duvida campo harmonico de outros modos

    Autor Mensagem
    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07


    estou com uma duvida, uma musica composta em cima de um campo harmonico no modo frigio por exemplo, eu boto o tom dela como "C frigio"? seria assim que eu escreveria seu tom? é que eu nunca vi nenhuma cifra escrita assim. e se alguem puder me mostrar alguma musica com isso só pra mim da uma olhada.

    é uma duvida meio boba sim, mas é que eu vo lendo e aprendendo sozinho e essa é uma duvida boba pra mim tambem
    pois ja passei disso, mas é que quando vo vndo me surgem algumas duvidas assim, e uma resposta pode ajuda muito valeuuu...

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio voce nunca aprendera teoria perguntando em um forum de internet. Se voce quer ser auto-didata , leia LIVROS.

    Procure por esse livro :
    - http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38019155039GS9 RAFG

    Ele é um "manualzinho" de teoria , bateu uma duvida só procurar que ta la.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    valeu pela dica, concerteza é mtu dificil e muito vago aprender pela internet, mas ja deu uma base legal, concerteza vou comprar esse livro , e passar a comprar outros conforme o andar da carruagem, so novo tenho muito tempo pra le ainda
    auhauhauaha
    valeuu ai pela dica naka valeu mesmo
    falooo

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    so novo tenho muito tempo pra le ainda
    Não pense que você tem muito tempo pra ler, o quanto antes começar melhor. Não fique adiando as coisas.
    Ficar com esse pensamento, só vai atrasar seu lado.

    Falou!

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann
    so novo tenho muito tempo pra le ainda

    Eu queria que eu pensasse exatamente o CONTRÁRIO disto quando eu tinha 15 anos. Se eu tivesse começado sério aos 15, eu hoje seria um puta de um músico, guitarrista, baixista, qualquer coisa. Mas sempre fiquei achando que ainda tinha tempo.

    Pois é, o tempo passou, hoje tenho 33 e estou estudando igual um condenado para tentar recuperar todos os anos perdidos, anos em que achei que ainda tinha muito tempo.

    O tempo passa rápido, cara.

    concerteza

    Escreve-se "com certeza".

    Alex Vaughan
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu comecei a tocar com 33 anos, e estudo para tocar o que eu gosto.
    Mas voltando ao assunto, quando se fala em modos não há preocupação com tom, pois a música passa a ser modal e não tonal, ou seja, o que vale é a intenção.

    Alex Vaughan
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Se estiver tocando uma escala de C em uma acorde G maior, isso é G mixolídio; se for C em un acorde de Dm, é dórico.

    ki_suco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    em songbooks do satriani, por exemplo, a summer song tá como A mixolídio

    acho que é mais adequado escrever o modo também

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann

    Primeiro vamos ver quais os intervalos que formam o modo frígio.

    modo frígio:
    T, b2, b3, 4, 5, b6, 7 e 8

    Se é Dó frígio, então "de cara" já sabemos que este Dó é menor (T, b3, 5 e 7)

    Cm7

    A diferença entre este inocente Cm7 é que ele possui um intervalo característico, diferente de um Cm natural:

    modo eólio ( menor natural):
    T, 2, b3, 4, 5, b6, 7 e 8


    Note que os intervalos de 2a de um modo menor e outro são diferentes. A 2a do modo frígio é menor, enquanto que a 2a de um modo menor natural é maior.

    Harmonizando em C frígio, temos:

    Cm7, Db7M, Eb7, Fm7, Gm7(b5), Ab7M, Bbm7

    O C frígio é o IIIº grau de Ab maior, mas como a música está em C frígio, então C passa a ser o Iº, e a única semelhança que ele possui com a escala de Ab maior são a notas.

    Pense nesta ordem: jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio.

    Se o Iº grau for o frígio, então podemos utilizar esta mesma seqüência, só que com o frígio como o primeiro:

    frígio, lídio, mixolídio, eólio, lócrio, jônio e dórico

    C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb (respectivamente)



    Outro exemplo:

    Digamos que você não queira mais saber de C frígio, mas de C lídio, então você coloca o C como sendo o Iº, mas com lídio também em primeiro na seqüência:

    lídio, mixolídio, eólio, lócrio, jônio, dórico e frígio

    C, D, E, F#, G, A, B (respectivamente)


    Capiche????

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann

    Como disse o naka.88, compre um bom livro.

    Eu recomendo o livro Harmonia & Improvisação, volume I, do Almir Chediak (Editora Lumiar). É um livro de cabiceira, e que vale cada centavo (+/- R$ 40,00).

    Dá pra trocar algumas "figurinhas" pelo fórum e aprender bastante, mas com um livro na mão o seu rendimento pode melhorar ainda mais. Tá certo que você não tem mais o mesmo tempo que um garoto de 15 anos, mas dá pra arranjar um tempinho pra ler bons livros...

    Boa sorte!

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    valeu as opiniões, concerteza o quanto antes aprender melhor
    eu toco des dos 12 anos, mas é aquela coisa, só pegando tecnica
    e a teoria fica de lado mas to me enteressando bastante e concerteza
    irei correr atraz de material o quanto antes

    obrigado pelas dicas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida campo harmonico de outros modos