Autor |
Mensagem |
zorêia
|
# dez/02
ei, galera...
comecei a tocar guitarra a poco tempo, mas já tocava violão. Os cara me falaram q guitarrista só toca com paleta. Como é q toca música dedilhada na guitarra então?
|
EU
|
# dez/02
dah pra toca com palheta... mais naum é obrigado !!!
|
Anônimo
|
# dez/02
pega alguma coisa tocar com a mão na guita??
|
zorêia
|
# dez/02
e como é q deidilha com paleta? Dá pra me ensinar?
VAleu!
|
chuck schuldiner
|
# dez/02
pra cima pra baixo pra cima pra baixo.... alternado se diz... ou swips...[nsei se eh asisim q escreve]
mas eu nem curto mto dedilha com o dedo nao soh com a palheta...
|
Nos
|
# dez/02
É sweep maninho,hehe. Alguém sabe como fazer o chicken picking?
|
Errol
|
# dez/02
Sweep Picking:
O sweep consiste em conservar o sentido da palheta. Por exemplo, para passar de uma corda para a outra, com palhetada alternada você tocaria para cima e para baixo ou vice-versa. Já com o sweep basta ‘’escorregar’’ a palheta para baixo ou para cima. O importante é manter a clareza, sem embolar o som.
A seguir vão alguns exercícios de escalas e arpegios para você praticar sweep. Comece bem devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos.
Neste exemplo comece com a palhetada para baixo e na hora de passar para a corda Lá (quinta corda) conserve o sentido da palheta para baixo. Para voltar faça o mesmo, só que agora para passar da corda mi (primeira corda) para a corda si (segunda corda) o sentido da palheta será para cima.
Escala G (Jônio)
I------------------------------5-7-8I
I------------------------5-7-8------I
I------------------4-5-7------------I
I------------4-5-7------------------I
I------3-5-7------------------------I
I3-5-7------------------------------I
Neste outro exemplo temos um desenho de tríade de Lá (arpegio de três notas) maior e menor. Para executar o arpegio, comece com a palhetada para baixo e ‘’escorregue’’ até a última nota com o mesmo sentido da palheta. Para voltar o arpegio faça o mesmo só que com o sentido da palheta para cima. Pratique com muita calma e atenção para na embolar as notas.
Tríade de Lá Maior
I-----------9-12-9-----------I
I--------10--------10--------I
I------9--------------9------I
I---11------------------11---I
I12------------------------12I
I----------------------------I
Tríade de La Menor
I-----------8-12-8-----------I
I--------10--------10--------I
I------9--------------9------I
I---10------------------10---I
I12------------------------12I
I----------------------------I
Lick do mês : Perpetual Burn de Jason Becker (00:30 - 00:36)
I----------3-8-3-7-4-------------------------3-8-3-7-4-------4-12-8-----------I
I--------5-----------5---------------------5-----------5---5--------10--------I
I------5---------------4-----------------5---------------4-------------9------I
I----5-------------------6-------------5---------------------------------10---I
I3-7-----------------------7-5-7---3-7--------------------------------------12I
I-----------------------------------------------------------------------------I
Palhetada Alternada:
No heavy metal nós usamos a palhetada alternada geralmente em forma de riffs, além dos solos. É claro que para conseguirmos executá-la com perfeição temos que fazer alguns exercícios de articulação.
Essa primeira série de exercícios deve ser feita apenas com palhetadas alternadas começando para baixo, de preferência com metrônomo que é um acessório que faz a diferença falando-se em precisão.
Espero receber sugestões de todos vocês para os próximos assuntos e licks que querem ver nesse espaço.
