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Zeraus Veterano |
# set/07
Se eu quisesse compor uma música em D, quais acordes/notas eu poderia utilizar na composição de modo a ficar harmonicamente correta?
A mesma pergunta para compor em E?
Lembrem-se que sou semi analfabeto... sei cifras e olhe lá... não entendo nada daquele monte de nomes de remédios ou bracinhos de guitarras cheios de numeros....
Valew
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Bleed Veterano |
# set/07 · Editado por: Bleed
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D - Em - F#m - G - A - Bm - C#dim. No caso do MI e´a mesma coisa basta vc trocar a tonica e usar a mesma regra. Cara ja existem varios outos topicos que respondem sua duvida, mais tá blz A formula é essa 1 Tonica , 2 menor , 3 menor , 4 maior , 5 justa , 6 menor e 7 diminuta. Basta vc seguir a escala diatonica. Mas essa formula so serve para os tons maiores, para os menores mudam completamente. Existe algumas variações tambem. Abraço
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Minow Veterano |
# set/07
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O sétimo grau tem uma sétima menor, e não uma sétima diminuta... Mas acho que o Zeraus não vai usar essas tensões, mais simples pensar nos acordes maiores e menores e pronto...
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eusourei Veterano |
# set/07 · Editado por: eusourei
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assim ó
Os acordes de todos os tons seguem sempre um ordem que não muda, que é:
M m m M M m m(b5)
Então, na tonalidade de ré os acordes seriam:
D Em F#m G A Bm C#m(b5)
Essas são só as triades(acordes de tres notas) voce pode botar 7, 9 e tudo mais também. Além disso você pode usar outros acordes, não existe harmonicamente correto, mas essas sao os acordes da tonalidade...
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Bleed Veterano |
# set/07 · Editado por: Bleed
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Fm?
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Bleed Veterano |
# set/07 · Editado por: Bleed
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Corrigiu né! pensei q vc ia dar esse mole!
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Zeraus Veterano |
# set/07 · Editado por: Zeraus
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Bleed D - Em - F#m - G - A - Bm - C#dim.
Allright! Gracias!
A formula é essa 1 Tonica , 2 menor , 3 menor , 4 maior , 5 justa , 6 menor e 7 diminuta. Basta vc seguir a escala diatonica
Isso é formula molecular? rsrsr Não entendo, mas fica a referência! Valew.
Minow O sétimo grau tem uma sétima menor, e não uma sétima diminuta... Mas acho que o Zeraus não vai usar essas tensões,
Onde fica o MOBRAL?
eusourei Os acordes de todos os tons seguem sempre um ordem que não muda, que é:
M m m M M m m(b5)
ummmm??
Então, na tonalidade de ré os acordes seriam:
D Em Fm G A Bm Cm(b5)
Aqui entendi, exceto pelo (b5)...
Essas são só as triades(acordes de tres notas)
Tonica terça e quinta, certo?
voce pode botar 7, 9 e tudo mais também.
Ah entao se der na telha posso usar aqueles acordes e adicionar uma sétima ou nona certo?
Além disso você pode usar outros acordes, não existe harmonicamente correto, mas essas sao os acordes da tonalidade...
Okay! Normalmente eu vivo aquela frase de Kurt Cobain: "I don´t know what i am doing, i just play". Mas fiquei curioso de saber pelo menos quais os acordes estariam "tecnicamente" ou "harmonicamente" corretos quando utilizados em uma composição.
Ah.... posso pegar esses acordes todos e tocar da forma que eu quiser? posso encaixa-los em qualquer ordem que soar melhor pra mim? ou um tem que vir antes ou depois de outro, necessariamente?
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Zeraus Veterano |
# set/07 · Editado por: Zeraus
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Para para tudo!!
Essas cifras me parecem exatamente a escala maior de ré.....
Entao, me corrijam nos detalhes, mas a resposta da minha pergunta para tom E seria só seguindo a escala de mi maior? E F# G# A B C# D#?
Harmonia, campo harmonico, é isso?
Fazer uma composição que esteja em determinado tom é so usar entre si as notas que compõe a escala do tom escolhido para a musica?
