Dodecafonismo

Autor Mensagem
    nIgHtWoLf
    Veterano
    # out/03

Alguem conehcé sobre este jeito de criar música? Que música desse estilo eu posso baixar? Alguem que entenda sobre nos de umas explicações ae

robertoribeiro
    Veterano
    # out/03
    · votar

Dá uma olhada nesse site:

http://www.nics.unicamp.br/~daniele/seculoxx.html

[]s

meiomundo
    Veterano
    # out/03 · Editado por: meiomundo
    · votar

Foi um alemão chamado Schoenberg que inventou esse método de composição. Se não me engano, tu só pode repetir uma nota após ter tocados todas as 12. Esse negócio apareceu, porque os compositores da época duvidavam que fosse possível inovar usando o sistema tonal. Tem um livro de harmonia do Schoenberg que explica isso. Nunca estudei isso muito a fundo, por isso não tenho muita certeza.

niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # out/03
    · votar

alguem sabe explicar isso direito

John Andrade
    Veterano
    # out/03
    · votar

Isso não tem explicação... é uma música livre, fora de qualquer padrão de escala, etc...
    Dá uma escutada nesses caras:

Schoenberg
    Stravinsky
    Frank Zappa
    Penderecki
    John Cage
    Bucket Head

Uma coisa que vc pode tentar e que funciona, é usar um acorde alterado (acorde maior com 7ª com 5b, 5#, 9b ou 9#) e usar uma escala hexafônica em cima... a escala hexafônica é uma escala de tons inteiros (intervalos de um tom entre as notas da escala)
    Exemplo:
    sobre um acorde G alt, vc usaria a escala:
    G, A, B, C#, D#, F (teóricamente, E#), G.

meiomundo
    Veterano
    # out/03
    · votar

John Andrade
    Só uma coisa. Pelo que eu lembro (das poucas vezes que procurei algo sobre o assunto) não há essa liberdade, não. O que existe é uma estrutura formal bastante rígida. Mas não garanto, porque larguei o estudo da harmonia a uns 3 anos.

John Andrade
    Veterano
    # out/03
    · votar

Dodecafonismo é nada mais do que uma escala cheia de enarmonias, como se fossem 2 hexafônicas sobrepostas.
    tipo se vc está em G, vc usaria
    G, A, B, C#, D#, F, G... em sguida vc usaria:
    G#, A#, C, D, E, F#, G#... estão aí 2 hexafônicas sobrepostas, que formam uma ESCALA CROMÁTICA...

Existe alguma estrutura formal bastante rígida pra cromatismo ??? Eu pelo menos não conheço.

vc não tocará como cromatismo, mas pensando, se chega a conclusão que é um cromatismo com notas alvo da HEXAFÔNICA !!!

Vic Wolk
    Veterano
    # out/03
    · votar

Bizarro... entaum, c eu fizer uma musica assim:
    e----------------------------------------------------------
    B----------------------------------------------------------
    G----------------------------------------------------------
    D----------------------------------------------------------
    A----------------------------------------------------------
    E-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-x-x-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-

Eh isso? Pior q fik legal, soh qro ver se alguem consegue cantar.

FNicknich
    Veterano
    # out/04 · Editado por: FNicknich
    · votar

Pessoal! Dodecafonismo é muito mais do que isso tudo.
    Nossa... Procurem pelo Concerto para Piano de Arnold Schöenberg ou Concerto para Violino do mesmo compositor (que foi o criador do sistema). Se não me engano as duas obras são dodecafônicas.

O dodecafonismo deu origem a umas das principais "correntes" composicionais da atualidade, o serialismo.

Dodecafonismo não é liberdade (como nada na música é) e também não tem nada a ver com escala hexatônica. O dodecafonismo consiste de uma série dos 12 sons da escala cromática, em sucessão temporal. Em outras palavras, distribui-se as 12 notas em sequência. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar no fim da série, para recomeçar. A mesma série ordena tanto a(s) melodia(s) como a harmonia. Essa série pode ser transposta, logicamente, invertida e retrogradada. Em outras palavras, vira-se ela de cima para baixo, de trás pra frente, etc. São 4 formas possíveis. Isso dá muito pano pra manga, e é lógico que Schöenberg não contou todos os detalhes da técnica, publicando só o básico. É importante salientar que ninguém vai sair por aí improvisando dodecafonismo, o que é um absurdo. Dodecafonismo é um paradigma composicional, por assim dizer. Assim como a música tonal tem as suas regras rígidas (Dominante, Tônica forever), a música dodecafônica tem também as suas. É outra forma de conceber a construção do discurso musical. Não se pode pensar música dodecafônica como a música tonal, de forma alguma.

Paro por aqui que já escrevi bastante...

anonimo_83
    Veterano
    # out/04
    · votar

John Andrade

eu ia escrever mas acho a a mensagem do
    FNicknich já quebrou suas pernas e deu uma explicaçãozinho de o quanto é rigido o sitema de composição dodecafonico!!!

abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original