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eduardoaihara Veterano |
# ago/07
E ae galera...
Bom eu vou direto ao assunto.
Eu tava tendo aulas as uns 2 ou 3 meses mas agora não to podendo pagar, e acho que vou demorar pra conseguir pagar, então como eu não queria ficar tanto tempo parado sem estudar, queria saber o que estudar entre Teoria e Técnica se possível estudar bastante coisa.
O que eu poderia começar a estudar de teoria ? (Lembrando que eu não sei muita coisa)
Se vocês puderem ajudar fico muito agradecido.
Se possível também apenas separar a Teoria da Técnica.
Bom acho que é isso, MUITO GRATO
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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brother, onde vc mora?
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emaniox Veterano |
# ago/07
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Aprenda sobre triades e formação de acordes. É um começo, pelo menos...
Eu também n sei muito sobre teoria. Mas sobre técnica (mecanica) sugiro treinar:
- exercicios sobre a escala cromatica
- puxando a teoria junto com a técnica, veja sobre concatenação de triades e formação de arpejos.
Pega o estudo n. 2 par violão do vila lobos, é um mega estudo de arpejos muito bom. Toque ele e entenda porque os arpejos são daquele jeito. Isto une a técnica e a teoria. Flw.
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Edu Hendrix Veterano |
# ago/07
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Pra começar,seria legal vc aprender intervalos.
Depois é só vc pegar harmonia.
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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mas vc ja estudou até onde, ja estudou os modos?
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eduardoaihara Veterano |
# ago/07
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Intrueland...
Moro em São bernardo do campo, mas o que, que tem a ver ?
Por enquanto ele me passo até a escala pentatonica
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eduardoaihara Veterano |
# ago/07
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Tipo sei os acorde Maiores e Menores, mas não sei como são formados...exercicios de cromatismo...e a pentatonica
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fgr Veterano |
# ago/07
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Amir Chediak, procure por esse nome.
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Rodrigues Veterano |
# ago/07
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Cara não sei se vai ajudar em muita coisa não mas dá uma olhada nestes links ai.
http://guitarx.com.br/
http://guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/paginas_titulos/basic o.htm
http://guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/paginas_titulos/tecni cas.htm
http://guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/paginas_titulos/volum e.htm
Tem muita coisa boa nesse site, espero ter ajudado um pouco
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Jeff.gomes Veterano |
# jul/12
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e ai galera... só para nao criar outro trópico... ver se a galera me ajuda por aqui...
É o seguinte, toco alguns tempo uns 30 meses... e nunca fiz aulas, mas estudei sozinho sempre.... Vou fazer uns três meses de aulas, para tirar duvidas e para ter noção para prosseguir estudando sozinho.
Estudei acordes. Maiores, menores, com baixo invertido, com nota acrescentada e etc...
Escalas: Pentatonica, penta-blues, e escala maior natural....
Alem de revisar estes conteudos com o professor queria um roteiro de estudo... tipo estudar tal escala, depois tal e tal.. e assim indo... No caso as escalas mais importantes para tocar, rock, pop, funky, fusion, blackmusic, blues e jazz.
como vou fazer umas 12 aulas, ele vai me passar o conteudo para estudar sozinho e nas aulas vai somente tirar duvidas, acredtito que 6 a 10 escalas estaria de bom tamanho.
exemplo: 1° Escala pentatonica e penta-blues 2° Escala maiores 3° Escala penta7 e etc.... abraço.
Harmonia e materia importantes tbm.
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RastafariPai Veterano |
# ago/13
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outras duvidas, qual a importancia de saber de cor o mapa da escala.
E Segunda aumentada e Terça menor, é a mesma coisa?
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LeandroP Moderador |
# ago/13 · Editado por: LeandroP
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RastafariPai
Como assim "mapa da escala"?
Segunda aumentada e terça menor são intervalos diferentes, porém possuem a mesma distância em números de tons com relação a tônica (um tom e meio).
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Sr. Gasmo Veterano |
# ago/13
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Como assim "mapa da escala"? acho que ele quis dizer os shapes
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RastafariPai Veterano |
# ago/13
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Leandro, tu poderia me explicar qual a diferença delas e no que se aplicam? Se não for abuso da minha parte claro. Estou fazendo um ''resumão'' pra ficar organizado mas deu problema nesses intervalos.
O mapa da escala eu quis dizer http://files.auladeviolaogratis.webnode.pt/200000000-71f7572f1f/curso- de-violao-guitarra3_notas_1135254033.gif
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Fluxx Veterano |
# ago/13
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Pra mapear o melhor caminho talvez seja explorar varias escalas por toda extensao do braço, sempre sabendo qual é cada nota tocada e utilizando variacao de corda/casa em determinados momentos.
A utilidade é enorme, aprender isso vai te levar a um mundo de improvisacoes em diferentes escalas, transposicoes, solos, leitura, etc.
Um exercício pra começar a ajudar nessa parada que utilizei muito foi tocar escalas maiores com 3 casas por corda e ia descendo e subindo. Também ajudava na palhetada e dava pra modificar percurso. Exemplo: comece com a escala de dó maior, tocado tres notas por corda a partir da mizona e vai descendo. Ou seja, na primeira corda: fa sol la, na segunda (A): si do re, na terceira (D): mi fa sol. E por ai vai. Depois que completar esse (mizona para a mizinha e de volta para a mizona), recomece o exercicio só que a partir do sol na primeira corda: sol la si, na segunda: do re mi, na terceira: fa do sol, e por aí vai.
