campo harmonico - tom relativo

    Autor Mensagem
    tonblue
    Veterano
    # nov/07


    Bm entendi o esquema pra achar os relativos, mas tenho uma duvida.
    Me deparei c/ o seguinte esquema (tentei transpor do pentagrama):

    I(C) II(D) III(E) IV(F) V(G) VI(A) VII(B) VIII(C) - tom maior C
    A partir do 6º grau de C:
    I(A) II(B) IIIb(C) IV(D) V(E) VIb(F) VIIb(G) VIII(A) - tom relativo de C (Am)

    Mas o que são estes bemóis?

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    tonblue

    esses bemóis são os que dão um certo "complemento" ou "mudança" para a nota.Assim como os sustenidos.

    se aparecer no pentagrama o símbolo da nota com o bemol (b) do lado,será a nota + bemol.Ex :

    E no pentagrama com E do lado = Eb ou D#

    e assim em diante.

    a comparação ali,se vc tentou transcrever do pentagrama,fez errado,pois se possui (b) vc tem de tornar essa nota bemol,ou seja meio tom abaixo.

    bemol = meio tom abaixo

    mas calma que não sou nenhum expert,pode apareceer alguém aí e me corrigir,mas eu acho que o que eu falei está certo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    tonblue

    Os algarismos romanos servem pra você numerar os graus (análise), sem confundir com os numeros (arábicos) que acomapanham os acordes.

    Os acidentes (bemol e sustenido) ao lado dos números romanos indicam a alteração do grau.

    Por exemplo:


    I II III IV V <-- graus
    C - D - E - F - G <-- notas
    .
    .
    I II bIII IV bV <-- graus
    C - D - Eb - F - Gb <-- notas


    Nos dois exemplos, temos os mesmos graus, a diferença está na alteração deles (# ou b).

    Observe que a nota E (E, Eb, E#) sempre será o IIIº grau de C. A nota G (G, Gb ou G#) sempre será o Vº grau de C.

    Você classifica o IIIº grau como terça-maior quando a distância for de dois tons (nota E). Quando a distância for de um tom e meio, será terça-menor. Mas sendo a nota E, com ou sem alteração, sempre será a terça, ou IIIº grau. A distância em tons é quem determina se é maior ou menor. A mesma idéia se aplica aos demais intervalos.

    III é terça maior (3)
    bIII é terça menor (b3)

    V é quinta justa (5)
    bV é quinta diminuta (b5)
    #V é quinta aumentada (#5)

    Os números em parênteses são os respectivos intervalos.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    eu não sei de onde vc tira essa paciência pra explicar hehe...

    bV

    não seria primeiro o V e depois o b?

    vc esqueceu de simplificar essa parada,quando for terça menor a distancia pra segunda maior é de meio tom e assim em diante.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Bolo de laranja
    bV

    não seria primeiro o V e depois o b?


    Você até pode escrever Vb, IIIb, V#, contanto que na cifra analítica seja somente os graus. Porque se você escreve com alguma extensão do acorde, pode complicar na interpretação.

    Vb13

    No exemplo acima, é o Vº grau com 13a menor ou é o Vº abaixado com 13 maior ????

    Se for a segunda opção, o ideal é se escreva bV13.

    Outro exemplo: V#9

    Eu entendo que a 9a é aumentada. Jamais veria como Vº grau elevado, como #V.

    vc esqueceu de simplificar essa parada,quando for terça menor a distancia pra segunda maior é de meio tom e assim em diante.

    Neste caso, o mais importante é observar os graus. Por isso que muitos confundem quando pinta a enarmonia.

    Intervalo de 1,5 tom é 3a menor ou 9a aumentada ????

    Depende do grau que está sendo analizado. Se for o IIº grau, é 9a aumentada (#9), se for o IIIº grau, é terça menor (b3).

    Mas é b3 ou 3b ???

    Se escrever 3b, a idéia passa de "qualitativa" (qualidade do intervalo - menor ou maior) pra "quantitativa" (número de bemóis - no caso 3b = três bemóis). Quem escreve, deve facilitar pra quem lê, pra evitar problemas de interpretação.

    Por exemplo, qual a diferença entre um G7(#5) pra um G7(b13)?

    Fast_Hand
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Você é professor ? ou não ?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Fast_Hand

    Sou um aprendiz... Mas tenho alguns alunos.

    Fast_Hand
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Legal brother.....pq se vc não fosse professor, diria que voce comeu os livros com farinha ! Parabéns......Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Eu não li muitos livros de teoria. Pra dizer a verdade eu li apenas dois. Aprendi muitas coisas vendo os caras tocarem, lendo revistas de guitarra, ouvindo muitos discos, tocando, lendo os fóruns e escrevendo neles ;)
    Valeu!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a campo harmonico - tom relativo