Frank Zappa - Um dos maiores gênios da música

Autor Mensagem
Raissamus
Veterano
# set/07


Recentemente, comecei a ouvir esse grande compositor/guitarrista. Os arranjos deles são simplesmente incríveis.

To postando alguns vídeos dele. Uma verdadeira aula de música!

Montana:




Cosmik Debris:




Whippin' Post:




Camarillo Brillo/Muffin Man:




Ainda to procurando músicas dele. Se alguém tiver algo a recomendar, por favor, recomende! =)

Bitches Brew
Veterano
# set/07 · Editado por: Bitches Brew
· votar


Inca Roads (essa música tem um dos solos mais famosos do FZ)



Steve Vai comentando como foi sua audição para a banda do FZ:



Frank Zappa tocando com Steve Vai:



Snakepit
Veterano
# set/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Conheço pouco, mas gosto muito da música "Watermelon in Easrter Hay", acho uma baita viagem, bem legal de ouvir.



O clipe foi feito por fãs, mas vale pela música.

Ouvir essa música antes de dormir é muito bom, da uma sensação de paz incrivel.

Eu sou o unico q acho ele a CARA do Borat? heheheh

Raissamus
Veterano
# set/07
· votar


Bitches Brew

Nossa, muito legal essa Inca Roads, gostei muito mesmo! Depois eu vejo o vídeo com o Vai.

Snakepit

Nossa, muito gênio esse Frank Zappa, muito bom mesmo.
Sim, ele lembra o Borat, nunca tinha reparado hauhauhauhauhauhauhauhauhua.

Dogs2
Veterano
# set/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Me amarro no som do cara, é sem dúvidas um dos grandes músicos da segunda metade do séc. XX

Eric Clapton
Veterano
# set/07
· votar


Me amarro no som do cara, é sem dúvidas um dos grandes músicos da segunda metade do séc. XX (2)

spainEL
Veterano
# set/07
· votar


Eu sempre tentava entender o porque de algum compositor colocar determinada nota aqui outra ali, meio que fazendo uma análise harmônica, melódica e tudo mais... aí eu ouvi Frank Zappa... hehe

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


eu acho que pra ficar perfeito e ele ficar no nivel do hendrix, falta só um pouco mais de drive na guitarra dele

Dogs2
Veterano
# set/07 · Editado por: Dogs2
· votar


MANFREDINI
eu acho que pra ficar perfeito e ele ficar no nivel do hendrix, falta só um pouco mais de drive na guitarra dele


vc tá falando isso do Zappa como guitarrista, né?
porque como compositor eu num sei nem o que dizer dessa comparação com do Hendrix com o Zappa

é como comparar um Fusca com uma máquina do tempo

lukeswall
Veterano
# set/07
· votar


o zappa, pra mim, está anos luz à frente do hendrix.
pegue o disco Shut Up and Play Yer Guitar, que só tem solos de guitarra, e percebam a loucura. só polirritmo com a bateria e solos com o fraseado mais ímpar que eu já ouvi.

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


lukeswall
Questão de gosto: eu não gosto nem um pouco do Frank como guitarrista
PORÉM como compositor ele não tem comparação com ninguém da música popular do século passado

Raissamus
Veterano
# set/07
· votar


Uma coisa que eu percebo no trabalho do Frank Zappa é a dificuldade de entendê-lo. Não é algo muito óbvio, que você goste na primeira vez que ouve. Essa é a terceira vez que eu paro pra ouvir o som do cara. Nas duas primeiras vezes, eu não tinha gostado muito, achava algumas músicas desagradáveis. Agora eu to começando a gostar mais, to percebendo a genialidade dele aos poucos. De um modo geral, a música dele é algo que exige certa maturidade musical para ser integralmente apreciada. Ainda há músicas que não me agradam tanto assim, mas que eu acho que podem me agradar após algum tempo. É só questão de amadurecer o ouvido. (Na minha humilde opinião, é claro)

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Raissamus
Para muitas pessoas esse é o ponto forte da música do Frank, mas para mim é exatamente o ponto fraco. Não que eu não compreenda as músicas dele, muito pelo contrário, ouvi a maioria do repertório dele e absorvi tudo (sem falsa modéstia). O problema é que soa incompreensível para a maioria das pessoas, e quando se trata de arte isso é algo grave NA MINHA VISÃO.