Quando estiver acostumado com o exercicio por toda a extensao do braço, repita ele trocando a escala para sol maior, onde a variaçao é que o fá é sustenido, assim voce vai ter que identificar bastante onde há o fá.
Depois da escala de sol, vá para a de ré maior, onde o fá e o dó sao sustenidos. Pra mudar o ritmo e botar a cabeca pra sair do mecanico, pule para a escala de fá maior, onde a variaçao pra dó maior é que há o si bemol.
Use essa imagem que mandou como referencia, caso esteja bem perdido.
Há outros exercícios, mas esse foi um dos que mais me ajudou quando precisei mapear o braço.
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Drinho Veterano |
# ago/13 · Editado por: Drinho
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outras duvidas, qual a importancia de saber de cor o mapa da escala.
não há necessidade de decorar posição de escala no braço, inclusive eu recomendo que você nem aprenda desta forma, eu aprendi desta forma por decoreba de shape e até hoje isso me prende muito, tanto que procuro hoje fugir disso até de forma forçada para obter mais liberdade no improviso, sai outside (cagada) pra caramba as vezes, mas prefiro que seja assim.... estude qualquer assunto como fórmula de intervalos e acostume seu ouvido a identificar características sonoras desses caras e não como mera digitação.... faz uma diferença e tanto. o melhor amigo é o ouvido, você sabe que esta tocando em uma pentatônica, mas você nao está pensando nos termos de qual escala voce esta tocando mas sim nas sensações que você tem baseado em uma melodia que voce ouve na sua cabeça antes de tocar, acho que musicalmente falando o resultado é bem mais satisfatório além de soar muito mais humano...
E Segunda aumentada e Terça menor, é a mesma coisa? sim e não....
estes intervalos estão no mesmo lugar, porém representam coisas diferentes...
deixa de ser preguiçoso e vá ler!
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RastafariPai Veterano |
# ago/13
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Fluxx, muito agradecido cara, entendi, vou começar fazer isso.
O problema dá duvida entre os intervalos é que justamente, eu estava lendo sobre isso e o cara disse que é a mesma coisa, eu pesquisei e não é exatamente a mesma coisa, fiquei confuso.. obrigado pela resposta
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Fluxx Veterano |
# ago/13
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resumindo e falando de forma um pouco tosca, a diferença entre uma segunda aumentada e uma terça menor se referem ao preenchimento de um campo harmonico.
A melodia, seja a voz principal da musica ou em uma improvisacao, tem a funcao de preencher o campo harmonico, normalmente formado pelos acordes, em geral.
uma escala a ser tocada faz justamente o papel de notas para esse preenchimento e é comum identificar possiveis escalas dentro da harmonia.
raramente ou quase nunca mesmo em uma mesma escala voce vai encontrar uma segunda aumentada e uma terca menor, logo, não haverá conflito de estarem em uma mesma posicao.
uma brincadeira que da pra fazer de identificacao do preenchento é tocar uma sequencia de acordes como: C7+, Dm7, Am7 enquanto sola improvisando na escala de Dó maior.
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LeandroP Moderador |
# ago/13 · Editado por: LeandroP
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RastafariPai Leandro, tu poderia me explicar qual a diferença delas e no que se aplicam? Se não for abuso da minha parte claro. Estou fazendo um ''resumão'' pra ficar organizado mas deu problema nesses intervalos.
O intervalo de segunda aumentada não faz parte de escalas menores, visto que ocuparia o mesmo espaço da terça menor da escala.
Ele tem origem nas "escalas alteradas", que é uma categoria de escala dominante com alguns dos seus graus alterados, dentre eles o intervalo de segunda (segunda menor e segunda aumentada).
Uma aplicação prática deste intervalo está nos acordes desta categoria de "dominantes alterados". Toque, por exemplo, o acorde E7(#9) e veja que a segunda aumentada de forma composta (uma oitava acima) está presente na sua formação. A nota "Fá dobrado sustenido" (F##) corresponde a este intervalo de segunda aumentada em relação a nota Mi.
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RastafariPai Veterano |
# ago/13
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Obrigado pelo esclarecimento, não sei se foi difícil pra vocês começar a aprender isso como ta sendo pra mim haueha.. muito obrigado
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Filippo14 Veterano |
# ago/13
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RastafariPai Segunda aumentada e ter;a maior enarmonicamente eh a mesma coisa, contudo quando vc olha uma escala no geral ela tem outra terca, que seria a maior. Pela segunda aumentada estar na posicao da segunda ela nao compoe o acorde que eh justamente sobreposicao de tercas, contudo pensando na menor harmonica vc pode fazer isso, criando inclusive diversos acordes menores e diminutos em locais que eram maiores e tal. Cara pelo seu outro topico acredito que vc esteja vendo agora intervalos. Pensando como NOTAS, segunda aumentada e terca menor serao as mesmas notas. Pensando como intervalos, trate-os inicialmente como coisas completamente diferentes. Vc soh vai ver uma segunda aumentada na menor harmonica e melodica, entao esqueca dele por enquanto, quando vc for estuda-las ai vc ja vai ter o conhecimento e experiencia de criar associacoes que te possibilitem entender de vez como funciona enarmonia e afins. Bons estudos. Estamos ai qualquer coisa.
Abraco
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