Semi Analfabeto: Que acordes utilizar?

    Autor Mensagem
    Zeraus
    Veterano
    # set/07


    Se eu quisesse compor uma música em D, quais acordes/notas eu poderia utilizar na composição de modo a ficar harmonicamente correta?

    A mesma pergunta para compor em E?

    Lembrem-se que sou semi analfabeto... sei cifras e olhe lá... não entendo nada daquele monte de nomes de remédios ou bracinhos de guitarras cheios de numeros....

    Valew

    Bleed
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Bleed
    · votar


    D - Em - F#m - G - A - Bm - C#dim. No caso do MI e´a mesma coisa
    basta vc trocar a tonica e usar a mesma regra.
    Cara ja existem varios outos topicos que respondem sua duvida, mais tá blz
    A formula é essa
    1 Tonica , 2 menor , 3 menor , 4 maior , 5 justa , 6 menor e 7 diminuta.
    Basta vc seguir a escala diatonica. Mas essa formula so serve para os tons maiores, para os menores mudam completamente.
    Existe algumas variações tambem. Abraço

    Minow
    Veterano
    # set/07
    · votar


    O sétimo grau tem uma sétima menor, e não uma sétima diminuta...
    Mas acho que o Zeraus não vai usar essas tensões, mais simples pensar nos acordes maiores e menores e pronto...

    eusourei
    Veterano
    # set/07 · Editado por: eusourei
    · votar


    assim ó

    Os acordes de todos os tons seguem sempre um ordem que não muda, que é:

    M m m M M m m(b5)

    Então, na tonalidade de ré os acordes seriam:

    D Em F#m G A Bm C#m(b5)

    Essas são só as triades(acordes de tres notas) voce pode botar 7, 9 e tudo mais também. Além disso você pode usar outros acordes, não existe harmonicamente correto, mas essas sao os acordes da tonalidade...

    Bleed
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Bleed
    · votar


    Fm?

    Bleed
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Bleed
    · votar


    Corrigiu né! pensei q vc ia dar esse mole!

    Zeraus
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Bleed
    D - Em - F#m - G - A - Bm - C#dim.

    Allright! Gracias!

    A formula é essa
    1 Tonica , 2 menor , 3 menor , 4 maior , 5 justa , 6 menor e 7 diminuta.
    Basta vc seguir a escala diatonica


    Isso é formula molecular? rsrsr Não entendo, mas fica a referência! Valew.

    Minow
    O sétimo grau tem uma sétima menor, e não uma sétima diminuta...
    Mas acho que o Zeraus não vai usar essas tensões,


    Onde fica o MOBRAL?


    eusourei
    Os acordes de todos os tons seguem sempre um ordem que não muda, que é:

    M m m M M m m(b5)


    ummmm??


    Então, na tonalidade de ré os acordes seriam:

    D Em Fm G A Bm Cm(b5)


    Aqui entendi, exceto pelo (b5)...

    Essas são só as triades(acordes de tres notas)

    Tonica terça e quinta, certo?

    voce pode botar 7, 9 e tudo mais também.

    Ah entao se der na telha posso usar aqueles acordes e adicionar uma sétima ou nona certo?

    Além disso você pode usar outros acordes, não existe harmonicamente correto, mas essas sao os acordes da tonalidade...

    Okay! Normalmente eu vivo aquela frase de Kurt Cobain: "I don´t know what i am doing, i just play".
    Mas fiquei curioso de saber pelo menos quais os acordes estariam "tecnicamente" ou "harmonicamente" corretos quando utilizados em uma composição.

    Ah.... posso pegar esses acordes todos e tocar da forma que eu quiser? posso encaixa-los em qualquer ordem que soar melhor pra mim? ou um tem que vir antes ou depois de outro, necessariamente?

    Zeraus
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Para para tudo!!

    Essas cifras me parecem exatamente a escala maior de ré.....

    Entao, me corrijam nos detalhes, mas a resposta da minha pergunta para tom E seria só seguindo a escala de mi maior? E F# G# A B C# D#?

