Tom do Harmonico Artificial

    Autor Mensagem
    DarkIgor
    Veterano
    # nov/07


    Eu estava vendo um video de um show de uma banda que eu gosto pra caramba...Ai num riff que se repete varias vezes, o guitarrista começou a mandar harmônicos de tons diferentes, e acredito eu, na mesma casa...

    Fiquei encucado com isso, porque dificilmente consigo fazer harmonicos de tons diferentes na mesma casa...Consigo no máximo 2 tons diferentes (um mais grave e um mais agudo), e o cara mandou uns 5...

    Alguem poderia me explicar como se fazz? Ou me dizer se estou delirando xD?

    pr0view
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DarkIgor
    hehe vc nao esta delirando, para fazer isso basta "bater" o harmonico com a palheta em diferentes areas da corda tocada, indo para tras e para frente, o q da um efeito de flanger

    DarkIgor
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Então...Tem lugares da corda, que o som não sai...Geralmente, eu só consigo dar harmonico encima do captador do meioo...Será falta de treino?

    pr0view
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    DarkIgor
    vc esta usando o cap da ponte?
    vai treinando que sai, nao tem segredo nao

    DarkIgor
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sim, uso o captador da ponte. Ai o harmonico sai encima do captador central

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    DarkIgor
    Tem lugares da corda, que o som não sai...Geralmente, eu só consigo dar harmonico encima do captador do meioo...Será falta de treino?
    Sim e não...rs
    Pode ser falta de técnica não tirar Harmônicos Artificiais, e isso se conserta com muito treino, mas nem com isso vc vai tirar Harmônicos em qualquer "lugar" da corda. Isso é muito simples de entender quando vc conhece o princípio que gera o harmônico, ou seja, o fato de que para se produzir Harmônicos Artificiais vc deve considerar o mesmo que para se produzir Harmônicos Naturais, o que significa dividir a corda em partes iguais pois os Harmônicos só são produzidos quando vc toca exatamente no ponto em que a corda é dividida por igual.

    Sim, uso o captador da ponte. Ai o harmonico sai encima do captador central
    Não importa qual captador se usa, pois não é ele o responsável por gerar os Harmônicos. Um ou outro captador pode sim captar melhor o Harmônico produzido, mas nenhum deles vai pegar o que não foi feito por suas mãos.

    Valeu!!!

    LuizJu88
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Penta_Blues
    Bem explicado, ponto pra vc =]

    DarkIgor
    Cara, se quiser se aprofundar mais sobre isso procure estudar sobre série harmônica =]
    E treine bastante...porque pode ser falta de técnica também \o/

    DarkIgor
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Saquei =D
    Valeu, vo começar a treinar e pegar um pouquinho de teoria também!
    Valeu!

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    duvida...

    tenho dificuldade com harmonicos nas cordas mais graves...

    D-
    A-
    E-

    é possivel tirar agudos legais dessas cordas?
    eu vejo uns metaleiros tirando altos sons dessas cordas mas eu não consigo...

    Alguma dica?

    Brown
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Penta_Blues
    dividir a corda em partes iguais pois os Harmônicos só são produzidos quando vc toca exatamente no ponto em que a corda é dividida por igual.

    Não entendi direito essa parte... Existem "áreas" específicas na extensão das cordas onde os harmônicos são emitidos?

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    luckseven
    é possivel tirar agudos legais dessas cordas?
    Cara, alguns harmônicos são mais enjoados de "tirar" do que outros, assim como existem cordas mais fáceis e outras menos.
    A dica é: quanto mais vc "dividir" a corda, mais agudo será o harmônico produzido, pois o mesmo situa-se num ponto mais alto em relação à sua nota quando tocada a corda solta.
    Olha só: A 6ª corda (E) tem um harmônico uma oitava acima se vc tocar no traste 12. Será outra nota E, só que mais aguda. Isso porque vc dividiu a corda em duas partes. Se vc dividir por três (no traste 7 ou 19) vc terá um harmônico três vezes mais alto, ou seja, uma oitava mais uma quinta, que produzira uma nota B, ou seja, mais aguda que a corda solta E.
    Estes são exemplos com harmônicos naturais pra que fique mais fácil de entender, mas com os artificiais é o mesmo processo, ou seja, quanto mais dividido for o ponto em que se produz o harmônico, mais agudo será o mesmo.
    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Brown
    Não entendi direito essa parte... Existem "áreas" específicas na extensão das cordas onde os harmônicos são emitidos?
    Sim cara. Existem pontos muito específicos pra se produzir os harmônicos, daí a dificuldade desta técnica.
    Na verdade vc não produz harmônicos, pois eles já são produzidos juntamente com a fundamental quando esta é tocada. O que acontece quando vc toca certos pontos é que vc "mata" a nota e deixa que o harmônico apareça mais do que ela.
    Valeu!!!

    weedMasta
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sim, varia de acordo com a altura da palhetada mesmo...
    Altura na corda, mas eu tenho preferencia por certas regioes,
    pq algumas, pelo menos com o caps da ponte, soam melhor em um ponto mais específico...
    Varia muito eu não fico decorando, vai automático,
    Demorei pra me ligar nisso, pq aprendi sozinho..ehehe

    como é uma técnica meio rápida de se aplicar eu fazia mas não entendia o que estava fazendo... foram alguns meses até eu começar a fazer devagar pra ver o que rolava mesmo,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom do Harmonico Artificial