Fraseado de Jazz

    Autor Mensagem
    Icaro Camelo
    Veterano
    # nov/07


    Olá galera, toco na igreja e curto mto blues e rock, só que já estou um pouco "enjoado" da mesma sonoridade, quero agora uma praia nova, do JAZZ!

    Queria saber algum livro ou método que me ajude a assimilar melhor o fraseado aplicado ao jazz.

    Alguém pode me ajudar?

    pedrobrito
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu to na mesma onda que voce +-
    Um método apenas não vai te fazer adquirir um fraseado de jazz...
    O que eu to fazendo é além de ouvir muito jazz, to aprendendo os standards, e tirando algumas musicas de jazz pra aprender algumas frases e tals...
    Além disso também estudando alguns métodos....
    Tem um do Nelson Faria que chama Arte da Improvisação que é legal pra pegar várias frases....
    Te aconselho a aprender e estudar alguns classicos do jazz como Donna Lee, Autumn Leaves, Giant Steps, Take Five e por ai vai...
    Se prepara pra estudar muita teoria musical, muita harmonia, e se prepara pra conhecer as notas no braço da guitarra mais do que nunca, não pensando só em shape, mas em intervalos e arpejos também....
    Boa sorte pra voce e pra mim hehe

    denier
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Icaro Camelo

    Procura tbm com o Deji ele te da umas ideias legais algumas referencias boas !!!!!!!!!!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pedrobrito

    Na verdade tenho um bom material, coisas do Nelson Faria, Almir Chediak, vários livros de harmonia só que é muito CANSATIVO, queria algo mais na prática, sabe?

    Tô atrás do livro chamado: Livro do Músico - Antônio Adolfo, dizem que é muito bom.

    Nós podíamos (os interessados também) estudar "junto" esses livros e tirando as dúvidas pelo fórum, que q você acha?

    Curly
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Icaro Camelo

    uma boa dica é conseguir o programa band-in-a-box, baixar um pacote com os standards do jazz e da mpb e começar a tocar junto com ele, montando umas frases a partir das próprias notas dos acordes, o programa tb tem opção onde ele gera improvisos, então vc pode começar copiando as frases dele, "desmontando" elas para entender, etc...

    acho esse método mais eficaz do que os livros, que devem ser sim estudados mais para a frente...

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Icaro Camelo
    eu tenho O Livro do Músico
    não achei muito bom não. Quer dizer ele é muito bom, mas vc precisa de uma pessoa q saiba tudo q o livro diz, pq se não vc fica perdidão TOTAL.

    tudo em partitura e poucas explicações...

    ele apenas fala q tal coisa é tal coisa e pronto, esquece do pq...

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pega livros do Jamey Aebersold, tem uns volumes de jazz, ele te dá os standards (acordes base e melodia base) e vem com playback, vc acha facilmente no eMule, eu tenho uns 3 livros aqui, tem uns playbacks muito bons pra improviso.

    Pega as clássicas: autumn leaves, blue bossa, take five, all blues, watermelon man e baixa cada uma vaaarias versoes (algumas eu tenho umas 25+). Ouça bastante os improvisos dos caras e depois faça o seu.

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Icaro Camelo
    eu toco na igreja tbm, to enjoado d+ das mesmas coisas...
    as músicas não exigem muito, uma penta eh d+ pra certas músicas.

    gosto de blues, mas to enjoado dá penta e seus licks...

    tenho q estudar harmonia agora

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luckseven
    Lembre-se que nem só de penta vive o improviso :P

    Pra criar idéias boas vc precisa de muito mais, e mesclar na onda da música.

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luckseven
    procura Joe Pass pra tocar...
    pelo menos pra vc acostumar com a divisão ritmica (no jazz é complicada).

    eu tenho uns licks aqui...

    http://www.4shared.com/file/28394894/fc6a620f/GUITAR_10_Cool_Jazz_Fusi on_Licks__Transcriptions__MP3s_.html

    baixa ai...na verdade é uma revista americana q eu achei no emule, mas tah valendo... (Y)

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Slowhand-
    então... o problema é a música I IV V de sempre...

    mas eu uso um arpejos de tretrade (fica legal), acordes de passagem, oitavando e por ai vai...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Escute muito jazz, só isso posso te dizer, aprrender frases é legal quando você as entende e sabe usalas.
    Outra dica é baixar o band in a box e estudar improviso por ele, escolhe um tema deixa ele em loop e tnta não "tocar escalas" só riffs na hora e tenta encaixar uns acordes.
    E também pegue o Real Book e fassa a analise Harmonica de alguns temas para entender como funciona.

    Saulin
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Saulin
    · votar


    Pra enriquecer o tópico ou então repetir uma coisa que todo mundo já sabe...

    O mais legal é você ler pela partitura e não pela tablatura, pois além de você desenvolver uma dinâmica legal no movimento dos dedos e na palhetada que ficará bem melhor, ainda mais em salto de cordas, sem perceber, você estará lendo absurdamente melhor em pouco tempo, ainda mais quando se fala em jazz, que possui a escrita rica em acidentes musicais. Além do mais, você não ficará preso à um modelo pronto, que é a tablatura, e isso lhe abrirá um leque maior ainda de possibilidades e propocionará fluência nas mudanças de notas já que você executará da forma que fica MELHOR PARA VOCÊ...

    Tablatura facilita por um lado e por outro complica...

    P.S.:Particularmente acho legal abusar de técnicas de ligado, que dão uma certa "fluência" nas notas, principalmente nas tercinas...
    Escolha o MELHOR PARA VOCÊ.

    W Haynes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pessoal, nós brasileiros somos privilegiados por termos uma música muita rica, a bossa nova e tudo o que se seguiu e se desenvolveu a partir dela. E a bossa nova bebeu muito na fonte do jazz e porque não dizer, o jazz veio para cá beber na fonte da bossa nova também. Estudar bossa nova pode ser interessante para quem quer aprender jazz. Para quem quiser entender a idéia, apesar de já ter postado aqui neste forum, tenho um vídeo que gravei re-harmonizando Yesterday dos Beatles, aí já tem idéias para se estudar.
    E claro, um bom professor também ajuda...
    Abç

    Raizen
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Violento o vídeo.
    Muito bom.

    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    W Haynes

    Muito bacana seu vídeo.Já te copiei...ashasiaiahiahasiasi
    Abs.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Acho que o primeiro passo é entender bem a divisao musical. Saber muito bem a duracao exata de cada nota. Interpretar com o Swing Feel. Estudar o Real book. Métodos há varios, como por exemplo o do Jody Fischer. Busca ai q é facil encontrar.

    allansom
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: allansom
    · votar


    Icaro Camelo

    Não quero parecer redundante, mas para ter um bom fraseado de Jazz ouça muito este tipo de música, e procure um bom professor que te oriente e inicie neste tipo de música. Vai precisar estudar muita harmonia, com toda certeza. Não é algo que vai aprender em um método.

    W Haynes
    Muito legal o vídeo, parabéns. E que guitarra bacana!

    W Haynes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Valeu. Tenho outros vídeos assim e em breve terei materiais assim no meu site.
    Quanto a guitarra que o allansom notou, ela é uma obra de arte...
    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fraseado de Jazz