Autor |
Mensagem |
alexdiffer Veterano |
# out/07
Eae pessoal estou devolta e esta semana trazendo pra voces um topico MASTER sobre teoria musical
Desculpa ae se o titulo soar um pouco arrogante de minha parte hehe gostaria de esclarecer que nao tive essa intensao...apenas estou aqui com a missao de ajuda-los a desenvolver um conhecimento mais profundo sobre teoria musical e ajudalos a desenvolver uma boa tecnica sob seu instrumento (guitarra).
Bom pode parecer chato de inicio mais oque eu vou passar nas primeiras semanas será fundamental para quem quer realmente se aprofundar e aprender teoria de verdade, pois nao se aprende nada pela metade, ou se absorve o "todo" ou "nada".
Estarei abordando aqui tambem pequenos estudos de livros que possuo.
Veja abaixo os temas desta semana:
· Som e ruido · Propiedades fisicas do som · Elementos da música (harmonia, melodia e ritmo) · Pentagrama. · Notas · Claves · Formulas de compasso · Valor das notas · Valor relativos das notas · Barra dupla, barra final e de repeticao · Ligadura · Ponto
Som e ruido
Podemos destinguiur um som de um ruido somente pelo senso auditivo, ou seja, qualquer ser humano que nao possua deficiencia auditiva consegue diferenciar um som de um ruido. Pode-se dizer que um som de maneira clara e objetiva e tudo aquilo que nao causa desconforto auditivo (levando se em conta a altura desse som) como uma campanhinha. Ja um ruido e todo som com frequencia indefinida e que causa certo desconforto aos ouvidos como o barulho de um motor, chiado etc..... Resumindo-se qualquer som desconfortavel e com um som indefinido é considerado pela ciencia um ruido, e um som com uma frequencia limpa é considerado um som.
Propriedades físicas do som
O som possui 4 propriedades basicas e sao elas : Altura, intensidade, duracao e timbre. Bom creio que todos daqui saibam oque é uma escala musical nao é....bom para os que nao sabem vou tentar resumir....uma escala é um grupo de sete notas...na verdade sao oito mais acontece que a "oitava" nota é a mesma que a primeira sendo esse conjunto de notas intitulado como um grupo a "OITAVA" no instrumento temos varias oitavas, ou seja, varios grupos de notas com nomes iguais porem em regioes diferentes proporcionando um som diferente devido a ALTURA DO SOM, quero dizer uma nota Dó sempre tera o mesmo som, porem temos varias notas Dó pelo braco do instremento, porem um mais grave, outro mais aguda é assim que podemos classificar a altura de um som, basicamente se seu ouvido for bom o bastante para destinguir se uma nota é mais grave ou aguda que a outra, voce pode destinguir a altura do som. Intensidade, pode se dizer que a intensidade é definida atraves da forca com que se ataca as cordas proporcionando hora um som FORTE hora um som sutil quase imperseptivel. A duracao é o tempo que a nota leva ate morrer, ou seja até nao soar mais. O timbre é basicamente a qualidade auditiva de cada instrumento, ou seja, uma guitarra distorcida, uma guitarra com som clean (limpo), podemos timbrar nossos intrumentos como quisermos e as vezes imitar o som de outros instrumentos, o timbre é isso a qualidade auditiva de cada instrumento, um mais grave outro mais agudo, com ou sem distorcao etc...
Elementos da musica
Bom já virou clichê (mania, repeticao) falar sempre: A musica é expressar os sentimentos da alma mediante o som, blábláblá..... eu nao concordo, pra mim a musica é uma ciencia a ser estudada com afinco e rigor e na qual cada dia nos proporciona novas descobertas. A musica devide-se em tres elementos superbasicos: A Harmonia, a melodia e o ritmo. A harmonia é um conjunto de notas executados de uma vez, a melodia é uma sequencia de notas dadas sussecivamente. ou seja, uma apos a outra e o ritmo e a velocidade em que voce executa tanto a harmonia quanto a melodia. Um exmplo de harmonia é um acorde, pois o acorde é formado por um conjunto de notas e que respeita uma lei de formulacao.Um exemplo de melodia é um solo qualquer pois o solista toca nota por nota e nunca em conjunto. O ritmo creio que já deu pra ter uma nocao....