    Harmonia, campo harmonico, é isso?

    Fazer uma composição que esteja em determinado tom é so usar entre si as notas que compõe a escala do tom escolhido para a musica?

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Zeraus

    Você já tem a escala, no caso E maior, certo?!

    Pra você harmonizar uma escala você precisa "empilhar as terças".

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/168616/p0#4572394

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Zeraus

    "D Em Fm G A Bm Cm(b5)"
    Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#°

    "E F# G# A B C# D#?"
    Não ainda: E F#m G#m A B7 C#m D#°

    Acho que o sétimo grau (diminuto) não é menor, alguém me corrija por favor.
    Diminuto = dim = °

    Zeraus

    Fica assim:

    I = Maior (Tônica = A nota do Tom).
    II = Menor.
    III = Menor.
    IV = Maior.
    V = Maior com 7.
    VI = Menor.
    VII = Diminuta.

    Abraço.

    Zeraus
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    luiz_sjrp
    E F# G# A B C# D#?"
    Não ainda: E F#m G#m A B7 C#m D#°


    Valeu! ummm cheguei perto!

    Fica assim:

    I = Maior (Tônica = A nota do Tom).
    II = Menor.
    III = Menor.
    IV = Maior.
    V = Maior com 7.
    VI = Menor.
    VII = Diminuta.

    Abraço.


    Brigadão!

    LeandroPanucci
    Pra você harmonizar uma escala você precisa "empilhar as terças".

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/168616/p0#4572394


    Muito grato! Esses dois tópicos ficarão abertos aqui na minha tela um bom tempo!

    eusourei
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Zeraus

    Você pode usar sétima e nona, só cuidando que as ntas devem estar na tonalidade! O mais clássico é a quinta, chamada dominante. Por exemplo em ré maior, o dominante é a A7, que as vezes pode aparecer om nona também.

    luiz_sjrp
    D Em Fm G A Bm Cm(b5)"
    Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#°


    Não, não está errado porque eu só escrevi as tríades, e acordes diminutos tem sétima também. Os sustenidos eu esqueci mesmo, mas corrigi um minutinho depois, tu que é muito rapidinho :P

    Mega
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#°
    A7 é uma tétrade, acorde de 4 sons.
    C#º é um ciclo de terças menores, se for pra representar no campo harmônico com a tétrade vc vai ter um acorde meio diminuto, e não um diminuto total, como é o caso dessa cifra. Meio diminuto tem esse nome porque apresenta uma sétima menor, o diminuto total tem uma sétima diminuta. Não confundam a cabeça do garoto... :P

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    eusourei
    Mega

    Obrigado pelas correções e desculpa pelas minhas falhas.
    Abraço.

    eusourei

    "mas corrigi um minutinho depois, tu que é muito rapidinho :P"

    eusourei
    Membro Novato# Enviado: 26/set/07 21:03 · Editado por: eusourei
    Citar Votar Denunciar


    luiz_sjrp
    Membro Novato# Enviado: 26/set/07 23:31
    Citar Editar


    Acerta o teu relógio......
    :P

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    o Setimo grau é escrito geralmente assim Xm7(5b) ou então com um º cortado

    e lê assim
    X menor com setima e quinta bemol ou X semi diminuto ou X meio diminuto

    normalmente os campos harmonicos vão ser vistos assim
    I7+ IIm7 IIIm7 IV7+ V7 VIm7 VIIm7(5b)

    onde o primeiro grau é o tom do campo.

    falou!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Richard Guitar

    falou!
    Falou!

    the cat in the hat
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Zeraus
    po cara eh melhor voce procurar um professor que te ensine esse basico,por que voce precisa ter um entendimento melhor de tom, semitom, tonica,e intervalos essas coisas pra entender melhor campo harmonico, por que por mais que agente explique aqui vai ser complicado por que alguma coisas vao te confundir muito! eu mesmo quando lia aquelas materias de campo harmonico nas revistas quando comecei a tocar guitarra, nao entendia bulhufas!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Semi Analfabeto: Que acordes utilizar?