Autor |
Mensagem |
rsp_guitar Veterano |
# ago/07
OLá, este é um exercício de escala que une digitações do sistema caged onde é mais fácil fazê-lo, ou seja, onde não é preciso abertura de nenhum dedo da mão esquerda.Por isso, onde houver quatro notas em uma única corda, repitam o dedo 1 da mão esquerda.
Eu bolei esse estudo para me ajudar a visualizar melhor duas digitações de um mesmo tom e para aprender a "andar" mais pelo braço da guitarra. Espero que seja útil a alguém.
Os exemplos estão em Sol maior:
e------------------------------------5-7-8-------------
B------------------------------5-7-8-------------------
G------------------------4-5-7-------------------------
D----------------2-4-5-7-------------------------------
A----------2-3-5---------------------------------------
E----2-3-5---------------------------------------------
e------------------------------------7-8-10------------
B-----------------------------7-8-10-------------------
G-------------------------7-9--------------------------
D------------------7-9-10------------------------------
A---------5-7-9-10-------------------------------------
E---5-7-8----------------------------------------------
e---------------------------------------------10-12----
B------------------------------------10-12-13----------
G----------------------------9-11-12-------------------
D------------------7-9-10-12---------------------------
A-----------7-9-10-------------------------------------
E----7-8-10--------------------------------------------
e----------------------------------------------12-14-15
B-------------------------------------12-13-15---------
G--------------------------9-11-12-14------------------
D------------------9-10-12-----------------------------
A----------9-10-12-------------------------------------
E----10-12---------------------------------------------
e-------------------------------------------------14-15-17-
B-------------------------------------------15-17------
G----------------------------------14-16-17------------
D----------------------12-14-16-17---------------------
A-------------12-14-15---------------------------------
E----12-14-15------------------------------------------
|
rsp_guitar Veterano |
# ago/07
· votar
É, acho que ninguém gostou...
|
NerdKiller Veterano |
# ago/07
· votar
rapaz. eu achei bacana apesar de nao ter entendido mto bem mas sabe o que acontece?
A maioria dos iniciantes esta catando topicos do tipo SUPER PALHETADA , COMO TOCAR RAPIDO, COMO COMER AS GOSTOSAS DA MINHA RUA TOCANDO SWEET CHILD O MINE NO VIOLAO DO MEU PAI, COMO SER TOP 1 MTV EM DUAS SEMANAS...
coisas desse tipo... por isso que os topicos que realmente valem a pena como o seu ficam esquecidos. Valeu por compartilhar seu estudo com a gente cara!
Um abraço!
|
rsp_guitar Veterano |
# ago/07
· votar
NerdKiller
Valeu. Parece que o que faz sucesso nesse fórum são os tópicos relacionados a sátiras e paródias com artistas, os que as pessoas abrem pra mostrar equipamento novo ou para avaliar timbre, solo, etc.
O pessoal não se liga em ajudar uns aos outros, principalmente a galera mais iniciante que tá precisando de uma força. Mas parece que nem eles estão interessados...
|
garrafa Veterano |
# ago/07
· votar
rsp_guitar
legal cara mas como q eu faço isso nas outras escalas???
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
rsp_guitar
Legal. Isso facilita bastante pra distribuir as escalas no braço.
Tomei a liberdade de editar e separar uma tab da outra, pra facilitar a visualização.
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
garrafa
Aí envolve a teoria, onde você "transporta a tonalidade".
O exemplo que ele postou está em G. Se você quer tocar em A, mova o desenho 2 casas acima. Se quer tocar em F, mova o desenho 2 casas abaixo. Isso também se aplica aos acordes, arpejos...
|
garrafa Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
entendi vlw...