Há atencao nao confunda essa harmonia com a harmonia que estudaremos na parte de improvisacao.!!!!
O pentagrama
O pentagrama neste caso nao tem nada a ver com o cabronco hehehe e sim é um conjunto de cinco linhas paralelas horizontalmente que formam entre elas quatro espacos, até ai temos 5 linhas e 4 espacos NATURAIS onde vao assinalar-se as notas musicais. Veja a figura abaixo.
Figura 1
Tambem assinam-se sobre estas linhas e espacos naturais linhas e espacos SUPLEMENTARES inferiores e superiores. Veja a figura abaixo.
Figura 2
As notas musicais
Sobre todas estas linhas e espacos assentam-se as notas musicais que ao subir sao: Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si E ao descer sao inversamente ao contrario: Si-Lá-Sol-Fá-Mi-Ré-Dó Simples esta passagem nao heheh
Claves
Em todo sistema musical possuimos 7 claves representadas por tres figuras, mais a que vamos estudar é somente a de Sol que se assina na segunda linha do pentagrama (contando-se sempre de baixo para cima) sendo assim ela dá seu nome a nota que se assina na segunda linha que por sua vez nomeia todas as outras no pentagrama. Veja abaixo todas as notas.
Figura 3
Compasso musical
O compasso musical foi criado para organizar, dar ritmo e valor nas notas musicais. Temos somente tres tipos de compasso o Quartenario com quatro tempos (1-2-3-4) o Ternario (1-2-3) e o binario com apenas 2 tempos (1-2)...Alguma vez voces já devem ter visto alguem contando os tempos seja batendo o pe no chao, ou atraves das baquetas isso é comum, o baterista geralmente faz isso ao inicio das musicas ele sempre conta um compasso e a banda entra junta.
Valor das notas
Veja a figura abaixo
Figura 4
As notas servem para exprimir o sons, e as pausas para determinar silencio, entende-se por valor o tempo em que estas notas devem durar, e na pausa indica a duracao do silencio. Cada nota ou pausa acima representada na figura vale metade de sua antecedente e o dobro do valor da seguinte, sendo assim uma semibreve vale 4 tempos, uma minima 2, uma seminima vale 1 e assim por diante
Valor comparativo
Observe a figura
Figura 5
Deduz-se evidentemente que uma semibreve vale 2 minimas, 4 seminimas, 8 colcheias, 16 semicolcheias, 32 fusas e 64 semifusas Com essas notas e suas respectivas pausas preenchem-se os compassos divididos por pequenas linhas perpendiculares chamadas barras de compasso. A qualidade do compasso indica-se no principio da peca da seguinte forma:
observe a figura:
Figura 6
O numero superior designa a quantidade de notas que preenche o compasso, e o inferior indica a qualidade dessas notas comparativamente aos valores acima Ver Figura 5
Barras de compasso
Temos tres tipos de barra de compasso a barra divisora tendo essa uma variante, final e de repeticao. A barra divisora é aquela que divide um compasso do outro, a barra final indica o fim da peca e a de repeticao indica que devemos repetir um trecho da peca ou ela inteira, no primeiro caso ocorre quando a peca e dividida por meio de uma barra divisora dupla veja as figurar abaixo
Figura 7
A ligadura
A ligadura serve para ligar, unir o som de uma nota a outro seja ela qual for veja abaixo exemplos de ligaduras ou mais popularmente ligados
Figura 8
O Ponto
O ponto serve para aumentar a nota mais metade do seu valo, ou seja uma seminima pontuada tem o valor de uma seminima mais metade de uma seminima que por consequencia é uma colcheia (ver figura5) Temos o ponto duplo o segundo ponto aumenta metado do valor do ponto anterior, ou seja, uma seminima pontuada tem o valor de uma seminima + uma colcheia + uma semicolcheia. [url=null]null[/url] FIGURA 9
Lembrem-se do valor comparativo das notas e estude isso, digo DOMINE isso. Qualquer duvida a semana que vem vou abrir um topico somente para as duvidas.