Não gosto dessa idéia de "ah, só eu gosto disso", chega soar até arrogante, como se fosse "só eu compreendo essa música difícil, sua cambada de babacas". Gostaria que ele tivesse uma intencionalidade mais popular SEM abandonar as maluquices

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


vc tá falando isso do Zappa como guitarrista, né?
é, exatamente isso, como compositor, aos meus ouvido, eu prefiro o zappa do que o hendrix (não muuuuuuuiiito), mas o zappa é muito foda, eu gosto dele, mas como guitarrista, não ia cair nada mal um drive ai na guitarra dele

Raissamus
Veterano
# set/07
· votar


Dogs2

Acho essa característica da música dele algo neutro, embora tenha achado muito interessante seu ponto de vista. Posso estar parecendo leigo falando (o que não deixa de ser verdade, conheço pouco do trabalho do Zappa), mas seria a mesa coisa se ele fizesse músicas mais "acessíveis"? Digo, ele não poderia estar abandonando sua espontaneidade?

old steel
Veterano
# set/07
· votar


Grande obra.Uma das maiores de todos os artistas.Se não me engano são 77 discos,fora os póstumos em poder da família que deve dar mais um tanto desses.

ryushin
Veterano
# out/07
· votar


Eu curto muito a Zoot Allures do Zappa:


ryushin
Veterano
# out/07
· votar


Tributo acústico ao mestre zappa:



Raissamus
Veterano
# out/07
· votar


old steel

77!? Nossa, é muito disco! Sabia que ele tinha lançado vários, mas não imaginava tantos assim. É música pra vida toda.

ryushin

Cara, me impressionei muito com essa Zoot Allures, principalmente depois do segundo vídeo, que dá uma noção melhor da harmonia. Incrível.

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Raissamus
mas seria a mesa coisa se ele fizesse músicas mais "acessíveis"? Digo, ele não poderia estar abandonando sua espontaneidade?


Não, definitivamente não, apenas abrangeria uma maior gama de público. O som do Zappa não é alienativo, é educativo, e é importante educar principalmente os ouvintes de músicas "acessíveis", que geralmente não tem discernimento musical. O próprio Frank falou que usava o humor também como elemento para atrair as pessoas, porém acho que faltou mais elementos para ele conseguir atingir uma maior popularidade. Não precisa "se corromper" pra ser pop, isso eu tenho certeza e vou provar.

Dogs2
Veterano
# out/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Os próprios Mamonas Assassinas são um exemplo disso: músicas criativas, muito bem elaboradas, porém atraíram o público com o humor e o carisma, e mesmo as letras falando um monte de putaria eles fizeram sucesso até entre as crianças (usaram também o elemento visual: se vestiam de coelhinho, mulher, entre outras coisas), e nem por isso eles não são espontâneos.
O Zappa não aceitava o fato de que para ele (e para todo músico que se preze) música é tudo, mas para a maioria dos ouvintes música não é tudo.

ryushin
Veterano
# out/07 · Editado por: ryushin
· votar


Raissamus
Procura a versão normal dela em estúdio do álbum homônimo "Zoot Allures".. você vai se impressionar! Adoro essa música.

Lista de álbuns do zappa: http://globalia.net/donlope/fz/lyrics/index.html

Raissamus
Veterano
# out/07
· votar


Dogs2

Gostei muito das suas idéias. Esse fato das músicas deles serem educativas funciona pra qualquer nível de maturidade musical. To longe de saber tudo de música, mas também não sou leigo. Nesses últimos dias, só de ouvir Frank Zappa, já mudei um pouco a visão que eu tinha sobre música até então. Cada música dele que é nova pra mim vem acompanhada de uma "surpresa" diferente, alguma idéia inovadora.

Ah, e muito bom o exemplo dos Mamonas Assassinas.

ryushin

Foi a primeira coisa que eu fiz depois de ver os dois vídeos =)
To me impressionando cada vez mais com o cara, genial!

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Raissamus
É, me amarro no som do Frank mesmo. Cada disco uma idéia nova, o cara é foda \o/

Johnny Favorite
Veterano
# out/07
· votar


sensacional

Raissamus
Veterano
# out/07
· votar


Me impressionei muito com essa música. Os três vídeos são relativos à ela:

Original:




Ao vivo:




Acústico (cover do mesmo cara do vídeo de um post um pouco mais acima):



brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/07
· votar


O Zappa era um kra q tava à frente do seu tempo, ainda tá pra aparecer alguém com a genialidade dele.

Forneria
Veterano
# out/07
· votar


Brunoepronto, desculpe discordar, mas o Hermeto Pascoal naquela época já estava muito à frente do Zappa.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Forneria
Calma né, muito a frente é exagero, podemos falar mesmo patamar...

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/07
· votar


Forneria
Concordo com o Atum, nada pessoal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frank Zappa - Um dos maiores gênios da música