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Intrueland... Veterano |
# ago/07
Galera...
...quais notas de um acorde caracterizam a sua "função"?
isso tá certo????????
...o intervalo "dó / mí" carateriza a função Tonica
...o intervalo "fá / lá" caracteriza a função Sub-dominante
...o intervalo "fá / sí" caracetriza a função Dominante
C7M - *dó; *mí; sol e si - TONICA
Dm7 - ré; *fá; *lá e dó - SUBDOMINANTE
Em7 - mí; sol; sí e ré - ?????????????
F7M - *fá; *lá; dó e mí - SUBDOMINANTE
G7 - sol; *sí; ré e *fá - DOMINANTE
Am7 - lá; *dó; *mí e sol - TONICA
Bm7(b5) - *sí; ré; fá e lá - DOMINANTE
é isso aí....
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Bruh_figura Veterano |
# ago/07
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Cmaj7 = tonica 1 Am7=tonica 2 Fmaj7 = subdominante 1 Dm7 = subdominant 2 G7=Dominante 1 Bm7(b5)=dominante 2 Em7=Neutra
Onde f(x)=I-VI-IV-II-V-VII-III
espero te ajudado...qualquer duvida to aqui... bjus c cuida
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LuizFB Veterano |
# ago/07
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Bruh_figura
Nossa, q parada é essa??? F(x) = função de x??? Isso me lembra a época de 2º grau, hAUhauauaHAuAH!!!
Que eu me lembre, o 3º grau também é considerado tonico fraco!
Até mais!
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Leo_FS Veterano |
# ago/07
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C7M - tonica forte Am7 - Tonica media Em7 - tonica fraca
isso mesmo.
Vou tentar nao confundir e explicar algo que to estudando =]
Bm7(b5) raramente funciona como dominante resolvendo no I grau da maior. Ele eh mais utilizado como II grau da escala Menor fazendo um movimento de segunda cadencial que seria o famoso II _ V --> I
Qualquer duvida pergunta que to estudando isso e eh bom pra mim responder perguntas ou ate ficar sem resposta e ir atras =]
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_FrEd_ Veterano |
# ago/07
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...o intervalo "dó / mí" carateriza a função Tonica
...o intervalo "fá / lá" caracteriza a função Sub-dominante
...o intervalo "fá / sí" caracetriza a função Dominante
Kr, pense nos graus e naum nos intervalos:
Se pegarmos um Dm7(9) teremos: D E F A C
Veja que ae temos o intervalo fa/la e o intervalo dó/mi, e agora qual função vc vai escolher? Pense sempre nos graus assim:
I - Tônica (substituida por III e VI) IV - Subdominante (substituida por II) V - Dominante (substituida por VII)
Essa classificação serve pra escala maior natural e pra algumas menores (harmonica, acho que melodica tb, mas n eh ctz, ja na natural da zebra...
O I IV e V são os principais graus da tensão referida, as substituições sao alternativas de tensão, porem o estudo das funções vai mt alem disso, tem mt mais coisa que eu n vo fikar escrevendo aki, mas isso ae eh o basico pra vc continuar seus estudos
:D
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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VALEU GALERA...
MAS QUE MÉTODO QUE VCS ESTAO ESTUDANDO, QUE LEITURA VCS RECOMENDARIAM..... EU TO LENDO UM TEXTO SOBRE A FUNÇÃO TONAL NA OBRA DE SCHOEMBERG MAS É MUITO COMPLEXO, PRECISAVA ESTUDAR ALGUMA COISA PARA INICIANTE
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naka.88 Veterano |
# ago/07
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Depende do grau de entendimento que voce quer.
Pra resultados imediatos mas um aprendizado sem muito explicar , procure livros de harmonia relacionados com repertorio popular.
Para um entendimento mais forte o livro do Schoenberg é o manual, mas é um livro denso. Não indicaria começar ele sem ter toda a teoria e o ouvido resolvidos.
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Foukez Veterano |
# ago/07
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meu,eu vejo esses topicos eu rezo pra um dia entender,que eu vo me esforça eu vo ... Acho qeu eh que nem informatica pra minha mãe,eu faço tudo rapido,mas pra ela eh tudo uma coisa doida,sabe aquelas coisas que depois que você entende você fala... -nossa,num era um 'bixo de 7 cabeças como pensava' Enfim,ainda tenho muito que aprender...
Abraços
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kairi Veterano |
# ago/07
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Foukez Comigo é a mesma coisa...
Acho que eles estão falando de uma escala harmônica, dizendo quais notas tem suas devidas estruturas/tonalidades numa frase, exibindo exemplos de execução de escalas, ou algo assim...
Se você entender o primeiro post, com certeza entenderá os outros desse tópico.
Abraços.
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