Exercício 1 *
e:---------------------------------------0-0-0-0-|
B:--------------------------------0-0-0-0--------|
G:-------------------------0-0-0-0---------------|
D:------------------0-0-0-0----------------------|
A:----------0-0-0-0------------------------------|
E:-0-0-0-0---------------------------------------|
Exercício 2 *
e:------------------------------------|
B:------------------------------------|
G:----------------------------0-0-0-0-|
D:----------0-0-0-0-------------------|
A:-------------------0-0-0-0----------|
E:-0-0-0-0----------------------------|
e:----------------------------0-0-0-0-|
B:----------0-0-0-0-------------------|
G:-------------------0-0-0-0----------|
D:-0-0-0-0----------------------------|
A:------------------------------------|
E:------------------------------------|
Exercício 3 *
e:-----------------------------------------|
B:-----------------------------------------|
G:-----------------------------------------|
D:-------------------------0-0-0-0---------|
A:---------0-0-0-0-------------------------|
E:-0-0-0-0---------0-0-0-0---------0-0-0-0-|
e:---------------------------------0-0-0-0-|
B:-----------------0-0-0-0-----------------|
G:-0-0-0-0---------------------------------|
D:-----------------------------------------|
A:-----------------------------------------|
E:---------0-0-0-0---------0-0-0-0---------|
Outros exercícios que podem ajudar são alguns padrões modais.
O exercício a seguir está no campo harmônico de G maior e o formato é de 6 notas por tempo (Sextina).
G Jônio
e:------------------------------------------|
B:------------------------------------------|
G:------------------------------------------|
D:-------------------------4-5-7-4-5-7------|
A:-------------3-5-7-3-5-7------------------|
E:-3-5-7-3-5-7------------------------------|
e:--------------------------5-7-8--5-7-8----|
B:-------------5-7-8-5--7-8-----------------|
G:-4-5-7-4-5-7------------------------------|
D:------------------------------------------|
A:------------------------------------------|
E:------------------------------------------|
Am Dórico
e:------------------------------------------|
B:------------------------------------------|
G:------------------------------------------|
D:--------------------------5-7-9--5-7-9----|
A:-------------5-7-9--5-7-9-----------------|
E:-5-7-8-5-7-8------------------------------|
e:---------------------------7-8-10--7-8-10-|
B:-------------7-8-10-7-8-10----------------|
G:-5-7-9-5-7-9------------------------------|
D:------------------------------------------|
A:------------------------------------------|
E:------------------------------------------|
Bm Frígio
e:-----------------------------------------------|
B:-----------------------------------------------|
G:-----------------------------------------------|
D:-----------------------------7-9-10-7-9-10-----|
A:---------------7-9-10-7-9-10-------------------|
E:-7-8-10-7-8-10---------------------------------|
e:-------------------------------8-10-12-8-10-12-|
B:---------------8-10-12-8-10-12-----------------|
G:-7-9-11-7-9-11---------------------------------|
D:-----------------------------------------------|
A:-----------------------------------------------|
E:-----------------------------------------------|
C Lídio
e:----------------------------------------------------|
B:----------------------------------------------------|
G:----------------------------------------------------|
D:----------------------------------9-10-12--9-10-12--|
A:-----------------9-10-12--9-10-12-------------------|
E:-8-10-12-8-10-12------------------------------------|
e:----------------------------------10-12-14-10-12-14-|
B:----------------10-12-13-10-12-13-------------------|
G:9-11-12-9-11-12-------------------------------------|
D:----------------------------------------------------|
A:----------------------------------------------------|
E:----------------------------------------------------|
D Mixolídio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:------------------------------------10-12-14-10-12-14-|
A:------------------10-12-14-10-12-14-------------------|
E:10-12-14-10-12-14-------------------------------------|
e:------------------------------------12-14-15--12-14-15|
B:------------------12-13-15-12-13-15-------------------|
G:11-12-14-11-12-14-------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
Em Eólio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:------------------------------------12-14-16-12-14-16-|
A:-------------------12-14-15-12-14-15------------------|
E:12-14-15--12-14-15------------------------------------|
e:-------------------------------------14-15-17-14-15-17|
B:-------------------13-15-17--13-15-17-----------------|
G:12-14-16--12-14-16------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
F# (Meio Diminuto) Lócrio
e:------------------------------------------------------|
B:------------------------------------------------------|
G:------------------------------------------------------|
D:----------------------------------14-16-17-14-16-17---|
A:-----------------14-15-17-14-15-17--------------------|
E:14-15-17-14-15-17-------------------------------------|
e:-------------------------------------15-17-19-15-17-19|
B:------------------15-17-19--15--17-19-----------------|
G:14-16-17--14-16-17------------------------------------|
D:------------------------------------------------------|
A:------------------------------------------------------|
E:------------------------------------------------------|
Lick do Mês
Overture 1928 - Álbum Metropolis Part 2: Scenes From a Memory
Este lick está presente bem no começo da música, deve alternar todas as palhetadas começando pra baixo. Também é um padrão sextinado.
