G, C, F E, A, D, G F, B, E, A G, C, F, B A, D, G, C B, E, A, D
Neste tipo de formação, ao invés de formar acordes com F, 3, 5 e 7, os acordes são formados por: F, 4, 7 e 3.
LeandroPanucci Tenho uma dúvida em relação a dizer terça em relação a tonica, já que está a uma distancia de 10.
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_FrEd_ Veterano |
# nov/07
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Richard Guitar
Desculpa me intrometer, mas eh uma terça uma oitava acima, ou seja, continua sendo uma terça...
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hughet Veterano |
# nov/07
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O pessoal lá de cima falando do sotaque... Não ouvi sotaque nenhum!
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pacificpoker Veterano |
# nov/07
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hughet então vc é do rio...
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Richard Guitar Veterano |
# nov/07
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_FrEd_ Eu acho que fica estranho pensar assim. Como é uma sequencia que vai continuando, o mais interessante seria pensar em uma 10 mesmo. já que já tem uma 4 ae.
E se fossemos botar mais uma nota seguindo a sequencia lógica em quartas, apareceria uma 13 e nao uma 6 já que tem uma 7 já.
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_FrEd_ Veterano |
# nov/07
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Richard Guitar
Sim kr, o raciocínio esta certo, mas n eh pratico fikar pensando assim... Por exemplo: O acorde E7(b13) eh igual ao E7(#5), aí vc me fala: "Mas o b13 e o #5 são diferentes em uma oitava!", soh que a escrita eh assim msm, vc n encontra acorde escrito E7(#12), a escrita foi feita assim... O mesmo vale pra terça: se ela estiver uma oitava acima, vc a considera terça do mesmo jeito...
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LeandroP Moderador |
# nov/07
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Richard Guitar
Seu raciocínio tem sentido, mas se levar isso ao pé da letra, ao tocar duas oitavas, a 3a seria uma 17a...
_FrEd_
Até no rock pode soar bem. Você pode tocar apenas um dos intervalos de 4a do acorde, assim como nos acordes formados por terças você também pode escolher se toca, sobre Dó maior por exemplo, as notas C e E ou E e G...
Já pensou em "acordes quintais" ???? (kkkkkk)
São acordes de 5as empilhadas... Eu gosto muito de arpejar este tipo de acordes... No mesmo conceito da formação por 3as e 4as, os "quintais" formam intervalos de F, 5, 9 e 6(ou 13). A sonoridade é muito bonita... O Andy Summers usa pacas.
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_FrEd_ Veterano |
# nov/07
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LeandroPanucci
Sim, deve fikar mt bom isso qnd bem encaixado...
Quintais?
=)
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LeandroP Moderador |
# nov/07
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_FrEd_
Depende de quantos cômodos tem na casa.
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