Bends e Vibratos - Aprimorando a técnica

Autor Mensagem
Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar


Pessoal,

Vejo sempre muita gente perguntando sobre o assunto aqui no FCC... deixo um texto bem claro sobre Bends e Vibratos. Eu treino todos os dias por pelo menos 30 minutos há cerca de 8 meses e ainda "deslizo" bastante.

Bends & Vibratos

Parecem técnicas fáceis, mas não são. Acredito que será útil para muitos aqui.

Valeu!!!

marcio_zav
Veterano
# nov/07
· votar


E os 2 juntos! ai que ferra mesmo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


marcio_zav

E tá bem explicado... hehehehehehehehe...

Embaixador da Etiopia
Veterano
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
obrigado ai por compartilhar filho.

Penta_Blues
Moderador
# nov/07
· votar


Boa noite!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Cara, parabéns!
Quando a moda é velocidade como único sinônimo para técnica e fator exclusivo pra se considerar "bom guitarrista", vc aborda um assunto que na minha opinião é o verdadeiro motivo pra surgirem comentários como "guitarra que fala" ou "guitarra que chora", além de matéria obrigatória pra quem verdadeiramente busca ser um bom guitarrista. Independente do gênero musical.
Pra ser completo, na minha opinião, tem que possuir no repertório o máximo de "ferramentas" e estas passam certamente pela velocidade, pelo bend, pelo ligado, pelo vibrato e por tantas outras técnicas que fazem da guitarra um instrumento único e de linguagem própria.
Valeu!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

Essas duas técnicas na minha opinião são duas das mais importantes... e difíceis. Poucos conseguem fazer vibratos soarem bem com guitarra clean por exemplo.

Abraço...

TG Aoshi
Veterano
# nov/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Bom texto, cara! =)

Partilho da mesma opinão, sobretudo quanto ao vibrato: Muitos desprezam, poucos dão a devida importância, menos ainda são os que dominam mto bem; NÃO são técnicas fáceis; SEM DÚVIDA ALGUMA fazem parte das técnicas mais importantes!

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Muito bom cara!
Valeu!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/07
· votar


Excelente o texto. O assunto foi abordado com uma linguagem bastante simples, mas bastante direta.

Não sei explicar o motivo da facilidade, mas bend e vibrato foram as duas tecnicas que vieram mais facilmente pra mim, e vieram logo no inicio da guitarra no meu caso. Com menos de 1 ano eu já executava bons bends e bons vibratos.

Palhetada alternada sempre foi mais dificil, depois entrei de cabeça nisso e melhorei demais, mas demorou bastante.

Depois parei de tocar, e ainda hoje continuo executando facilmente bends e vibratos, já a palhetada alternada .... heheheheheh

Talvez seja pelo ouvido já estar acostumado... Antes de partir para guitarra eu toquei piano e gaita. Tem uma modalidade de gaita em que bends e vibratos são bastante utilizados, a facilidade deve ter vindo dai.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Meu defeito era o "muito rápido". N tava ciente nem prestava atenção no q tava fazendo, só mandava ver mesmo ehheh. To aprendendo a fazer a variação de acordo com o tempo da música, como se praticasse c um metronomo... uma ou duas ou 3 vezes a cada pulso.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


JoeCruzGuitar

Texto do Bruce... foi meio que roubado.

Percival
Veterano
# nov/07
· votar


sempre tive facilidade com bends e vibratos.... talvez porque no começo, antes de aprender a tocar, eu ficava solfejando solos e melodias, e meu pai é cantor, então eu sempre prestei atenção nos vibratos vocais e nas variações da voz....

makumbator
Moderador
# nov/07 · Editado por: makumbator
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Muito bom. Acho que só faltou no texto citar que pode-se(e deve-se) variar o vibrato dentro da mesma música, ou seja: fazer notas sem vibrato, outras com, vibrato mais rápido, mais lento, intenso, fraco, começando sem vibrato e ampliando, o inverso, mudando a velocidade no meio dele, etc... ou seja, não se deve pensar no vibrato como uma coisa monolítica a ser aplicada igualmente a todas as notas.
No estudo de música erudita é um dos assuntos principais(com exceção de instrumentos que não podem fazê-lo, como o piano). Estudo o contrabaixo com arco há anos, e esse assunto é primordial.
Estudamos atribuindo ritmos a ele(pode ser colcheias, depois semicolcheias, depois fusas, etc...) e tocando com metrônomo a mesma nota por vários minutos, e tentando deixá-lo redondo, ou seja, com uma variação para cima e para baixo parecidas e com a velocidade controlada(tanto no rápido quanto no lento). Por fim nos libertamos do ritmo marcado(apenas após dominar bem) e passamos a praticar diariamente vários tipos de vibrato em escala e tudo mais

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


JoeCruzGuitar
Percival

Eu toquei teclado quando criança... depois em bandas fui pro baixo e por fim a guitarra. Fui me arriscar a cantar em 2005 mas parei logo... com certeza vocês tiveram uma formação diferente e isso ajudou bastante na parte de vibratos.

Rei Arthur Pendragon

Um exemplo disso foi quando eu gravei um solo sobre a BT do John 5 que eu intitulei de Sua Madre Putana... não fiz 1 vibrato sequer pq eu estava preocupado em tocar rápido apenas.

braddock
Veterano
# nov/07
· votar


Vibratos e bends foi a técnica mais dificil para mim. demorou para eu fazer, e até hoje parece que nunca vou acertar todos os bends!