e:----------------------------------------------------|
B:--9-10-9-7------------------------------------------|
G:-----------9-7-6-9-7-6------------------------------|
D:-----------------------9-7-6-9-7-6------------------|
A:-----------------------------------9-7-5-9-7-5------|
E:-----------------------------------------------9--7-|
|
chuck schuldiner
|
# dez/02
***** explico bem hein onde c cato isso? heuheuheuhe
tipo eu sei toca quase intera a overture 1928 mto massa cara.. principalmente akele solinho la pro fim
|
samuel
|
# dez/02
VALEU PELA AULA, CARA!
|
Anônimo
|
# dez/02
ouça MARK KNOPFLER
ele usa os tres dedos da mao na palheta...mas usa soh os dedos
ele faz coisas q vcs NUNCA farao...coisas d cordas puladas, q eh impossivel na palheta
eh o cara do DIRE STRAITS, d SUltans fo Suing
ouça e BABEM!!
ele eh fodao
O disco Brothers in Arms, do Dire Strairs, banda a qual ele foi lider(vocalista e guitarrista) foi o disco q MAIS VENDEU NA INGLATERRA em todos os tempos..mais q BEATLERs
Dire Straits eh a banda estrangeira q MAIS VENDEU no Brasil
ouça esse cara, principalmente SULTANS OF SWING ao vivo, uma versao de 10 minutos...do album ALCHEMY....vcs vao babar com esse cara tocano, ´principalmentye 2º solo
peguiem tbm DOWN TO THE WATER LINE
Brothers in Arms
Teve um show dele, chamado VOLCANO...ele, phill conllins, paul macartney, eric clapton...putz..d babar
|
Errol
|
# dez/02
Isso daí foi tirado do site Whiplash.net, o maior site de metal da América Latina a lá têm uma coluna do Rodrigo Vinhas falando sobre guitarra.
Links:
Whiplash: http://www.whiplash.net
Coluna do Rodrigo: http://whiplash.net/especiallist.mv?sec=instrumentos
|
Plínio
|
# dez/02
Ae, chiken picken...uma técnica usada muito em country...os caras dedilham com palheta e com os dedos ao mesmo tempo...tbm é bastante usado em blues.....é loko essa técnica....
|
Errol
|
# dez/02
Massa Plínio, sabe algum lugar que fale sobre isso?
|
Lifeson
|
# dez/02
Knopfler é bom sim....mas nem tanto...
Tu ja ouviu a palhetada do Steve Morse..ou do Jon Petrucci...
o cara metralha as escalas...muito bom
|
chuck schuldiner
|
# dez/02
pode cre plinio eu uso um pokinho dessa tecnica em lord of the rings do blind guardian.. eu dedilho com 2 dedos na palheta e oquarto e o terceiro uso pra pegar as cordas la em baixo pq n tem vez q c toca a mizona e a mizinha juntos sabe
|
Plínio
|
# dez/02
Então, a técnica é isso mesmo...mas não sei onde fale sobre isso na net...meu professor de guitarra q falou sobre isso e tal, daki há uns dias ele vai me passar essa técnica tudo certinho, pq o q eu sei não é completo..aí nois troca idéia..
falow
|