Emails para andro.ifrit@bol.com.br
|
alexdiffer Veterano |
# out/07 · Editado por: alexdiffer
· votar
Vejam o cronograma do curso completo que elaborei para voces :
Nível I: Apresentacao dos sinais que vamos necessitar para poder entender e escrever música. · Som e ruido · Propiedades do som · Música. Elementos da música · Pentagrama. · Notas · Claves · Compasso. Barra dupla, barra final e de repeticao · Duracao dos sons. Valor relativo · Fórmula de compasso · Ligadura · Ponto Nivel II: Estruturas para ordenar a música. · Compassos simples · Compassos compostos · Tempos fortes e fracos · Síncopa. Síncopa regular e irregular · Contratempo. · Valores irregulares · Tons e semitons · Alteracoes · Alteracoes propias · Alteracoes acidentais · Alteracoes de precaucao Nivel III: Como ganhar espaco em temas com pasagens ja escritas. · Sinais de repeticao · Dinamica · Sinais de expressao · Metronomo · Indicacoes de movimiento · Adornos mais usados Nivel IV: Base fundamental para comencar a pensar em Harmonía. · Escalas · Escalas maiores · Escalas maiores com sustenidos · Escalas maiores com bemois · Escalas menores · Escala menor natural · Escala menor harmonica · Escala menor melódica · Escalas relativas · Tonalidade ou escala · Escala pentatonica · Escala cromática Nivel V: Principios de introducao a Harmonía. · Intervalos · Intervalos melódicos Harmonicos · Intervalos simples compostos · Unísono, homonimo e henarmonía · Aspectos prácticos dos intervalos · Acordes · Tríades · Acordes com sétima · Inversao de acordes · Acorde semidiminuto · Acorde diminuto · Acorde com quarta suspendida · Acordes com sexta · Cifras · Arpeggios Nivel VI: Harmonía funcional aplicada a temas conhecidos em tons maiores. · Campo Harmonico · Campo Harmonico maior · Funcoes Harmónicas · Funcoes substitutas · Cadencias · Tipos de cadencias · Análise de cadencias 1 · Análise de cadencias 2 Nivel VII: Harmonía funcional aplicada a temas conhecidos em tons menores. · Campo Harmonico menor · Funcoes Harmónicas · Funcoes substitutas · Tipos de Cadencias · Análise de cadencias 1 · Análise de cadencias 2 Nivel VIII: Outras Harmonías que ajudam a enriquecer a música. · Dominantes secundarios · Substitutos tritonais · Resolucoes deceptivas dos acordes dominantes · Análise Harmonica 1 · IIm7 relativos · Análise Harmonica 2 · Acordes diminutos · Dominantes e substitutos tritonais por extensao · Cadencias Nivel IX: Técnicas avancadas de harmonía funcional. · Improvisación: Conceito · Escalas de Improvisacao · Sistema para encontrar um modo grego · Escalas de Improvisacao (para campo harmonico menor) · Sistema de ajuda para escalas do campo harmonico menor · Modos alterados · Dominantes e o modo mixolidio · Outras escalas para improvisacao · Modos para outros acordes de harmonía funcional · Emprestimo modal · Cadencias com acordes de emprestimo modal · Como comecar a utilizar as escalas Nivel X: Ferramentas para composicao e transcricao de temas. · Introducao para o nivel X · Re-harmonizacao · Tensoes · Nota Pedal · Transporte · Modulacao
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
upa!!! filho da upahu huahauhaaa
|
Curly Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer
caramba cara, é muita coisa, praticamente vc vai escrever um livro mas com certeza o conteúdo está bem completo, quero só ver, boa sorte, hehe, tá legal essa 1a parte
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# out/07
· votar
Muito bom cara, parabens pela boa vontade !
