O que é e como posso usar as esacalas hexafônica , decafônica e exótica?

    Autor Mensagem
    hvg
    Veterano
    # ago/07


    Desde já, valeu pela ajuda!!!!

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    hvg

    Hexafônica é qualquer escala com 6 sons, mas quase sempre se refere a escala de tons inteiros(que como o nome diz possui apenas intervalos de 1 tom). Na verdade existem apenas 2 escalas de tons inteiros, uma começando em C e a outra em C#(as demais estão contidas nas duas). Essa escala é muito usada em improvisos outside, e também foram muito usadas por compositores do fim do sec XIX (como Debussy, Satie, etc...).

    Escala dodecafônica em si não existe, o que vc pode estar se referindo é as séries dodecafônicas(sequencia de notas em que se baseia uma obra serial), é algo muito complexo para explicar aqui, procure por serialismo e dodecafônismo em sites de busca para mais informações.

    Escalas exóticas são todas aquelas distantes do universo da música ocidental(escala árabe, cigana, etc...), claro que o exótico do termo é relativo, uma vez que para um indiano, a escala maior ocidental é que soa exótica...

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    makumbator
    Você fez/faz universidade em música? Será que vale à pena?
    Estou pensando em fazer Música e Física(ou arquitetura).. será que vale a pena esse esforço a mais, considerando que todo mundo que eu conheço só vai fazer um curso?

    Isso se aprende em curso normal de guitarra, sem ser superior?
    Respondam se puder! :)
    Flw!

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    B.Frusciante

    Não cheguei a fazer(fiz superior em outra área, mas pensei em fazer na época)mas fiz curso de extensão em música com professores da UFRJ(não só prática de instrumento, mas outras matérias isoladas também), além disso, leio MUITO sobre música como um todo(teoria, prática, etc...na verdade se vc me der um livro sobre música da ilha de Java do sec V, eu vou querer ler...hehehe), e procuro ouvir todo tipo de intrumento/música/período, nem que for só para conhecer e analisar.
    Acho que a leitura e audição desenfreada foi mais importante que um curso de universidade em si no meu caso. Por outro lado, como tenho muitos amigos que cursam ou cursaram faculdade de música, sei que a maioria deles cresceu mais não na técnica do instrumento(como pode-se pensar que seria o grande diferencial), mas no conhecimento geral e mais profundo da música como um todo, acho que essa é a grande vantagem de um curso de música em universidade. Foi na extensão universitária que me aprofundei na curiosidade e peguei bibliografia para ler(lembre-se que tudo que se ensina em universidade, pode ser aprendido fora dela, pois a informação se encontra disponível, claro que vc só não teria o reconhecimento oficial).
    Mas há faculdades de música em que só se foca a técnica do instrumento, para esses casos, acho totalmente dispensável um curso superior(pode-se ter o mesmo resultado com professor particular). Mas se vc for fazer uma BOA faculdade de música e souber aproveitar, acho que o crescimento como MÚSICO é grande!

    hvg
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pô , esse cara é fera!

    naka.88
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    makumbator
    Cara geralmente é totalmente ao contario.

    Na faculdade a parte teorica é onde a coisa fica complicada , principalmente pra guitarristas que tem a parte de ditado , solfejo e leitura zeradas.

    Minow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    naka.88
    Discordo. Saber as coisas na teoria é muito mais simples do que solfejar ou escrever uma melodia na hora.

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    naka.88

    Na faculdade a parte teorica é onde a coisa fica complicada , principalmente pra guitarristas que tem a parte de ditado , solfejo e leitura zeradas.

    Mas isso é só para os que não estudam música! Quem estuda de verdade não pode estar zerado nessas áreas!!!! Querer entrar em um bom curso de música sem saber nem o básico dessas questões chega a ser pretensão(ou desleixo). Boa leitura após anos de estudo é normal(assim como para uma pessoa bem alfabetizada ler um texto comum), solfejo para quem estuda não é uma dificuldade tão grande(apesar de ser aonde a maioria tropeça), e ditado é moleza...

    naka.88
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Minow
    Não entendi do que voce discorda. Solfejo , ditado são materias teoricas.

    Materias como Harmonia , Contra-ponto não podem ser estudadas com seriedade sem um bom ouvido interno , ou seja um nivel avançado de solfejo.

    makumbator

    Ora... a maioria dos musicos de escolar popular não tem uma base de solfejo. Pegue musicos como Raul de Souza , Michel Leme , Arismar do Espirito Santo, eles são praticamente zerados em solfejo. Voce acha que eles não estudam musica?

    Quando eu digo zerado eu digo saber o basico do basico para entrar.

    Solfejar arpejos , escalas e etc... isso é o basico. Sem isso a pessoa não entra na faculdade , mas isso é longe de ser o ideal. A pessoa tem que ralar muito pra em 3 anos estar solfejando melodias atonais ritmicamente e melodicamente complexas.

    makumbator
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    naka.88

    Voce acha que eles não estudam musica?

    Eles estudam música sim, é claro, mas talvez não naquilo que os habilite a entrar em um curso superior de música, entendeu? Não que o curso por si só torne alguém automaticamente melhor, como muitos casos podem provar...

    Solfejar arpejos , escalas e etc... isso é o basico. Sem isso a pessoa não entra na faculdade , mas isso é longe de ser o ideal. A pessoa tem que ralar muito pra em 3 anos estar solfejando melodias atonais ritmicamente e melodicamente complexas

    Pois então, na verdade só concordamos! O que eu discuto é o cara estudar música há trocentos anos, e mesmo querendo fazer um superior de música no futuro, não estudar os tópicos necessários(que já se sabe que fazem parte do arcabouço dos testes), e depois um mês antes do teste querer solfejar! Porque não estudou antes? A maioria teve anos e anos para isso antes do vestibular!!!!
    Os alunos de música, teatro, artes plásticas, entre outros, são diferentes dos alunos dos cursos "comuns", sempre tem anos de estudo e bagagem(alguns que começam quando crianças com mais de uma década de estudo), diferentemente de um vestibulando de medicina, por exemplo, que não precisa nem saber colocar um band-aid antes de entrar em seu curso.
    É pelo que vc citou do estudo de harmonia e contraponto(entre outros), que se torna necessário estudar o solfejo, para o desenvolvimento do ouvido interno. Não entendo como algo tão importante para um músico(o ouvido interno, da mente) e que pode ser estudado de maneira rotineira e "homeopática" ao longo dos anos pode ser tão desprezada! Tudo para depois o cidadão querer correr atrás em alguns meses de um tópico essencial para a natureza da música.

    Minow
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    naka.88
    Não entendi do que voce discorda. Solfejo , ditado são materias teoricas.

    Não acho não.
    É claro que você precisa de uma base teórica pra isso, mas ninguém consegue solfejar ou escrever uma melodia sem um mínimo de treino.

    Ps: eu faço aula de percepção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é e como posso usar as esacalas hexafônica , decafônica e exótica?