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LeandroP Moderador |
# set/07
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Zeraus
Você já tem a escala, no caso E maior, certo?!
Pra você harmonizar uma escala você precisa "empilhar as terças".
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/168616/p0#4572394
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luiz_sjrp Veterano |
# set/07
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Zeraus
"D Em Fm G A Bm Cm(b5)" Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#°
"E F# G# A B C# D#?" Não ainda: E F#m G#m A B7 C#m D#°
Acho que o sétimo grau (diminuto) não é menor, alguém me corrija por favor. Diminuto = dim = °
Zeraus
Fica assim:
I = Maior (Tônica = A nota do Tom). II = Menor. III = Menor. IV = Maior. V = Maior com 7. VI = Menor. VII = Diminuta.
Abraço.
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Zeraus Veterano |
# set/07 · Editado por: Zeraus
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luiz_sjrp E F# G# A B C# D#?" Não ainda: E F#m G#m A B7 C#m D#°
Valeu! ummm cheguei perto!
Fica assim:
I = Maior (Tônica = A nota do Tom). II = Menor. III = Menor. IV = Maior. V = Maior com 7. VI = Menor. VII = Diminuta.
Abraço.
Brigadão!
LeandroPanucci Pra você harmonizar uma escala você precisa "empilhar as terças".
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/168616/p0#4572394
Muito grato! Esses dois tópicos ficarão abertos aqui na minha tela um bom tempo!
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eusourei Veterano |
# set/07
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Zeraus
Você pode usar sétima e nona, só cuidando que as ntas devem estar na tonalidade! O mais clássico é a quinta, chamada dominante. Por exemplo em ré maior, o dominante é a A7, que as vezes pode aparecer om nona também.
luiz_sjrp D Em Fm G A Bm Cm(b5)" Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#°
Não, não está errado porque eu só escrevi as tríades, e acordes diminutos tem sétima também. Os sustenidos eu esqueci mesmo, mas corrigi um minutinho depois, tu que é muito rapidinho :P
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Mega Veterano |
# set/07
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Isso daqui está errado. Seria assim: D Em F#m G A7 Bm C#° A7 é uma tétrade, acorde de 4 sons. C#º é um ciclo de terças menores, se for pra representar no campo harmônico com a tétrade vc vai ter um acorde meio diminuto, e não um diminuto total, como é o caso dessa cifra. Meio diminuto tem esse nome porque apresenta uma sétima menor, o diminuto total tem uma sétima diminuta. Não confundam a cabeça do garoto... :P
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luiz_sjrp Veterano |
# set/07
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eusourei Mega
Obrigado pelas correções e desculpa pelas minhas falhas. Abraço.
eusourei
"mas corrigi um minutinho depois, tu que é muito rapidinho :P"
eusourei Membro Novato# Enviado: 26/set/07 21:03 · Editado por: eusourei Citar Votar Denunciar
luiz_sjrp Membro Novato# Enviado: 26/set/07 23:31 Citar Editar
Acerta o teu relógio...... :P
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Richard Guitar Veterano |
# set/07
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o Setimo grau é escrito geralmente assim Xm7(5b) ou então com um º cortado
e lê assim X menor com setima e quinta bemol ou X semi diminuto ou X meio diminuto
normalmente os campos harmonicos vão ser vistos assim I7+ IIm7 IIIm7 IV7+ V7 VIm7 VIIm7(5b)
onde o primeiro grau é o tom do campo.
falou!
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luiz_sjrp Veterano |
# set/07
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Richard Guitar
falou! Falou!
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the cat in the hat Veterano |
# set/07
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Zeraus po cara eh melhor voce procurar um professor que te ensine esse basico,por que voce precisa ter um entendimento melhor de tom, semitom, tonica,e intervalos essas coisas pra entender melhor campo harmonico, por que por mais que agente explique aqui vai ser complicado por que alguma coisas vao te confundir muito! eu mesmo quando lia aquelas materias de campo harmonico nas revistas quando comecei a tocar guitarra, nao entendia bulhufas!!
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