|
rsp_guitar Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci Valeu. garrafa Brother, pelo visto vc é mais iniciante do que eu, então seria mais apropriado ir na busca e procurar explicações sobre o sistema CAGED e suas 5 digitações mais básicas. Esse exercício usa duas digitações ao mesmo tempo. Observe. Vou colocar as duas primeiras separadamente e vou repetir o exercício proposto pra vc sacar a diferença:
A primeira
e--------------------------------2-3-5----------------- B----------------------------3-5----------------------- G----------------------2-4-5--------------------------- D----------------2-4-5--------------------------------- A----------2-3-5--------------------------------------- E----2-3-5---------------------------------------------
A segunda
e-------------------------------5-7-8------------------ B-------------------------5-7-8------------------------ G-------------------4-5-7------------------------------ D-------------4-5-7------------------------------------ A---------5-7------------------------------------------ E---5-7-8----------------------------------------------
O que eu proponho é uma conjugação das duas. Assim:
e------------------------------------5-7-8------------- B------------------------------5-7-8------------------- G------------------------4-5-7------------------------- D----------------2-4-5-7------------------------------- A----------2-3-5--------------------------------------- E----2-3-5---------------------------------------------
Entendeu? Agora pra vc aprender a mudar de tom tem que aprender a ver a escala pela nota tônica, aquela que dá nome a escala. Se a nota do outro tom em que vc quer improvisar estiver na mesma corda, então é só vc usar o mesmo desenho sobre essa nota. Eu sei que tá confuso, vou dar um exemplo:
e--------------------------------2-3-5----------------- B----------------------------3-5----------------------- G----------------------2-4-5--------------------------- D----------------2-4-5--------------------------------- A----------2-3-5--------------------------------------- E----2-3-5---------------------------------------------
Está escala está em sol maior e a primeira nota sol que aparece está na casa tres da corda seis. Se vc quiser improvisar em lá maior por exemplo. É só vc usar o mesmo desenho de forma que seu dedo 2, que aperta a nota sol, aperte então a nota lá. Assim:
e--------------------------------4-5-7----------------- B----------------------------5-7----------------------- G----------------------4-6-7--------------------------- D----------------4-6-7--------------------------------- A----------4-5-7--------------------------------------- E----4-5-7---------------------------------------------
Viu? usei o mesmo desenho em uma região diferente. O mesmo se pode fazer com o estudo que eu propus acima. Guarda esse exercício pra depois e procure decorar primeiro as cinco digitações básicas baseando-se na nota tônica que vc vai se dar bem.
|
garrafa Veterano |
# ago/07
· votar
rsp_guitar vlw
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
Tem um outro negócio interessante: Andar pelo ciclo das quintas ( C G D A E e por aí vai... ) mas sem mudar a região no braço. Muita gente só pensa em usar o braço todo, seja fazendo as 5 formas de pentatônica ou as 5 formas de diatônica ( o CAGED ). Mas é legal também mudar de escala sem ter que andar no braço. Nunca parei para treinar, mas vou tentar passar para cá. Começa em Dó:
e------------------------------------7-8-10--- B-------------------------------8-10---------- G------------------------7-9-10--------------- D-----------------7-9-10---------------------- A----------7-8-10----------------------------- E---7-8-10------------------------------------
Depois, direto, sem parar, segue em Sol ( a única coisa que muda é o Fá, que passa a ser Fá# ):
e-----------------------------------7-8-10--- B----------------------------7-8-10---------- G------------------------7-9----------------- D-----------------7-9-10--------------------- A----------7-9-10---------------------------- E---7-8-10-----------------------------------
Depois segue com Ré ( muda o Dó, que passa a ser Dó# ):
e----------------------------------7-9-10--- B---------------------------7-9-10---------- G---------------------6-7-9----------------- D-----------------7-9----------------------- A----------7-9-10--------------------------- E---7-9-10----------------------------------
E por aí vai, sempre colocando mais uma alteração na armadura de clave. Quando chegar no Si, é o mesmo formato que a escala de Dó que você faz no começo, mas uma casa atrás. Quando for seguir depois do Si para o Fá#, vai ser a mesma mudança que do Dó para Sol, só que tudo feito uma casa antes...
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/07
· votar
Boa tarde!!!
rsp_guitar Cara, parabéns pela iniciativa, mas não meça o sucesso de seu tópico com a quantidade de post's que ele vai receber, afinal vc frequenta o fórum e sabe que a maioria dos post não tem seriedade. O importante é que vc saiba que ajudará muita gente, mesmo que estas não se manifestem. Valeu!!!
|
old steel Veterano |
# ago/07
· votar
O CAGED é o pulo do gato.
|
jtz Veterano |
# ago/07
· votar
alguém podia me explicar brevemente o que seria o CAGED ?
uma vez li num tópico que seria transpor os acordes abertos (C, A, G, E, D) sem as cordas soltas para outras regiões do braço
seria isto mesmo ?
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
jtz
O sistema Caged se utiliza dos desenhos dos acordes C, A, G, E e D montados na primeira região do braço. Mas isso não quer dizer que sejam "acorde abertos". Acordes abertos e fechados é um outro assunto e não tem nada a ver com cordas soltas ou se é feito no primeiro ou no décimo traste. Depende da ordem das notas que compõe o acorde.
Os acordes fechados são formados por uma nota fundamental (tônica), 3a (terça) e 5a (quinta) e suas inversões:
T, 3, 5 - posição básica 3, 5, T - primeira inversão 5, T, 3 - segunda inversão
As tríades fechadas estão sempre no sentido horário e nunca ultrapassam uma oitava.
Já as tríades abertas são as demais possibilidades. Por exemplo: T, 5, T, 3
Dó maior (tríade aberta) | Dó maior (tríade fechada)
e-------------------------|--------------------------- B---3- = terça maior -----|---1- = oitava ------------ G---5- = oitava justa ----|---0- = quinta justa ------ D---5- = quinta justa ----|---2- = terça maior ------- A---3- = tônica ----------|---3- = tônica ------------ E-------------------------|---------------------------
|