|
Midgard Veterano |
# out/07
· votar
valeuuuuuuuuuu cara \o
|
WeslleyGuilber Veterano |
# out/07
· votar
putaqopariu...muito bom heim kra...parabens pela iniciativa...espero q nao desanime... =>
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
Curly JoeCruzGuitar Midgard WeslleyGuilber
Concerteza finalizarei e ao final todos estarao bem fundamentados...pelo menos em teoria... rsrsrs
|
Fallenn99 Veterano |
# out/07
· votar
parabens cara... otima iniciativa!!!
|
Bigode Ozzy Veterano |
# out/07
· votar
cara...se quiser, posso desenvolver um site pra isso dai...como se fosse seu livro virtual...
propaganda já feita, agora vamos aos fatos...auehuaehuaehea
tá muito foda isso! Vai ser um tópico q vou acompanhar com certeza!
|
fabricio abreu Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer
só pelo Nível 1 já merece stick!!! parabens to aguardando os proximos níveis
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
Bigode Ozzy vamos pensar nisso kndo tudo estiver pronto aqui ok
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
fabricio abreu vlew cara!
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
Fallenn99 vlew pelo apoio
|
Guitar_L Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer Presentão pra criançada! ASUHauhsuhasuhashuas /o/ Muito bom cara, parabéns pelo trabalho. Acompanharei com certeza. Abraços
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
Guitar_Luppi heehhehehe
dia das criancas neh hueheuheuha num poderia deixar de presentea-los huahauhaahauhahaa
embora eu acho ki eu sou o mais novo daki huahauha
|
RodrigoBreck Veterano |
# out/07
· votar
apoiado
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
RodrigoBreck vlew
|
garrafa Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer legal mess cara vc vai ajudar mta gente aqui no forum principalmente pra quem nao tem condiçoes de fazer aula legal mess parabens boa iniciativa.............. flws............
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
garrafa vlew ae cara
esse teu nick eh bem sugestivo eim huahuahua <o>
|
rafaelcerqueira Veterano |
# out/07
· votar
Isso bem que poderia virar um pdf pra galera, pois iria facilitar bastante pra galera estudar. Excelente iniciativa, abraços
|
mazellan Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer po..tenho interesse numas aulas ae....nem sei c pode isso...mas mande-me um email
kaue_pepe no hotmail
|
Robson Mattos Rezende Veterano |
# out/07
· votar
Excelente!! Se virasse um pdf ficaria perfeito.
alexdiffer Mando bem cara, parabens.
|
pexer0 Veterano |
# out/07
· votar
vo acompanhar esse tópico pra caramba =DD
vamos la cara... força
ensinar os pseudo musicos analfabetos que nem eu a aprender alguma coisa huaa
|
Johnny Favorite Veterano |
# out/07
· votar
=)
|
# out/07
· votar
alexdiffer Cara, sem querer abusar, mas não teria como você transformar isso num pdf pra podermos estudar melhor?.
Abraços
|
stenyosullivan Veterano |
# out/07
· votar
alexdiffer
veio, antes de mais nada, ao inves de fazer varios post com a materia, faz uma apostila e disponibiliza pro pessoal baixa, isso irá ser de grande ajuda, pelo menos pramim, e esse topico fica sendo para tirar as duvidas da apostila se vc for realmente fazer ;)
|
# out/07
· votar
Também acho que assim seria mais eficiente. É só uma dica.
Abraços e excelente iniciativa...
|
alexdiffer Veterano |
# out/07
· votar
se eu conseguir o programa para passar em pdf colocarei aki pra vcs...mas nao prometo nada ainda ok
e aproveito para me desculpar pois essa semana foi muito corrida nao deu tempo de preparar o nivel II mais se tudo der certo estarei aki semana ki vem com os modulos II e III
ok?
desculpem vlew!!!
|
Machine Gun Man Veterano |
# out/07
· votar
Ótimo, parabéns!
|