<b>makumbator</b>,
Muito bem colocado os exemplos de vibrato, acho que falta em muitos guitarristas a atenção para essa técnica.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator

Boa dica. Mas no texto eu acredito que a intenção foi de algo "direto" mesmo... eu conheço o guitarrista que escreveu e o cara toca muito, é músico tarimbado... estudou música fora do Brasil entre outras coisas.

makumbator
Moderador
# nov/07 · Editado por: makumbator
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Com certeza. Realmente se estuda muito pouco isso em guitarra(pelo menos no Brasil), isso é meio que deixado de lado, para o aluno mesmo se virar.
Vcs já viram algum professor pedir para um aluno de guitarra fazer uma escala lentamente e com vibrato? Eu nunca vi...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator

Eu tive 2 bons professores que nunca abordaram isso com o devido entusiasmo... mas eu acredito que até mesmo "eles" na época não davam importância ao vibrato.

Lembro bem que eu estava no colegial quando Malmsteen apareceu com Rising Force... e mesmo assim ninguém tocava nesse assunto.

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
Boa dica! Concordo plenamente!

Legal! Eu não sabia que o vibrato tem tamanha relevância no estudo erudito! Mas pensando bem, os vibratos no "mundo" erudito tem uma perfeição absurda!

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Pois é. Sendo que em canto e em outros instrumentos isso é estudado a fundo, e desde os primeiros anos.
Mas os alunos também tem parte de "culpa". A maioria acharia que um professor que pedisse uma escala de dó maior em 40 bpm com vibrato estaria enrolando a aula...nego quer fazer escala apenas fritando. É a famosa síndrome das semicolcheias...hehehehe

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


TG Aoshi

meu ideal de vibrato, qualquer que seja o instrumento, é o vibrato do cello( a própria posição do instrumento no corpo favorece, mais que no violino, viola e contrabaixo)...bem feito não tem nada mais bonito, é cheio, redondo...uma maravilha! Busco sempre esse som!

Guitar_L
Veterano
# nov/07
· votar


Assunto muito importante mesmo, guitarrista que não domina a técnica do vibrato fica sem expressão nenhuma.
Abraços

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


makumbator
Huehe! Como não conheço mto dos instrumentos de arco, eu nunca percebi essas diferenças... Mas que os vibratos desses instrumentos são lindos, são! Parecem até perfeitos!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


JoeCruzGuitar

Você citou palhetada alternada... esqueci de comentar... foi a técnica que eu sempre tive facilidade... sempre treinei as escalas dessa forma desde quando comecei a tocar pq o meu primeiro professor era fã de Malmsteen, Paul Gilbert... então eu acabei aprendendo primeiro os modos gregos e depois as pentas... e as minhas histórias são estranhas nesse sentido... esse professor tinha um amigo em comum que tocava blues e só usava pentas e ele detesteva isso e vice-versa.

Quando parei de ter aula com ele, fui na casa desse camarada que só tocava blues, que era fã doente de SRV e ele me passou as pentas... mas eu apenas treinava, não sabia ainda como aplicar direito. Eu tinha bastante tempo pq eu deveria ter uns 16 anos, estudava pela manhã e trabalhava só 4 horas no Banco.

Ligados tb são tranqüilos... sempre treinei sem saber o que era.

Resumindo... vibrato e bend que é bom eu fui aprender depois de velho... hehehehehehehehehehehehehehehehehe...

cuma
Veterano
# nov/07
· votar


pra mim, são as tecnicas q desenvolvi mais rapido, junto da palhetada alternada.......as q tive mais dificuldade foi sweep(mas ja faço tranquilamente) e o chicken picken, q so consigo executalo dando uma dedilhada por corda, as outras notas usando hammer on e pull off..............

cuma
Veterano
# nov/07
· votar


pra mim, são as tecnicas q desenvolvi mais rapido, junto da palhetada alternada.......as q tive mais dificuldade foi sweep(mas ja faço tranquilamente) e o chicken picken, q so consigo executalo dando uma dedilhada por corda, as outras notas usando hammer on e pull off..............

pacificpoker
Veterano
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
então eu acabei aprendendo primeiro os modos gregos e depois as pentas

n tenho esse prblema..meu professor é aquele bluseiro de raiz

diego gr
Veterano
# nov/07
· votar


valeu pelo link fera!!!

ogaitnas
Veterano
# nov/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Legal, boas explicações sobre os tipos de bends, não sei se isso é trapaça,
mas eu treino uns minutinhos com a guitarra no afinador e fico fazendo
bends e vendo até onde chego, me ajudou bastante a ter noção de
até onde ir levando a corda :)

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

ogaitnas
...não sei se isso é trapaça, mas eu treino uns minutinhos com a guitarra no afinador e fico fazendo bends e vendo até onde chego,...
Cara, na minha opinião, este é um excelente meio para se educar o ouvido! Acho que deve até trazer resultados mais rapidamente do que o velho método de se tocar primeiro a nota alvo pra depois executar o Bend.
Ah se eu tivesse pensado nisso antes...rsrsrs
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bends e Vibratos - Aprimorando a técnica